Buscar

ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Prévia do material em texto

Questão 1/10
O resultado de um teste padrão de Q.I. não chega a avaliar integralmente as capacidades do indivíduo, especialmente do superdotado. Como essa afirmação pode ser explicada?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém a resposta correta.
	
	A
	As questões dos testes de Q.I. foram elaboradas para avaliar as características intelectuais e artísticas em relação a conteúdos escolares que atualmente são muito diferentes daquela época.
	
	B
	Porque os indivíduos que obtêm bons resultados nos testes não conseguem alcançar boas notas nos trabalhos escolares.
	
	C
	Porque, muitas vezes, com um tempo restrito, o avaliador interrompe o indivíduo que está sendo avaliado e a maioria dos indivíduos não consegue terminar as questões.
	
	D
	A inteligência é múltipla e há segmentos que não estão relacionados e não são alvo de análise nos testes padronizados.
Você acertou!
De acordo com a teoria proposta por J. P. Guilford, reconhecido internacionalmente como um dos psicólogos que mais estudou a questão da inteligência, a atuação do indivíduo em testes de inteligência pode ser avaliada por habilidades mentais básicas ou fatores de inteligência. Ele concluiu que a inteligência do indivíduo é ímpar, única e apresenta uma variedade de pontos altos e baixos, em vez de um nível geral de habilidade em todas as áreas (como determina a simples pontuação do QI).
Questão 2/10
Maria Clara é uma criança altamente criativa, curiosa, gosta de investigar e fazer muitas perguntas. Com relação a esse caso hipotético, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém características de pessoas altamente criativas.
I. Irritam-se com a rotina.
II. Preferem ideias complexas.
III. São dependentes e autossuficientes.
IV. Têm sempre muitas ideias.
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e IV
Você acertou!
Uma das características das pessoas altamente criativas é o fato de serem independentes.
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II, III e IV
Questão 3/10
Com relação à pesquisa de Marian Diamond, publicada em 1998 sobre cérebro do aluno com AH/SD, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I - A estrutura cerebral dos indivíduos superdotados dispõe de maior número de células gliais e conexões sinápticas.
II - As experiências em tenra idade podem alterar a estrutura física do cérebro.
III - Estímulo e enriquecimento podem incentivar o crescimento das ramificações dos dendritos.
IV - Os indivíduos superdotados são biologicamente iguais.
Estão corretas somente as proposições:
	
	A
	I, II e III
Você acertou!
Os resultados da investigação da pesquisa de Marian Diamond, publicada em 1998, comprovam que os indivíduos superdotados são biologicamente diferentes.
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, III e IV
Questão 4/10
Para Winner (1998, p. 12), por ser o estudo da superdotação um “tópico sensível, politicamente carregado, com frequência rotulado como elitista e obstinado”, contribuiu para que os mitos e concepções sobre a natureza da superdotação permaneçam até os dias atuais, dificultando a identificação e o devido atendimento educacional. De acordo com essa citação, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	A pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) provém de qualquer população, independente de raça, cultura ou condição socioeconômica.
Você acertou!
São mitos relacionados às pessoas com Altas Habilidades/Superdotação: dizer que provêm de classes socioeconômicas altas; destacam-se em todas as matérias; são resultado de pais muito cuidadosos, exclusivamente.
	
	B
	Não existem alunos com Altas Habilidades/Superdotação em escolas públicas brasileiras.
	
	C
	O aluno com Altas Habilidades/Superdotação é resultado do incentivo da mãe ou do responsável que o educou para ser superdotado.
	
	D
	Todos os alunos com Altas Habilidades/Superdotação destacam-se em todas as matérias. Eles são os alunos “nota dez”.
Questão 5/10
Durante um evento, o palestrante pergunta aos ouvintes:
- "O sujeito nasce e aprende, ou desenvolve altas habilidades/superdotação”?
Para Winner (1998), a superdotação não pode ser inteiramente um produto do nascimento. A partir dessa situação hipotética, qual seria a conclusão da plateia?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém a resposta correta.
	
	A
	Ao nascer, a criança já pode ser identificada como superdotada.
	
	B
	Os fatores genéticos são os únicos responsáveis pela superdotação.
	
	C
	Para que seja superdotada, a criança precisa de instrução adequada com início aos 2 ou 3 anos.
	
	D
	Há forte influência do ambiente para o desenvolvimento da superdotação.
Você acertou!
Das palavras de Winner depreende-se que há, também, forte influência do ambiente para o desenvolvimento da superdotação. Podemos dizer ainda que “o potencial presente, como predisposição e inclinações no plano genético, ou ao nascer, é enormemente influenciado por fatores, condições e variáveis ambientais”, conforme Guenther (2000).
Questão 6/10
As pessoas altamente criativas apresentam características comuns. Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém essas características.
	
	A
	São dependentes e necessitam do apoio constante do professor para a continuidade de suas investigações.
	
	B
	Reagem negativamente a situações novas, estranhas e misteriosas ao seu ambiente.
	
	C
	Preferem ideias simples e pouco complexas.
	
	D
	Apresentam uma forma original de resolver os problemas, propondo muitas vezes soluções inusitadas.
Você acertou!
A primeira proposição é a única característica apresentada comum às pessoas altamente criativas. Dentre outras, destacam-se também: grande curiosidade a respeito de objetos, situações ou eventos, envolvem-se em muitos tipos de atividades exploratórias; possuem habilidade para apresentar alternativas de soluções com flexibilidade de pensamento.
Questão 7/10
Clarice e João são colegas e cursam o quarto ano do ensino fundamental. Clarice sempre sabe as respostas quando questionada pela professora e está muito satisfeita com o seu progresso escolar. João, ao ser indagado pela professora, nem sempre responde imediatamente, mas faz perguntas e questiona as respostas. É extremamente curioso e altamente crítico consigo mesmo e com os outros.
A partir da descrição dos casos hipotéticos acima, pergunta-se: Clarice e João são superdotados?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém a resposta correta.
	
	A
	Sim, ambos são superdotados. Clarice é do tipo escolar e João é do tipo criativo-produtivo.
	
	B
	Não, somente João é superdotado, do tipo intelectual. Ao passo que Clarice é inteligente.
São características do aluno inteligente: sabe as respostas, responde às perguntas; é interessado; satisfeito com sua aprendizagem; absorve informações; é receptivo. São características do aluno superdotado: faz perguntas, questiona as respostas; é extremamente curioso; altamente crítico consigo mesmo e com os outros; manipula informações; é intenso.
	
	C
	Sim, ambos são superdotados. Clarice é do tipo criativo-produtivo e João é do tipo escolar.
	
	D
	Não, ambos são inteligentes.
Questão 8/10
“Meu filho aprendeu a ler com três anos, como isso não é normal para a idade, então ele é superdotado." Há muitos mitos e verdades nas discussões sobre as altas habilidades/superdotação.
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que não é um mito.
	
	A
	Por possuírem instrução privilegiada, as pessoas apresentam altas habilidades, assim superdotação provém de classes socioeconômicas altas.
	
	B
	A criança que apresenta um alto desempenho no teste de QI apresenta altas habilidades em todos os tipos de inteligência propostos por Gardner.
	
	C
	Todo superdotadoé considerado um gênio.
	
	D
	Alunos que apresentam indicadores de altas habilidades/ superdotação devem ser identificados para que, assim, o professor saiba como trabalhar com eles.
Você acertou!
Gênio é o termo reservado para o indivíduo que deixou contribuições originais, extraordinárias e de grande valor à humanidade. Todo gênio é considerado um superdotado, mas nem todos os superdotados podem, algum dia, virem a se tornar gênios. Superdotados provêm de todas as classes socioeconômicas.
Questão 9/10
Ao identificar as habilidades de Sofia, a escola resolveu implementar diferentes práticas educacionais. Uma delas é o enriquecimento curricular e a outra, a aceleração escolar, a fim de atender as especificidades cognitivas de Sofia em sala de aula. Considerando essa hipótese, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém a resposta correta.
	
	A
	O enriquecimento curricular consiste em solicitar ao aluno o desenvolvimento de projetos originais em sua área de interesse e habilidade.
Você acertou!
Enriquecer consiste em promover experiências variadas de estimulação com o objetivo de atingir um desempenho mais expressivo apresentando desafios compatíveis com as habilidades já desenvolvidas pelo aluno.
	
	B
	A prática da aceleração escolar consta em Lei, a nível estadual, em apenas alguns estados brasileiros, o que dificulta a sua implementação.
	
	C
	A prática do enriquecimento curricular refere-se à maior quantidade de exercícios.
	
	D
	Na realidade brasileira, não existem órgãos e serviços de atendimento aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
Questão 10/10
A mãe de Rafael visitou várias escolas para saber onde irá matriculá-lo para cursar o primeiro ano. Ele está com cinco anos e já sabe ler, escrever e falar inglês. Na primeira escola, a direção perguntou à mãe se ele já tinha realizado uma avaliação psicopedagógica para identificar se era superdotado. A mãe responde que não.
Considerando a situação hipotética relatada, é importante identificar as crianças com altas habilidades/superdotação?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém a resposta correta.
	
	A
	Sim, pois a identificação permite que a família possa apresentar seu/sua filho/a à mídia e demais meios de comunicação.
	
	B
	Não, porque não se deve fazer diferença entre os alunos, todos apresentam as mesmas condições de aprendizagem.
	
	C
	Sim, para conhecer suas necessidades específicas e buscar formas de atendimento.
Você acertou!
É importante identificar as crianças com altas habilidades/ superdotação, não como exposição midiática, mas para que o professor busque formas de atendimento especializado, uma vez que nem todos apresentam as mesmas condições de aprendizagem.
	
	D
	Não, porque ainda não há estudos sobre estratégias de atendimento a este alunado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes