Buscar

A CRISE DE EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS INSERIDA NO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO DO POSITVISMO JU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A CRISE DA EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E O PARADIGMA EPSTEMOLÓGICO DO POSITIVISMO JURÍDICO - ASPECTOS INICIAIS DA PESQUISA
João Adolfo Ribeiro Bandeira�; José Patrício Pereira Melo; Plácido Cidade Nuvens – CNPq/URCA; Curso de Direito, Departamento de Direito / URCA, CE, Brasil (joaoadolfo@ig.com.br)
Os Direitos Humanos Fundamentais de todas as gerações e dimensões são o ponto de partida para a reflexão sobre a efetividade dos direitos que orientam a sociedade atual na perspectiva de uma vida saudável e em Paz a essa reflexão se somam as abordagens epistemológicas do positivismo jurídico, que podem identificar aspectos éticos e ideológicos que conduzem a uma atuação burocrática do Estado frente ao respeito e defesa dos direitos humanos reconhecidos pela Carta Magna, de um lado, e do outro a atuação social da população: hora em estado de apatia sobre o exercício da cidadania que pode conduzir ao exercício dos direitos e a incompreensão sobre os deveres que assiste ao cidadão no exercício pleno da cidadania. O presente trabalho é fruto da pesquisa sobre Efetividade dos Direitos Humanos Fundamentais – projeto em desenvolvimento – que possui o escopo de estudar aspectos da problemática da não efetivação dos direitos humanos, tendo como base a inserção desses direitos no ordenamento jurídico brasileiro com a Constituição de 1988. A pesquisa fundamenta-se no paradigma epistemológico do Positivismo Jurídico, sendo esta a corrente jus-filosófica predominante na atuação dos profissionais das Ciências Jurídicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de estudo de caso com abordagem qualitativa. Na primeira fase da pesquisa - revisão bibliográfica, realizamos levantamento das teorias e teses sobre o tema, usufruindo dos estudos de Norberto Bobbio e Hans Kelsen dentro do pensamento positivista. Os resultados iniciais demonstram a inércia do sistema jurídico como tutor das normas fundamentais, por consubstanciar verdadeira luta de classes claramente evidenciada na ideologia e semiologia dos dispositivos legais. Na discussão sobre o pensamento de estudiosos do assunto, destaca-se os estudos críticos desenvolvidos no Brasil por Antônio Carlos Wolkmer e Luís Fernando Coelho acerca do Pluralismo Jurídico, bem como do português Boaventura de Sousa Santos, este último utilizando-se do recorte da pós-modernidade científica para explicar a fragmentação de unidades epistêmicas em evidência. Agradecimentos aos professores Plácido Cidade Nuvens e José Patrício Pereira Melo, aos companheiros do Programa de Assessoria Jurídica Estudantil - P@JE e ao CNPq (CNPq/URCA).
PALVRAS-CHAVE: Efetividade – Positivismo - Pluralismo Jurídico
� João Adolfo Ribeiro Bandeira é membro do � HYPERLINK "JavaScript:abreDetalheGrupo('8800601NHRY8J0')" �Grupo de Estudo e Ppesquisa de Direitos Humanos Fundamentais�, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídicas Professor Plácido Cidade Nuvens – NUPESC e do Programa de Assessoria Jurídica Estudantil – P@JE.

Outros materiais