Buscar

APOL 2 - LIBRAS E PRÁTICA PROFISSIONAL A ESCOLA

Prévia do material em texto

APOL 2 – LIBRAS E PRÁTICA PROFISSIONAL: A ESCOLA
Questão 1/5
Leia o extrato de texto a seguir:
“Com relação às crianças surdas, devemos ter a pretensão de modificar o quadro vigente no que diz respeito aos déficits cognitivos e linguísticos, pois, atualmente, reconhece-se que os surdos possuem as mesmas possibilidades cognitivas que os ouvintes e, socialmente, apresentam-se como pertencentes a um grupo não deficiente, com direito à língua e cultura próprias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 78.
Sobre o potencial do indivíduo surdo, em todo o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda é defendida a ideia de que, mesmo que não tenha sido exposto a nenhum tipo de língua, seja ela espaço-visual ou oral-auditiva, ele possui mecanismos e processos mentais em atividade. Isso reforça a ideia de que:
	
	A
	A falta de língua não implica em perdas cognitivas.
	
	B
	A falta de língua implica em perdas cognitivas.
	
	C
	A falta de língua é própria do sujeito surdo.
	
	D
	A falta de língua promove os aspectos cognitivos e emocionais da mesma que promove para os não surdos.
	
	E
	A falta de língua promove os aspectos linguísticos e emocionais.
Questão 2/5
A formação do gestor escolar é algo complexo, que prevê o entendimento da escola como um todo, considerando, simultaneamente, as especificidades das partes.
Pode-se afirmar que as características específicas para a formação do profissional gestor da educação são:
 I. condições de problematização do trabalho pedagógico.
II. deliberação e fiscalização apenas pelo gestor no que diz respeito aos aspectos pedagógicos e financeiros.
III. entendimento da gestão com caráter coletivo e interdisciplinar.
IV. adoção de uma postura investigativa.
Selecione a alternativa correta:
	
	A
	Somente as proposições I, II e III estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
Pode-se afirmar que as características específicas para a formação do profissional gestor da educação são as condições de problematização do trabalho pedagógico, o entendimento da gestão em caráter coletivo e interdisciplinar e a adoção de uma postura investigativa. (p. 52)
	
	D
	Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições II e III estão corretas.
Questão 3/5
Leia a afirmação a seguir:
“A atitude dos pais diante da surdez de seu filho terá uma influência considerável. As reações podem ser muito diversas. Há pais que tentam negar sua existência e, consequentemente, tratam seu filho como se fosse ouvinte. Outros, ao contrário, desenvolvem atitudes de superproteção. Em uma posição intermediária, mais positiva, estão os pais que aceitam as consequências da surdez, criam um ambiente descontraído de comunicação e se dispõem a aprender e a utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 176. 
Sabe-se da diversidade na organização das famílias na sociedade atual e a liberdade de escolha que elas têm em relação à educação de seus filhos. Entretanto, de acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda e o fragmento de texto lido, ao observar que a criança não fala, mesmo estando no período em que todas as outras crianças estão falando, analise as afirmativas quanto aos comportamentos mais assertivos tomados pela família para não atrapalhar o desenvolvimento do surdo: 
I. A família deve procurar um especialista médico (pediatra) e fazer os exames solicitados para a constatação ou não da surdez.
II. Diante de um laudo de surdez, a família deve compreender a situação e oferecer à criança um sistema de comunicação: a língua de sinais.
III. A família deve se resignar, ressentir, aceitar e assumir que é culpada pela surdez do(a) filho(a)..
IV. A família deve lutar pelo filho tão desejado, criando um ambiente descontraído de comunicação.
V. A família deve aprender e utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor, garantindo o desenvolvimento satisfatório da criança.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas II, IV e V, apenas
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV, apenas.
 
Questão 4/5
Leia o extrato de texto a seguir:
“A inclusão dos surdos no contexto educacional, através do deslocamento da visão medicalizada da surdez para o seu reconhecimento político, tendo por base a interculturalidade, revela uma possibilidade de se construir projetos político-pedagógicos que tenham como foco o fascinante mundo do conhecimento produzido pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira mundial, dentre elas, a cultura surda”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHMITT, Deonisio. Espaço de conforto linguístico/cultural dos surdos na UFSC. In. QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos III (Série pesquisas). Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 98-123, 2008. p. 118.
Tendo em vista a abordagem sócio-histórica, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo a respeito de como o indivíduo surdo foi visto pela sociedade durante longo tempo:
I. Um indivíduo incapaz devido suas limitações causadas pela surdez.
II. Um indivíduo que não falava e por isso não podia aprender.
III. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o abstrato.
IV. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o concreto.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV, apenas.
Questão 5/5
As competências necessárias para o desempenho da função de pedagogo estão cada vez mais refinadas; não basta apenas o domínio de conteúdos correlacionados à área educacional, é fundamental, também, o conhecimento de gestão de pessoas e gestão organizacional, a fim de que seja possível o bom desempenho da função.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: FARFUS, p. 82 
No que diz respeito ao setor pedagógico, abordado por Grochoska (2011), analise as proposições abaixo assinalando V para as (verdadeiras) e F para as  (falsas):
Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) Deve prestar assistência nas áreas pedagógica e didática aos docentes da sua instituição.
(   ) Deve auxiliar na administração da escola, porém, deve manter a autonomia e não pode sofrer influências da secretaria da educação.
(   ) Deve orientar quanto às normas disciplinares, atendimento em caso de acidente, solicitação dos docentes em relação aos equipamentos e aos materiais.
(   ) Deve promover, por meio de conselhos de classe, ações referentes às dificuldades apresentadas por alunos e professores.
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – F – V
(página 53 do livro)
	
	E
	V – V – V – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes