A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol 3 Análise conjuntural de cenários de gestão do conhecimento

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5
Blocos econômicos são grupos de países que buscam , por acordos mútuos entre os membros, a maior integração econômica, frequentemente da mesma região ou geograficamente muito próximos. A vantagem desse tipo de acordo é que ele envolve um número menor de países contando com interesses complementares, tornando mais fácil costurar os acordos. Ele também evita entraves em negociações gerais como a Rodada de Doha. A formatação dos blocos econômicos pode ser enquadrada na de duas formas. Com base nesse contexto faça a correlação entre as colunas A  (tipo de formatação de blocos econômico) e a coluna B ( descrição) abaixo e escolha a alternativa correta:
	Coluna A
	Coluna B
	A.    Áreas de livre comércio –
	( ) Consiste em os países-membros deixarem de produzir certos bens na medida em que podem adquiri-los, com menores custos, com os outros países-membros do acordo, Isso era algo antes impensado  devido ao elevado protecionismo sobre esses setores para evitar a entrada de produtos do resto do mundo.
 
	B.    União aduaneira –
	(  ) Segue uma lógica semelhante a da área de livre comércio, mas com a diferença de obrigar os países participantes a adotarem uma tarifa externa comum para os produtos importados do resto do mundo.
 
	C.   Criação de comércio –
	(  ) Consiste na autorização de bens de cada país participante do acordo para que sejam trocados, contanto que estejam discriminados no acordo livremente. Devem ser fixadas tarifas diferentes segundo os seus interesses com os demais países.
 
	D.   Desvio de comércio –
 
	( ) Consiste na substituição de importações  de fora dos membros da  zona a custo mais baixo por importações dos países-membros a custo mais altos. Isso pode ocorrer se um ou mais membros aceitam elevar a taxação sobre o bem em resposta à solicitação de outros países-membros produtores desse bem e não tão competitivos como os bens feitos fora do bloco.
	
	A
	a) A,B,C,D.
	
	B
	b) D,C,B,A.
	
	C
	c) C,B,A,D.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta.
Áreas de livre comércio – Consiste na autorização de bens de cada país participante do acordo para que sejam trocados, contanto que estejam discriminados no acordo livremente. Devem ser fixadas tarifas diferentes segundo os seus interesses com os demais países.
União aduaneira – Segue uma lógica semelhante a da área de livre comércio, mas com a diferença de obrigar os países participantes a adotarem uma tarifa externa comum para os produtos importados do resto do mundo.
Criação de comércio – Consiste em os países-membros deixarem de produzir certos bens na medida em que podem adquiri-los, com menores custos, com os outros países-membros do acordo, Isso era algo antes impensado  devido ao elevado protecionismo sobre esses setores para evitar a entrada de produtos do resto do mundo.
Desvio de comércio – consiste na substituição de importações  de fora dos membros da  zona a custo mais baixo por importações dos países-membros a custo mais altos. Isso pode ocorrer se um ou mais membros aceitam elevar a taxação sobre o bem em resposta à solicitação de outros países-membros produtores desse bem e não tão competitivos como os bens feitos fora do bloco.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010. p.121-124
	
	D
	d) B,A,D,C.
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
Hansen, Nohria e Tierney afirmavam que a Gestão do Conhecimento sempre existiu dentro de uma organização, pois proprietários de negócios familiares preocupavam-se e compartilhar seus saberes comercial entre seus membros. Para os referidos autores, a inovação consiste apenas na prática “consciente” da Gestão do Conhecimento.
O interesse pela Gestão do Conhecimento tem gerado grande quantidade de trabalhos científicos e práticos em diferentes áreas do conhecimento. Alvarenga Neto classificou esses trabalhos em cinco grandes blocos.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 127-129
Considerando o texto acima e os blocos de conhecimentos classificados por Alvarenga, analise as afirmativas a seguir:
I. O primeiro bloco de trabalho está alinhado à gestão da informação e à ciência da informação, e o segundo bloco abrange trabalhos sobre gestão de recursos e talentos humanos.
II. Os quatro primeiros blocos não consideram estudos e conhecimentos como base para sua construção.
III. Entre os blocos, um tem foco na contabilidade e na área financeira e outro relaciona-se com os estudos em inteligência empresarial.
IV. Um dos blocos, na classificação de Alvarenga, envolve os estudos direcionados para a criação de conhecimento e gestão da inovação.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) II e III, apenas.
	
	B
	b) ( ) I, II e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) I e IV, apenas.
	
	D
	d) ( ) I, III e IV, apenas. 
Você acertou!
A alternativa D está correta, pois a segunda afirmativa contraria um dos pontos principais dos blocos, que é o uso de estudos e conhecimentos para a construção de trabalhos científicos e práticos.
As demais afirmativas (I, III e IV) apresentam descrições dos cinco blocos de trabalhos e estudos, classificados por Alvarenga.
 
	
	E
	e) ( ) II e IV, apenas.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
O nível de análise diz respeito ao agente específico da Aprendizagem Organizacional.
Iniciando os níveis, tem-se a unidade de análise relativa ao indivíduo, onde o foco é direcionado à aprendizagem individual realizada no contexto organizacional. Na unidade de análise seguinte, o agente da aprendizagem é o grupo no contexto organizacional. Além de construir o link entre aprendizagem individual e organizacional, os grupos configuram-se no sistema social interveniente, no qual ocorre o compartilhamento, a aprendizagem o comportamento organizacional.
 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 123-125
De acordo com os conteúdos abordados, o terceiro nível de análise reconhece a necessidade da aprendizagem individual e de grupo com fundamental à Aprendizagem Organizacional, com foco...
	
	A
	a) ( ) centrado apenas no indivíduo.
	
	B
	b) ( ) dividido entre o indivíduo e o setor externo.
	
	C
	c) ( ) centrado na organização. 
Você acertou!
A alternativa C está correta, pois as demais alternativas não consideram as características dos níveis de análise realizados. No terceiro nível de análise, o foco é centrado na organização. Os estudos no nível de análise organizacional reconhecem a necessidade da aprendizagem individual e de grupos como fundamental à Aprendizagem Organizacional.
	
	D
	d) ( ) que desconsidera o indivíduo.
	
	E
	e) ( ) centrado apenas nos interesses da organização.
Questão 4/5
Blocos econômicos são grupos de países que buscam, por acordos mútuos entre os membros, a maior integração econômica, frequentemente da mesma região ou geograficamente muito próximos. A vantagem desse tipo de acordo é que ele envolve um número menor de países contando com interesses complementares, tornando mais fácil costurar os acordos. Ele também evita entraves em negociações gerais como a Rodada de Doha. A formatação dos blocos econômicos pode ser enquadrada na de duas formas.  Com base nesse contexto escolha a alternativa,  correspondente ao tipo de bloco econômico descrito abaixo:
“Segue uma lógica semelhante a da área de livre comércio, mas com a diferença de obrigar os países participantes a adotarem uma tarifa externa comum para os produtos importados do resto do mundo.”
	
	A
	Áreas de livre comércio
	
	B
	União aduaneira
Você acertou!
Esta é a alternativa correta.
Áreas de livre comércio – Consiste na autorização de bens de cada país participante do acordo para que sejam trocados, contanto que estejam discriminados no acordo livremente. Devem ser fixadas tarifas