Buscar

Zika Virus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ZIKA VÍRUS
DEFINIÇÃO: O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947 após detecção em macacos sentinelas na floresta Zika, em Uganda. Vigilância epidemiológica preconizada, DOENÇA DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA.
EPIDEMIOLOGIA: Embora a primeira evidência de infecção humana pelo vírus Zika tenha ocorrido em 1952, o potencial epidêmico do vírus Zika só foi reconhecido a partir de 2005 e principalmente após o surto de 2007 na Oceania. O Ministério da Saúde começou a receber notificações e monitorar casos de doença exantemática sem causa definida na Região Nordeste a partir do final do mês de fevereiro de 2015, com relato de casos nos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba, todos os casos apresentando evolução benigna com regressão espontânea, mesmo sem intervenção clínica, com mais de 6.800 casos identificados até aquele momento. Em 29 de abril, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia anunciam a identificação do vírus Zika. Seguindo o fluxo de investigação laboratorial, os achados foram validados pelo Laboratório de Referência Nacional para arbovírus, Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará, em 14 de maio de 2015. No Brasil, a circulação de Zika vírus foi confirmada por meio de exames laboratoriais, em 18 unidades da federação, distribuídas nas cinco regiões do país. 
TRANSMISSÃO: Picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus ZIKAV da família Flaviviridae. Até o momento, são conhecidas e descritas duas linhagens do vírus: uma Africana e outra Asiática. Esta última é a linhagem identificada no Brasil e estudos publicados em 25 de novembro de 2015 indicam adaptação genética da linhagem asiática. O Aedes albopictus também apresenta potencial de devido a ampla distribuição. Está descrito na literatura científica, a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal (líquido amniótico), sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional. 
CLÍNICA: 80% dos casos infectados serão ASSINTOMÁTICOS ou OLIGOSSINTOMATICOS e não irão manifestar sinais ou sintomas da doença. Os 20% serão sintomáticos caracterizam uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos.
Sintomas comuns à outras arboviroses tais quais febre, cefaleia, exantema maculopapular pruriginoso, conjuntivite, mialgia, artralgia, mal-estar. Estes sintomas são, normalmente, ligeiros e duram 2-7 dias. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem excepcionalmente evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015 pela primeira vez na história.
DIAGNÓSTICO: Grande parte dos doentes não irá procurar serviços de saúde devido à clínica, dificultando ainda mais o conhecimento da magnitude dessa doença. 
Até o momento não há teste sorológico em qualidade e quantidade disponível, restringindo-se apenas na identificação do vírus por isolamento ou PCR no quadro agudo da doença. Considerando todas as limitações, estimou-se o número de casos de infeções pelo vírus Zika a partir dos casos descartados para dengue e projeção com base na literatura internacional. 
OBS: A FIOCRUZ produziu O Kit NAT discriminatório para dengue, zika e chikungunya esse permite realizar a identificação simultânea do material genético dos três vírus. Além de evitar a necessidade de três testes separados, o kit oferece uma combinação pronta de reagentes, acelerando a análise das amostras e a liberação dos resultados. 
- 15/02/16: Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial referente ao diagnóstico laboratorial do Zika vírus: A detecção dos anticorpos circulantes pode ser feita por diferentes metodologias, tais como ELISA, imunofluorescência indireta ou imunocromatografia (teste rápido). A presença de anticorpos da classe IgM caracteriza a infecção aguda, podendo ser detectáveis após 4 dias de infecção até 2-12 semanas, na fase de convalescença. Um teste sorológico negativo após 12 semanas da suposta exposição, como viagens para locais com epidemia, descarta a infecção. 
TESTES APROVADOS PELA ANVISA
TRATAMENTO: Repouso, hidratação paracetamol ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor, no caso de erupções pruriginosas o anti-histamínico. Não se recomenda o uso de AAS e outros anti-inflamatórios pelo risco hemorrágico. As SGB deverão ser imediatamente tratadas em ambiente hospitalar podendo ser necessário suporte de terapia intensiva.
COMPLICAÇÕES: 
- MICROCEFALIA: 
 Definição: A microcefalia relacionada ao vírus Zika é uma doença nova que está sendo descrita pela primeira vez na história e com base no surto que está ocorrendo no Brasil. Representa uma anomalia em que o Perímetro Cefálico (PC) é menor que dois (2) ou mais desvios-padrão (DP) do que a referência para o sexo, a idade ou tempo de gestação.
Epidemiologia: Em novembro de 2015, com base nas investigações clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, além identificação do vírus em líquido amniótico de duas gestantes da Paraíba com histórico de doença exantemática durante a gestação e fetos com microcefalia, identificação de vírus Zika em tecido de recém-nascido com microcefalia que evoluiu para óbito no estado do Ceará, o Ministério da Saúde reconheceu a relação entre o aumento na prevalência de microcefalias no Brasil com a infecção pelo vírus Zika durante a gestação.
Fisiopatologia: A ocorrência está relacionada a exposição a fatores biológicos, químicos, físicos e genético. Sabe-se que o sistema nervoso central permanece suscetível a complicações durante toda a gestação. A exemplo de outras infecções congênitas, o desenvolvimento dessas anomalias depende de diferentes fatores, que podem estar relacionados à carga viral, fatores do hospedeiro, momento da infecção ou presença de outros fatores e condições desconhecidos até o momento. O perfil de gravidade das complicações da infecção pelo vírus Zika na gestação dependerá de um conjunto de fatores, tais como: estágio de desenvolvimento do concepto, relação dose-resposta, genótipo materno-fetal e mecanismo patogênico específico de cada agente etiológico.
 Clínica: Por si só, a microcefalia não significa que ocorram alterações motoras ou mentais, contudo, a maioria dos casos de microcefalia é acompanhada de alterações motoras e cognitivas que variam de acordo com o grau de acometimento cerebral. Divide-se em congênita e pós-natal pode ser acompanhada de epilepsia, paralisia cerebral e em geral ocorre atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com acometimento motor e cognitivo relevante e, em alguns casos, as funções sensitivas (audição e visão) também são comprometidas. 
Diagnóstico: O acesso ao cuidado pré-natal na Atenção Básica é essencial para a identificação precoce de todas as gestantes visando às intervenções oportunas em todo o período gestacional, sejam elas preventivas ou terapêuticas. Caso haja diagnóstico laboratorial conclusivo para vírus Zika, define-se como caso CONFIRMADO para gestante, sob risco de feto com microcefalia secundária a possível exposição ao vírus Zika. A USG obstétrica mostrando um feto com circunferência craniana aferida menor que dois desvios padrões abaixo da média para a idade gestacional, ou com alteração no sistema nervoso central (SNC) sugestiva de infecção congênita, este pode ser considerado um caso SUSPEITO de microcefalia relacionada ao vírus Zika na gestação. Casos CONFIRMADOS são: Feto com alterações no SNC características de infecção congênita identificada por ultrassonografia E relato de exantema na mãe durante gestação E excluídas outras possíveis causas, infecciosas e não infecciosas; Aborto espontâneo de gestante com relato de exantema durante a gestação, sem outras causas identificadas, com identificação do vírus Zika em tecido fetal/embrionário ou na mãe.
Seguimento: Não há tratamento específico para a microcefalia. Existem ações de suporte que podem auxiliar no desenvolvimento do bebê e da criança, e este acompanhamento é preconizado pelo Sistema Único da Saúde (SUS).Como cada criança desenvolve complicações diferentes entre elas respiratórias, neurológicas e motoras o acompanhamento por diferentes especialistas vai depender de suas funções que ficarem comprometidas. Portanto faz se eficaz o seguimento através da puericultura a fim de acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor, (representa importante ferramenta os marcos do desenvolvimento para tal). Essas crianças se beneficiam de Programa de Estimulação Precoce, que objetiva estimular a criança e ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem na sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo.
OBS: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: Notificar casos confirmados e suspeitos de zika na gestação; em fetos com alterações do snc possivelmente relacionada a infecção pelo vírus zika na gestação; aborto espontâneo decorrente de possível associação; natimorto decorrente de possível infecção; RN vivo com microcefalia possivelmente associada.
- SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ (SGB):
Definição: Também conhecida como polirradiculoneurite aguda é uma doença caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina (importante membrana de proteína e lipídeos que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso) dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas proximais e também de nervos cranianos.
Epidemiologia: O número de casos de SGB cresceu de forma expressiva no Nordeste do País entre abril e junho, pouco depois de os Estados apresentarem epidemia de zika. No Rio Grande do Norte, foram 24 casos de SGB - quatro vezes mais do que a média histórica. Em Pernambuco, foram notificados 130 casos, um aumento expressivo diante dos indicadores tradicionais. A notificação aumentou, ainda, no Maranhão e Paraíba, com 14 e 6 casos, respectivamente.
Fisiopatologia: A Síndrome de Guillain-Barré ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa ataca a ele próprio, afetando particularmente as células do sistema nervoso. Esse processo pode ser iniciado pela infecção de várias bactérias ou vírus duas ou três semanas antes. Cirurgias, traumas, gravidez, linfomas, gastrenterite aguda e infecção das vias respiratórias altas também podem ser considerados outras causas possíveis. A hipótese é que essa infecção aciona o sistema de defesa do organismo para produzir anticorpos contra os micro-organismos invasores, entretanto, a resposta imunológica é mais intensa do que seria necessário e, além do agente infeccioso, ataca também os nervos periféricos.
Clínica: Caracterizada por fraqueza progressiva nas pernas, acompanhada de paralisia muscular. Em geral, a doença evolui rapidamente, atinge o ponto máximo de gravidade por volta da segunda ou terceira semana e regride devagar. Os pacientes podem piorar continuamente por períodos que variam de duas a quatro semanas e depois o quadro torna-se estável. Esses Casos de maior gravidade poderão ocorrer por descompensação da doença de base, como nos diabéticos e cardiopatas ou mesmo pela paralisia da musculatura respiratória. 
Diagnóstico: O diagnóstico da SGB é primariamente clínico. No entanto, exames complementares são necessários para confirmar a impressão clínica e excluir outras causas de paraparesia flácida. Laboratorialmente a análise do líquido cefalorraquidiano, que demonstra elevação de proteinorraquia acompanhada por poucas células mononucleares (dissociação proteíno-citológica). No diagnóstico eletrofisiológico, os estudos neurofisiológicos desempenham papel muito importante, contribuindo para a classificação por subtipos e a confirmação de que a doença é uma neuropatia periférica. 
Tratamento: Há duas formas de tratamento: plasmaférese (PF) e imunoglobulina humana endovenosa (IgEV), que atua modulando o sistema imune. Na fase aguda é baseado na infusão de altas doses de gamaglobulina endovenosa ou através de um método de filtração do sangue chamado Plasmaferese. Na fase de recuperação a fisioterapia é fundamental.

Outros materiais