Buscar

Provas objetiva Politicas Educacionais (guia de estudo)

Prévia do material em texto

Com base no conteúdo apresentado no livro base da disciplina, no que diz respeito ao FUNDEB analise as assertivas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – ( ) O Fundeb é um dos programas de financiamento da Educação Básica, o entanto, ele foi substituído pelo
FUNDEF, no ano de 2006.
II – ( ) Comparando as duas políticas, é possível afirmar que o alcance do Fundeb foi ampliado, em relação ao que acontecia com o Fundef.
III –( ) O FUNDEB está fundamentado da LDBEN do ano de 1996, mas entrou em vigor apenas no ano de 2006 e temvalidade até o ano de 2020.
Assinale a sequência correta:
D - F – V – V. X
Você acertou!A afirmativa I é FALSA:O Fundeb mantém o mesmo conceito do Fundef, atuando no âmbito de cada estado, com a subvinculação de partes das verbas federais transferidas aos municípios e partes dos recursos estatuais e distrital próprios e transferido aos municípios. Aqueles casos em que os recursos ficam abaixo dos valores mínimos, recebendo complementação do Governo Federal.
 A primeira mudança foi da Vigência: o Fundef foi implementado por dez anos (de 1997 até 2006), enquanto o Fundeb tem a previsão de 14 anos, portanto de 2006 a 2020. (p. 313)
A afirmativa II é VERDADEIRA: O alcance do Fundeb foi ampliado em relação ao Fundef passando a ter a seguinte abrangência de atendimento [...] (p. 313)
A afirmativa III é VERDADEIRA: A primeira mudança foi da Vigência: o Fundef foi implementado por dez anos (de1997 até 2006), enquanto o Fundeb
A respeito do controle de aplicação dos recursos públicos na educação, leia e analise as sentenças a seguir:
I – A utilização dos recursos públicos, sempre que destinada à fins educacionais, é considerada regular.
II – Quando existe a suspeita de irregularidade nos gastos, o ministério público pode ser acionado para investigar o fato.
III – Os governos devem controlar internamente a prestação de contas, mas há, também, controle externo, pelo poder legislativo.
IV – Quando uma das instâncias governamentais comete irregularidades pode ser punida e proibida de estabelecer convênios.
D - II, III e IV apenas.
.
Você acertou!A afirmativa I é equivocada: A utilização de recursos, mesmo que para fins educacionais, pode ser considerada inadequada e irregular e, nesse caso, autoridades e funcionários públicos podem ser penalizados. [...] (p. 296)
A alternativa II é correta: o ministério público também pode ser acionado para investigar gastos irregulares e processar os governantes e funcionários que fizeram uso indevido dos recursos públicos. [...] (p. 297)
A alternativa III é correta: () governos distrital, estaduais e municipais que recebem dinheiro público devem manter um sistema de controle interno com prestações de contas específicas. Geralmente a Controladoria Geral do Município, do Estado e do Distrito Federal são responsáveis por fiscalização e regularização das prestações de contas desses recursos.
O controle externo é realizado pelo poder legislativo (as Câmaras de Vereadores, Câmara Distrital e Assembleias Legislativas) que julgam periodicamente as gastos públicos com base cm pareceres do pelos Tribunais de Contas,[...] (p. 269)
A afirmativa IV é correta: As penalidades para os governos estaduais e prefeituras são: proibição de celebrar convênios e receber recursos do governo federal (e para os municípios também dos
governos estaduais); [...] (p. 297)
Os principais programas do FNDE são  : Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar.  
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escolas próximas à sua residência. CORRETA
A ligação entre o direito à educação escolar e serviço público de caráter democrático terá a legislação como um de seus suportes. Uma vez invocado o poder do Estado como provedor daquele direito, seja para garantir a igualdade de oportunidades, seja para intervir no domínio das desigualdades nascidas da distribuição desigual da riqueza, a lei pode permitir que esse serviço, por formas de controle legal, seja feito pela iniciativa privada.
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, diz respeito às escolas particulares de educação básica, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – (F  ) As escolas particulares, por serem reguladas por legislação cível podem fixar mensalidades sem limites de  teto máximo.
II – (V  ) Toda instituição escolar privada de educação básica deve ser credenciada junto ao sistema estadual ou municipal de educação. VERDADEIRA
III – ( V ) Existe previsão, na legislação, de financiamento público para escolas privadas, desde que elas atendam aos critérios estabelecidos.
Agora assinale a sequência correta:
	
	D
	F – V – V. VERDADEIRA
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: As escolas particulares, como empresas, também estão reguladas por legislações cíveis, tais como: as mensalidades podem ter um teto máximo de reajuste fixado pelo governo federal e podem ser reguladas pelos órgãos de defesa do consumidor; [...] (P. 151)
A afirmativa II é VERDADEIRA: Nesse sentido, as escolas particulares de educação básica devem ser credenciadas no respectivo sistema de ensino (municipal e estadual), no qual devem apresentar as propostas curriculares e pedagógicas, que podem ou não ser aprovadas. [...] (p. 151)
A afirmativa III é VERDADEIRA:
O financiamento de instituições escolares privadas com recursos público foi regulado pela CF de 1988, que determinou que tais recursos só sejam destinados a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, sendo que estas devem atender as seguintes condições: “(a) a comprovação de finalidade não lucrativa e aplicar os seus excedentes financeiros também em educação; (b) assegurar que os seus patrimônios seriam destinados, em caso de extinção da instituição, a escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, ou entidades púb1icas (CF, art. 213; LDBEN, art. 70); e (c) capacidade de autofinanciamento das instituições (LDBEN, art. 7°) — por isso os recursos públicos devem ser apenas complementares e não os efetivos sustentáculos dessas escolas. (P. 152)
As políticas monetaristas ganharam terreno, como se pode ver pelas atitudes permissivas diante do enorme volume de crédito externo e pela introdução de reformas financeiras internas afrouxando as regras relativas às taxas de juro, à composição das carteiras de títulos, aos prazos de vencimento e ao uso dos recursos.
As políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implantadas a partir do ano de 1988.  Sobre tal fato, é correto afirmar que:
	
	D
	Na América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal data do ano de 1989, e ficou conhecida como Consenso de Washington. CORRETA
Na evolução da normatização do sistema de ensino, o Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos “conteúdos mínimos” para “diretrizes curriculares” assim como se deslocasse a iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada. [...] 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, o Conselho Nacional de Educação é composto por representantes nomeados ...
	
	A
	pelo presidente da república. CORRETA
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, aponta para o fato de que a avaliação, na Educação Infantil, não possui objetivo de promoção da criança para o ensino fundamental. 
De acordo com os conteúdos abordados em aula, assinale V para as afirmativasverdadeiras e F para as  falsas: 
I – (F) Segundo a LDBEN os aspectos quantitativos da avaliação devem prevalecer sobre os aspectos qualitativos, nesta etapa de ensino.
II – (V) Conforme a LDBEN essa proposta de avaliação aponta para uma mudança de paradigmas, confrontando questões da cultura escolar.
III – ( V ) O modelo de avaliação proposto na LDBEN alterou positivamente a relação estabelecida entre pais, estudantes e professores.
Agora assinale a sequência correta:
	
	E
	F – V – V.CORRETA
Você acertou! A sentença I é falsa, pois: [...] A LDBEN de 1996, (art. 24, V) explicitamente determina que “os aspectos qualitativos
devem prevalecer sobre os quantitativos” e trata as provas finais como “eventuais”. [...] (p. 171)
A sentença II é verdadeira: [...] Portanto, aponta para uma mudança dc paradigma avaliativo, que entra em confronto
direto com segmentos significativos da cultura escolar. [...] (p. 171)
A sentença III é verdadeira: No entanto, esse paradigma de avaliação aponta para outra direção educacional, em que
os resultados efetivos tem mudado positivamente a relaçao entre professores, familiares e estudantes. (p. 171)
Leia o fragmento de texto a seguir:  
No Brasil  existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação.
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na “educação infantil”?
Assinale a resposta correta:
	
	A
	Na educação infantil os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.
	
	B
	Na educação infantil, para avaliar a criança o professor deve conhecer os critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais.
	
	C
	Na educação infantil a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, onde prevalecem os aspectos quantitativos.
	
	D
	Na educação infantil a avaliação objetiva apenas o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
A avaliação na educação infantil é definida como “acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” (LDBEN, art. 31). A frequência mínima é dc 75% da jornada escolar (LDBEN, art. 24, VI), que também é utilizada como critério de promoção escolar e intrinsecamente vinculada aos processos avaliativos. (p. 171)
O taylorismo foi uma das técnicas de racionalização da gestão do trabalho industrial ao longo do século XIX. A respeito do taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – (  ) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II – (  ) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III – (  ) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a sua divisão do trabalho em micro tarefas.
Assinale a sequência correta:
	
	B
	F – V – F.
Você acertou!A afirmativa I é falsa: O taylorismo se generalizou pelo mundo e passou a impactar as políticas educacionais, pois requeria que os sistemas educativos formassem trabalhadores alfabetizados e adestrados para as tarefas repetitivas[...] (p. 45)
A afirmativa II é verdadeira:
  No final do século XIX, com a implantação de técnicas racionalizadas de gestão do trabalho nas empresas, da qual o taylorismo foi o modelo mais utilizado, passaram a ser exigidos do trabalhador os seguintes pontos:
[...]
ser obediente ao modelo de gestão de pessoal, cumprindo os horários da sua respectiva jornada de trabalho, obedecendo aos seus respectivos supervisores e se adaptando às mudanças de tecnologia; (p. 44)
A afirmativa III é falsa:
O princípio do taylorismo era o de que o trabalhador deveria atuar num posto dc trabalho, realizando   tarefas específicas e repetindo-a o maior número de vezes possível em sua jornada diária de trabalho. Assim, o trabalho foi racionalizado, dividido em micro tarefas assumidas, cada uma, por um trabalhador. (p. 45)
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
Assinale a resposta correta:
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escolas próximas à sua residência.
O ano de 2009 começou produzindo um evento de grande impacto para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que foi a transformação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais (ETFs e EAF5) e Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para muitos profissionais e gestores dessa modalidade da educação, já se convencionou nomear as novas instituições apenas como Institutos Federais. 
 De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base da disciplina, são exemplos de ensino ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia:
	
	E
	ensino médio integrado ao profissional e bacharelados em engenharias.
Você acertou!
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (lfets) foram criados em 2008 e ofertam:
* ensino médio integrado ao profissional;
* cursos superiores de tecnologia; bacharelado em engenharias;
* licenciaturas em ciências da natureza (física, química, matemática e biologia);
* licenciaturas para o magistério de disciplinas de educação profissional e tecnológica. (p. 220)
O universo das diferentes formas de organizar estrururalmente o fenômeno educacional é amplamente explorado pelos especialistas da educação, gerando compreensões que variam de acordo com os embasamentos ou os contextos que os cercam. Fazem parte dessas reflexões as distintas classificações sobre as modalidades de educação formal e não formal, bem como uma terceira categoria, a informal. 
NAKASHATO, Guilherme. A educação não formal como campo de estágio: contribuições para a formação inicial do arte/educador. São Paulo: SESI-SP Editora, 2012. (p. 29) 
Nesse contexto, de acordo com o livro-base da disciplina, são “modalidades” da educação básica, no Brasil:
	
	D
	Educação Profissional, Educação Regular e Educação Indígena.
Você acertou!A educação básica, nessa perspectiva, oferta escolarização nas seguintes modalidades:
Educação regular
Educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (EPNEE), nas formas de atendimento especializado e atendimento em inclusão;
Educação dc Jovens e Adultos (EJA);
Educação Escolar Indígena (EEI);
Educação Profissional e Tecnológica’(EPT);
Educação a Distância (EaD).
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira  (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, a LDB determina que crianças de 6 anos sejam, obrigatoriamente, matriculadas em qual nível de ensino?  Assinale a resposta correta:
	
	B
	Ensino fundamental.
Você acertou!O ensino fundamental possui duração de nove anos, com o ingresso da criança aos seis anos (LDBEN, art. 32). Nessa mesma lei, o ensino fundamental foi organizado com Oito anos, sendo que a ampliação para nove foi instituída pela Lei no 11.114/2005, com a transição ocorrendo entre 2007 c 2010, período em que todas as criançasde seis anos deveriam ser matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental (Lei n° 11.274/20069, sendo, portanto transferidas da educação infantil. (p. 135)
Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola. 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação , define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares? 
Assinale a alternativa correta:
	
	C
	Diretrizes Curriculares Nacionais.
Você acertou!
O estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que definem os conteúdos mínimos e as orientações para a produção dos currículos pelas escolas (LDBEN, art. 90, IV), sendo estas formuladas e aprovadas pelo CNE. (p. 143)
A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira. 
De acordo com o livro-base da disciplina, no ano de 1942 a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...
	
	A
	o curso normal.
Você acertou!
Em 1942, foi efetivada a denominada Reforma Gustavo Capanema, que manteve o curso primário seguido do curso ginasial, mas institui o curso normal, nas modalidades dc clássico e científico. Nessa época, o ensino técnico ganhou uma estrutura própria fundada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mantido com recursos do imposto sindical dos sindicatos patronais. Em 1946, foi a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) instituir o seu sistema nacional de ensino técnico. Além disso, o governo também criou as escolas técnicas federais. (p. 133)
Sendo a Arte um componente curricular obrigatório, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina é possível dizer que a música ...
	
	D
	é ensinada junto com os demais conteúdos da disciplina de Arte.
“A música é conteúdo obrigatório do estudo de Arte, mas não exclusivo” dos currículos, ou seja, não precisa ser considerada com disciplina em separado LDBEN, art. 26, § 40) [...] (p. 182)
O marco da inserção da educação do campo na agenda política e na política educacional pode ser indicado a partir da LDB 9.394/96, ao afirmar em seu artigo 28 a possibilidade de adequação curricular e metodologias apropriadas ao meio rural; flexibilizar a organização escolar, com adequação do calendário escolar.
Com base nos conteúdos e livro-base da disciplina, no que diz respeito aos níveis e modalidades de ensino previstos na LDB, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I.(  ) A educação do campo, segundo a LDB, não se classifica como modalidade de educação.
II.(  ) A educação do campo, nos preceitos da LBD, possuem forma específica de funcionamento.
III.(  ) A educação do campo é uma modalidade distinta, conforme a LDB, de oferta escolar urbana.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	B
	V – V – F.
As afirmativas I e II são verdadeiras, já que:
As escolas no campo possuem uma forma específica de funcionamento, que não constitui uma modalidade determinada (como a educação indígena), mas a torna distinta, em vários aspectos, da oferta escolar urbana.  . (p. 140-141)
Já a afirmativa III é falsa, pois a educação do campo NÃO se configura como nível nem como modalidade de ensino.
O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro. No que diz respeito às funções das prefeituras, nesse contexto, é correto afirmar que:
	
	D
	Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
Você acertou!
Os municípios são obrigados a oferecer a educação infantil e, prioritariamente, o ensino fundamental. [...] (p. 146)
Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista. A rigor, a educação passa a existir para suprir os vácuos do mercado, preparando mão de obra, de preferência barata, para alicerçar a economia.
Teorias como a da “inteligência emocional” e a das “competências” são reflexos da ideologia neoliberal na educação. Sobre essa questão, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – (V) A teoria da inteligência emocional está sustentada nos preceitos das neurociências e é uma variante da teoria que se baseia nos testes de QI.
II – (F) O modelo empresarial americano representa bem a teoria de Goleman sobre a inteligência emocional, que visa o trabalho em equipe e a cooperação.
III –(V) Uma das formas da teoria das competências é a formulação de Jacques Delors, que foi, inclusive incorporada às Diretrizes Curriculares Nacionais.
IV – (V) A teoria das competências acabou por fornecer subsídios para o sistema de avaliação institucional e exames nacionais dos estudantes.
Você acertou! A afirmativa I é VERDADEIRA: A teoria da inteligência emocional está fundamentada cm elementos da neurociência e de algumas inferências a partir das novas descobertas sobre a arquitetura do cérebro. Essas novas pesquisas mostraram que partes do cérebro ativadas cm diferentes situações da vida humana são apresentadas como fragmentos, ou partes com autonomia. Goleman (1995), o formulador da teoria, procurou mostrar que haveria uma “inteligência” ligada ao autocontrole, a sociabilidade e a cooperação que poderia ser aferida por um “quociente de emoção” (QE). É uma variante da teoria “tradicional” de inteligência baseada no conceito de “quociente de inteligência” (QI), pressuposta com base em um único tipo de inteligência: a da lógica formal. (p. 70)
A afirmativa II é FALSA: O modelo que melhor representaria esse novo paradigma seria o empresarial japonês, cujo núcleo ocupacional permanente da empresa é dotado “da capacidade de pensar, de decidir, de ter iniciativa e responsabilidade, de fabricar e consertar, de administrar a produção e de manutenção, inspetor de qualidade e engenheiro” (Hirata, 1994, p. 126). Isso implicaria trabalho em equipe, ausência da demarcação de tarefas nos postos de trabalho, funções individuais, polivalência e rotação de tarefas. Uma proposição radical das mudanças de iniciativa pessoal para o trabalho coletivo seria o necessário (embora não suficiente) para superar as essas implicações. (p. 7071)
A afirmativa III é VERDADEIRA: A formulação pedagógica mais elaborada da teoria das competências foi
apresentada por Jacques Delors, que sistematizou as teorias que concebem a educação como o desenvolver de competências básicas”. [...] A teoria das competências tornou-se “moda pedagógica” na década de 1990, sendo incorporada das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o ensino médio. Também constituiu a base dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino médio, propostos pelo MEC em 1998. (p. 71).
A afirmativa IV é VERDADEIRA: A teoria das competências fornecia um modelo pedagógico que poderia ser aferido de maneira objetiva, em sistemas de avaliação institucional e exames nacionais de estudantes. (P. 72)
Os principais órgãos que respaldam a administração estadual do ensino são as Secretarias de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação, instituídos, estes últimos com a Reforma de 1961. Temos, pois, pouco mais de quarenta anos de autonomia normativa relativa. Mas, é caso de perguntar: até onde os Conselhos têm servido, realmente, à emancipação dos sistemas de ensino regionais? CERVI. 
De acordo com às funções dos Conselhos Escolares Estaduais e Municipais, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeirase F para as afirmativas falsas: 
I – (V) A criação dos CMEs possibilitou aos municípios a constituição de um sistema próprio de ensino, desvinculando-os do sistema estadual de ensino.
II – (F) Cabe ainda ao Conselho Nacional da Educação ordenar e regulamentar todos os sistemas de ensino, nas esferas federal, estadual e municipal.
III – (V) Os conselhos municipais de educação podem instituir subcâmeras de modo a melhor organizar as suas formas de atuação institucional. 
A maioria dos gestores de escolas privadas não enxerga competição entre escola pública e particular. Eles não querem receber alunos só porque não conseguiram vaga nas escolas estaduais ou municipais. Era o que acontecia há 30 ou mesmo há 80 anos, quando a instituição que dirijo surgiu para atender estudantes excluídos da rede pública. 
 As escolas podem ser de diferentes naturezas: públicas ou privadas. As escolas podem ser classificadas em diversos tipos. Nesse contexto, relacione corretamente os tipos de escolas às suas características:
1 – Filantrópicas
2 – Confessionais
3 – Cooperativas
4 – Empresariais
5 – Comunitárias
(3) Escola privada que são mantidas pelos pais dos alunos, que se associam para gerir, em conjunto, a instituição.
(5) Tipo de escola que é mantida pela comunidade, e comumente administrada pela associação de moradores do bairro.
(1) É característica dessa escola ser mantida por empresas ou associações, mas sua atuação não visa fins lucrativos.
(2) Possuem regulação legislativa diferenciada quanto à tributação e costuma ser mantida por instituições religiosas.
(4) Instituições mantidas por proprietários, caracterizados como investidores e que tem o lucro como finalidade.
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina, sobre os princípios e finalidades da Educação, para a EJA, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (F) Embora pensada para os que não tiveram acesso na idade considerada adequada, a legislação para EJA não prevê questões relacionadas ao acesso e permanência na escola.
II. (V) A educação de jovens e adultos é uma modalidade de educação ofertada gratuitamente para todos os que não tiveram acesso à educação escolar na idade apropriada.
III. (V) A LDB determina que a educação de jovens e adultos seja ofertada em modalidades e características que sejam adequadas às necessidades dos estudantes.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro, a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir:
I – A EJA é uma modalidade de ensino destinada à pessoas que não quiseram estudar quando tinham idade apropriada.
II – Existe uma prestação de provas e exames, à qual à EJA é condicionada, e que habilita os estudantes a prosseguir nos estudos.
III – A EJA existe no Brasil desde os primórdios do século XIX, porém, em forma de cursos de tempo reduzido das etapas.
IV – Existe, ainda hoje, a oferta de EJA por instituições particulares que permitem certificação rápida. 
 II e IV apenas.
Você acertou!A afirmativa I é FALSA: sistema educativo brasileiro instituído pela LDBEN de 1996, (art. 37), a EJA foi efetivada como modalidade da educação básica ofertada para “aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. A partir dc 2006, em função da expansão da educação profissional técnica, a lei foi modificada para determinar que a EJA tenha oferta “preferencialmente, com a educação profissional” (LDBEN, art. 37, § 3°). (p. 225)
A afirmativa II é VERDADEIRA: A certificação da EJA é condicionada a prestação de exames supletivos, formulados a partir base nacional comum do currículo, que habilitam os estudantes aprovados a prosseguir os estudos cm outras etapas da educação básica e na superior [...] (p. 225)
A afirmativa III é FALSA: A EJA surgiu no Brasil na primeira metade do século XX, como expressão de movimentos sociais que se dedicavam a escolarizar a grande massa populacional excluída do sistema oficial. Quando a modalidade foi incorpora sistema oficial, foi na forma de ensino supletivo, durante o Regime Militar. Na prática, representava cursos com extensão reduzida das etapas escolares regulares. (p. 226)
A afirmativa IV é VERDADEIRA: Essa dubiedade continua existindo na EJA, pois ao mesmo tempo em que existem escolas particulares especializadas nessa modalidade, que oferecem formas de titulação rápida, as redes municipais e estaduais ofertam esses cursos, geralmente em períodos noturnos. [...] (p. 226)
De acordo com o livro base da disciplina, o Projovem foi criado no ano 2005 para atender aos jovens entre 18 e 24 anos que não possuíam emprego com carteira assinada e nem o ensino médio concluído. A respeito desse programa, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – ( ) Um dos objetivos do Projovem é a qualificação profissional, de forma que o jovem tenha condições de adentrar ao
mercado de trabalho.
II – ( ) No ano de 2007, durante o governo Lula, a faixa etária do Projovem foi reduzida, passando a ser destinado à
jovens entre 18 e 21 anos.
III –( ) Existe também o Projovem Campo, que visa oferecer a modalidade EJA, com currículo diferenciado, destinado aos jovens no campo.
C V – F – V.
Você acertou! A afirmativa I é VERDADEIRA: O objetivo fixado pelo Projovem foio de reintegrar parte da população jovem que estava fora da escola. Isso é feito com base em ações como:
ofertar a modalidade de EJA de forma diferenciada com foco em públicos específicos;
promover a qualificação profissional como forma de garantir condições mínimas de inserção no mercado de trabalho nas áreas urbanas; (p. 229)
A afirmativa II é FALSA: Em 2007, o governo Lula divulgou a segunda fase do Projovem, denominado Novo Projovem, voltado à população de 15 e 29 anos, havendo, então, a ampliação da faixa etária. No campo, dependendo da disponibilidade de vagas, pode ser estendido a pessoas com até 35 anos. [...] (p. 228)
A afirmativa III é VERDADEIRA: A escolarização de jovens no campo é historicamente um problema. O Projovem Campo oferece a modalidade de EJA, inovando a em alguns aspectos importantes ao incluir entre os programas de estudos a “agricultura familiar e a sustentabilidade”, [...] (p. 230)
Cada vez mais, as grandes discussões na área da educação levantam a questão a respeito da participação dos pais como elemento norteador para a organização escolar.
 Considerando o texto acima, a participação dos pais na escola é fundamental, nesse contexto, leia as sentenças a seguir, analisando-as: 
I –(V) A escola deve levar em conta o direito que os pais possuem de influenciar sobre o ensino que seus filhos recebem.
II –(V) Integrar a escola e a família é determinante para o sucesso pedagógico.
III –(V) Grandes decisões de caráter pedagógico, financeiro e administrativos devem ser definidas com a participação da família.
IV –(F) Os pais que participam da escolha da equipe diretiva, possuem mais direitos que aqueles pais ausentes
Alguns diretores e, até mesmo a própria equipe pedagógica, entendem a participação dos pais como forma de fiscalização ou intromissão ao trabalho dos profissionais da educação.
Considerando a relação comunidade-escola, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I – Promover melhor convívio entre escola e comunidade.
II – Melhorar a relação entre funcionários e comunidade.
III – Promover a integração entre as escolas.
IV – Limitar o acesso participativo.
É também na sala de aula que a aquisição dos conteúdos acontece. Por isso, políticas públicas de formação e planos de carreira que promovam a valorização dos professores são pressupostos essenciais para a melhoria da educação nacional. 
Considerando o texto acima, para que o professor consiga um bom desempenho profissional, alguns elementos são necessários. Leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I – A formação inicial deve estarvinculada às iniciativas de formação continuada.
II – A remuneração deve garantir e permitir ao profissional ascensão, especialmente intelectual.
III – A qualidade do desempenho está vinculada ao comportamento ético, político e responsável.
IV – Seguir constantemente o mesmo método de ensino garante que o professor tenha domínio no conteúdo e qualidade nas aulas.
Os pais servem de balizadores para os encaminhamentos e tornam-se corresponsáveis pelo processo educacional. E a instituição que instiga a comunidade a debater os problemas escolares, só tem a ganhar.
Considerando o texto acima, os pais são sujeitos que influenciam diretamente na qualidade educacional, diante disso, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I – Quando há interação com a comunidade, a escola percebe com mais facilidades as dificuldades e potencialidades do contexto no qual está inserida.
II – Quando a escola convida os pais e a comunidade a participar há uma troca, de responsabilidades e compromissos com a educação.
III – Ainda há um grande desafio por parte da educação, que é abrir espaço para a comunidade contribuir nas decisões da escola.
IV – O direito à participação da comunidade está diretamente ligado ao nível da sua participação, a comunidade só pode cobrar quando há participação.
À medida que as condições sociais exigem e a cultura se enriquece, o sistema escolar desenvolve-se e as fronteiras da organização escolar expandem-se. A estrutura do ensino sofre adaptações, entretanto o modelo da estrutura do ensino apresenta um viés universal e duradouro por trabalhar com as consagradas fases evolutivas humanas — infância, adolescência, juventude e idade adulta — correspondendo à educação infantil, educação básica (fundamental e média) e educação superior.
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB ) de 1996 fixou a divisão dos níveis educacionais em dois: educação básica e superior. Nesse sentido, relacione as etapas de ensino aos seus níveis correspondentes:
1 – Educação Básica R: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio
2 – Educação Superior R: Pós-Graduação; Graduação
De acordo com o livro base da disciplina, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Basica), objetiva o dimensionamento do desempenho escolar dos brasileiros, e, para tanto, aplica testes aos estudantes da educação básica. Pensando no assunto, relacione corretamente os tipos de avaliação às suas características:
1 – Enem
2 – Encceja
3 – Aneb
4 – Anresc
5 – Prova Brasil
( ) Certificação destinada à estudantes que são provenientes dos diversos programas de educação de jovens e adultos.
( ) Avaliação institucional que busca conhecer os dados advindos das redes públicas de educação básica.
( ) Prova aplicada aos estudantes do ensino médio, que tem finalidades diversas, como, por exemplo, o ingresso em cursos superiores.
( ) Aplicada a cada dois anos, busca conhecer as habilidades dos estudantes no que concerne à Língua Portuguesa e Matemática.
( ) Combinação dos dados provenientes do rendimento estudantil e os fluxos escolares, avaliando as unidades escolares.
Agora assinale a sequência correta:
D 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
Você acertou! 1 – Enem: O Enem consiste em prova aplicada aos educandos do ensino médio, com o tempo passou a servir para outras finalidades, inclusive como base dc acesso a programas seletivos de instituições de educação superior e mais recentemente ao Programa Universidade para todos (ProUni). (p. 255)
2 – Enceja: O Encceja foi implementado em 2002 como instrumento de certificação dos educandos advindos dos diversos programas de educação de jovens e adultos. (p. 255)
3 – Aneb: A Aneb tem por foco a avaliação das redes públicas de educação [...] (p. 256)
4 – Anresc: [...] enquanto a produz a avaliação das unidades escolares, combinando os dados dc rendimento estudantil (pela Prova Brasil) com os dc fluxo escolar (com base em dados do Educacenso). (p. 256)
5 – Prova Brasil: A Prova Brasil é formulada com base na Matriz Curricular dc Referência, articulando tanto o domínio de saberes como de operações mentais, baseando-se no modelo de habilidades e competências. Foi instituída em 2005 e é aplicada a cada dois anos (sempre em anos ímpares). O objetivo da Prova Brasil e a avaliação das habilidades em língua portuguesa (como foco na capacidade de leitura) e em matemática (como foco em resolução de problemas). São avaliados os estudantes do unto e nono anos do ensino fundamental. (p. 256)
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro base da disciplina a respeito do projeto de educação proposto pelo Bird / Banco Mundial, analise as afirmativas a seguir:
I – Nesse modelo de gestão educacional, cabia ao Banco Mundial financiar projetos diversos, que abarcam desde a compra de material didático até a formação dos professores.
II – Uma das proposições do Banco Mundial foi a promoção de reformas administrativas que visavam o aumento dos custos operacionais na medida do aumento da eficiência escolar.
III – Na formulação das políticas educacionais subsidiadas pelo Banco Mundial não houve a preocupação com generalizações, mas sim o cuidado com as diferenças nacionais e regionais.
IV – Na implementação das políticas do projeto subsidiado pelo Banco Mundial o número dos estudantes em salas de aula aumentou, o que não ocorreu com os profissionais de apoio pedagógico.
Estão corretas apenas as afirmativas:
C -- I e IV apenas.
Você acertou!A afirmativa I está correta: A ênfase estava no processo aula: o Bird/Banco Mundial financiava projetos dc gestão de redes educacionais, de compra de material didático e de formação docente. [...] (p. 65)
A afirmativa II é falsa: Havia a gestão das redes públicas dc escolares: o Birdl Banco Mundial orientou os governos a promover reformas administrativas para a redução dos custos operacionais e aumento da eficiência dos recursos pedagógicos. [...] (p. 65)
A afirmativa III é falsa: O Bird/Banco Mundial também formulou “políticas uniformes universais com base a uma decisão tecnocrática, visando melhor funcionamento do sistema global segundo uma racionalidade instrumental” (Coraggio, l995a, p. 10). Portanto, as diferenças nacionais e locais não eram consideradas nas formulações dessas políticas educacionais. (p. 6465)
A afirmativa IV é verdadeira: Havia a gestão das re es públicas de e 1ares: o Birdl Banco Mundial orientou os governos a promover reformas administrativas para a redução dos custos operacionais c aumento da eficiência dos recursos pedagógicos. O problema é que essas reduções dc custos e o mecanismo de eficiência em diversas ocasiões não consideravam os componentes pedagógicos dos processos escolares. Com isso, aumentava o número de estudantes em sala de aula, diminuía o número de funcionários de apoio pedagógico, entre nutras consequências (Coraggio, 1995a). [...] (p. 65)
As metas estabelecidas pelo “Compromisso todos pela educação” são direcionadas para o acesso e permanência na escola, gestão escolar e ação governamental.
Pensando nessa direção, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1 – Acesso e permanência
2 – Gestão escolar
3 – Ação governamental
( ) Firmar parcerias externas à comunidade escolar.
( ) Acompanhamento da não frequência do aluno à escola.
( ) Zelar pela transparência da gestão pública da educação.
( ) Matricular o aluno na escola mais próxima de sua casa.
( ) Fomentar a existência e ação dos conselhos escolares.
Agora, marque a sequencia correta:
A 3 – 1 – 2 – 1 – 3.
Você acertou! 1 – Acesso e permanência - “combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V); (p. 117)
 “matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI); (p. 117)
2 – Gestão escolar - “zelar pela transparência da gestão pública na área da educação, garantindo o funcionamento efetivo, autônomo e articulado dos conselhosde controle social” (Meta XXI); (p. 118)
3 – Ação governamental - “firmar parcerias externas à comunidade escolar, visando a melhoria da infraestrutura da escola ou a promoção de projetos socioculturais e ações educativas” (Meta XXVII); (p. 119)
 “fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famílias dos educandos, com as atribuições, dentre outras, de zelar pela manutenção da escola e pelo monitoramento das ações e consecução das metas do compromisso” (Meta 30 XXV); (p. 119)
A respeito as funções normativa, redistributiva e supletiva, do governo federal, relacione corretamente os elementos às suas características:
1 – Função Normativa
2 – Função Redistributiva
3 – Função Supletiva
( ) Diz respeito à promoção do redirecionamento dos recursos financeiros das regiões mais para as menos favorecidas.
( ) Diz respeito à complementação dos sistemas escolares quando a ação dos estados e municípios for insuficiente.
( ) Diz respeito à instituição das formas de organização e regras de funcionamento educacionais.
D 2 – 3 – 1.
Você acertou! 1 – Função Normativa – As funções normativa e de supervisão – o governo federal detém a função de instituir as formas de organização e as regras de funcionamento sobre as atribuições educacionais das outras esferas governamentais. [...] (p. 142)
2 – Função Redistributiva A unção redistributiva — o governo federal está obrigado a promover transferências de recursos das regiões mais ricas para as mais carentes. O exemplo principal dessa atividade é o Fundef e o Fundeb, que procuram equilibrar a distribuição de recursos entre as diferentes regiões do país. (p. 143)
3 – Função Supletiva A função supletiva — o governo federal está obrigado a complementar os sistemas escolares de estados e municípios que não conseguirem atender todas as obrigações. [...] (p. 143)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes