Buscar

DESCOBERTAS DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
DESCOBERTAS DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA
*
*
*
TELETRANSPORTE QUÂNTICO (1992)
                                                                             
Proposta por físicos teóricos que trabalhavam na empresa IBM, essa tecnologia permite transferir propriedades chave de uma partícula subatômica para outra, sem utilizar um vínculo físico. Esse efeito da mecânica quântica, chamado de entrelaçamento, é hoje a base do desenvolvimento das telecomunicações e armazenamento de informação na computação quântica. Embora ainda em fase experimental, os especialistas acreditam que essa descoberta terá um papel importantíssimo no futuro. 
*
*
*
CONDENSADO BOSE-EINSTEIN ( 1995)
 Produzido pela primeira vez em laboratório por Eric Cornell e Carl Wieman usando um gás de átomos de rubídio em uma temperatura muito próxima do zero absoluto, o quinto estado de agregação da matéria hoje se une a lista dos sólidos, líquidos, gasosos e do quase desconhecido plasma. A descoberta pode gerar várias aplicações, como instrumentos de medição e relógios atômicos exatos e a capacidade de armazenar informação nos futuros computadores quânticos. 
*
*
*
UNIVERSO ACELERADO (1997)
As evidência de uma misteriosa força antigravitacional, a energia escura, que causa a aceleração da expansão do universo confirmaram uma ideia originalmente proposta e depois descartada por Albert Einstein. Essa descoberta sugerida pela observações de supernovas sacudiu as bases da cosmologia observacional e supôs um grande avanço na compreensão da evolução e do destino final do cosmo ao constatar que o universo está em velocidade crescente dominada por energia e não por matéria 
*
*
*
A MASSA DOS NEUTRINOS
 (1998)
	A prova da existência de uma massa mínima dos neutrinos – partículas elementares da matéria, essenciais em todos os átomos que existem – é um passo chave para entender melhor as partículas subatômicas, respondendo, por exemplo, o que faz funcionar o Sol em relação com a sua cosmologia e astrofísica. A teoria que empolga os principais cientistas do mundo tenta descrever as interações entre os milhões de minúsculos neutrinos que nos atravessam a cada segundo, sem tocar nada ou deixar rastros. 
*
*
*
BÓSON DE HIGGS
(2012)
 Conhecida como a "partícula de Deus" fora da comunidade científica, essa unidade elementar prevista pela teoría de Peter Higgs, em 1964, tenta explicar a origem da massa de todas as outras partículas encontradas na natureza. Seus rastros físicos foram descobertos por cientistas da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) utilizando o modelo padrão de colisão de protons dentro do Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo. 
*
*
*
FONTE:http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/as-grandes-descobertas-da-f%C3%ADsica-contempor%C3%A2nea-1.724945

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais