Buscar

resumo penal 2bim.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DA APLICAÇÃO DA PENA -68
O CP brasileiro adotou o sistema trifásico na fixação da pena teoria defendida por Nelson Hungria.
A pena base será fixada atendendo os critérios do artigo 59, considerando primeiramente as circunstancias judiciais, em seguida as circunstancias atenuantes e agravantes e por ultimo as causas de aumento e diminuição de pena. As qualificadoras devem ser consideradas antes dessas fases, cabendo ao juiz reconhece-las iniciando a 1 fase ja partindo do limite do crime identificado.
1° fase : APLICAÇÃO DAS CIRCUNSTANCIAS JUDICIAIS 
Nesta 1 fase, deverão ser considerados as circunstancias judiciais previstas no art 59. Que são: 
a) : Refere-se ao grau de repocribilidade da conduta, de acordo com as condições pessoais do agente e característica do crime 
b) Antecedentes : Fatos bons ou maus do autor do crime. Fatos importantes a considerar é que apos 5 anos de término de cumprimento de pena, a reconcidencia deixa de existir, passando a ser apenas reconhecimento de maus antecedente. Varias absolvições por faltas de provas e a números inquéritos arquivados também constituem maus antecedentes.
c) Conduta Social: Comportamento do agente em sua vida social (familiar, profissional, etc).
d) Personalidade: Juiz analisa temperamento e caráter do acusado considerando sua periculosidade(cindole, perfil psicológico e moral).
e) Motivos do Crime: Fatores que levaram o agente a cometer o crime. Cido o motivo cometido a qualificadora, causa de aumento ou diminuição de pena ou agravante 
 , não poderá considera acircunstância judicial, a fim de evitar 
o bis in i lem (dupla acusada pela mesma circustancia).
f) Circunstância do Crime: Considera a maior ou menor gravidade do delito em razões do 
 , considerando instrumentos do crime, tempo de duração, forma de abordagem, objeto material, local do crime.
g) Conseqüências do Crime: Refere-se ao grau de intensidade da lição produzida no bem jurídico em decorrência do ato delituoso.
h) Comportamento da Vitima: Se ficar provado que de alguma forma o comportamento da vitima concorreu para o resultado do crime, a pena do agente será abrandada.
Toda essa circunstância servem de fundamento para o juiz fixar a pena base, a pena aplicável (privativa de liberdade ou multa), o regime inicial de cumprimento de pena (se for privativa de liberdade) e também avaliar a possibilidade de substituição da pena privada de liberdade. O 
 e a suspensão condicional do processo serão aplicados somente se a circunstância do art 5r forem favorável ao acusado nesta fase o juiz não poderá ultrapassa o limite legais previsto, nem no mínimo e nem no máximo.
2º Fase - Aplicação das Agravantes e Atenuantes Genéricas.
Após afixação da pena - base, o juiz deverá parar para a 2º fase aplicando possíveis atenuantes ou agravantes genéricas, sendo que as agravantes estão escrita no art. 65 e 66 . O montante do aumento ou diminuição fica a critério do juiz, porém a que mais se utilizar é o aumento de 1/6 da pena para cada agravante reconhecida na sentença. Nesta fase o juiz também não pode fixar a pena abaixo do mínimo ou acima do Maximo legal ( 2315T5).
Agravantes Genéricas em Espécie
Disposto no art.616p, não constituem ou qualificadora do crime).
i) Reincidência: art.63cp considera reincidente aquele que comete novo crime depois do trânsito julgado de sentença que, no País estrangeiro tentar condenação para crime anterior. Após 05 anos do cumprimento da pena, não será mais considerado .
O condenado por crime apenas á pena de multa não exclui a residência. Para prova a reincidência é necessário a certidão judicial da sentença condenatória transitada em julgado. Alem de agravar a pena outro efeitos como:
- Impedimento da pena privativa de liberdade por pena ou multa.
- Impede a conclusão de séries, residência para crime .
- Aumenta o prazo de cumprimento da pena para de livramento condicional.
- Impede a conclusão do livramento condicional por tratar-se de reincidência especifica em crimes hediondos, terrorismo e tortura, trafico de drogas.
- Causas obrigatória de do em condenação para crime doloso e causa fáceis ativas em condenação por crime culposo ou contravenção a pena privada de liberdade ou retroativas de altos, por outra infração praticada durante o período de prova.
- Causa obrigatória de revigorarão condicional se o agente vem a ser condenado a pena privativa de liberdade por crime cometido durante o período de prova.
- Interrompem a prescrição da pretensão executória 
- Aumenta 1/3 o prazo da prescrição pretensão executória.
- a reabilitação quando o agente condenado a pena não seja a de multa.
- Empede o reconhecimento do privilégio nos crimes de furtos, apropriação indébita, estelionato, recepção.
- Obrigação de comprimento de pena em regime inicial mais agravado.
- Impossibilita a transação penal nas infrações de menor 
potencial ofensivo.
- Impede a suspensão condicional do processo .
Se houver perdão judicial (art.120cp) não a reincidência.
Súmula 2415TJ. A reincidência não pode ser condenado como agravante e como circunstância judicial bis in idem)aplicam -se somente a crimes dolosos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes