Buscar

Prova Discusiva Medotologia Cientifica e Politicas Educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto : 
Os elementos textuais são considerados como a parte principal e essencial da monografia. Correspondem ao corpo do trabalho propriamente dito, onde o autor expõe e demonstra suas ideias e o resultado de sua pesquisa.
Dessa forma, a pesquisa, sob qualquer método, metodologia ou técnica, é que fornece os elementos necessários para a produção textual. A pesquisa e a leitura antecedem ao escrito do desenvolvimento.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003.  (p. 106)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste o “desenvolvimento” de um trabalho acadêmico? Caracterize-o:
	
	
R: Os elementos textuais são de grande importância para a parte do texto que consistem a pesquisa do estudo pesquisando para o corpo do trabalho.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O Plano de Metas é apresentado pelo MEC como uma possibilidade para inaugurar um novo regime de colaboração, fundado em diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, voltadas para a melhoria da qualidade da educação.
Em relação ao acesso e à permanência, quais são as quatro metas inseridas no Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação“ ?
R: O acesso e a permanência correspondem a quatro das metas:
“combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V);
“matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI);
“ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular” (Meta Vil);
“garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas” (Meta IX). (p. 117)
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Art. 3o Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-brasileira e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: ANEXO II, Resolução CNE/CP n. 1 de 17 de junho de 2004. In.: ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto (orgs). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006. (p. 181)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, o estudo da história do nosso país (Brasil) deve considerar a diversidade étnica e cultural para a formação do povo brasileiro. Nesse contexto, de que modo é determinado, para a LDBEN, o estudo da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileira?
R: O estudo da historia e cultura afro-brasileira indígena foi determinada do seguinte moodo, os conteúdos referentes historia cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e literatura e historia brasileira. Portanto, não são inserções pontuais de conteúdos, mas um conjunto de ações que atua em todo o currículo.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto: 
Consideram-se como elementos de apoio ao texto todo e qualquer material que possa vir a complementar, atestar ou ilustrar a lisura e a veracidade das informações colocadas no trabalho.
Como exemplos, temos as citações de livros, artigos científicos, fotos, documentos e relatórios oficiais. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MICHALISZYN, Mario Sérgio; TOMASINI, Ricardo. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis: Vozes, 2005. (p. 98)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem citações diretas e indiretas. Qual a diferença entre esses tipos de citações? Caracterize-as:
R: Citação direta: A explicação de conceito e ideia de outros autores por meio de citações diretas pode efetuar se mediante citação curta ou citação longa.
Citação indireta: Consiste na transcrição utilizando se de palavras próprias, das ideias de outros autores, no entanto com palavras diferentes devendo apresentar exatamente o que o autor quis dizer em seu material não mudando a ideia original que lemos citamos.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto:
A introdução poderá ser esboçada no início do trabalho de pesquisa, mas só será concluída no final, quando o autor já tiver coletado todas as informações sobre o tema objeto de estudo.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FONSECA, Regina Célia Veiga da. Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: IESDE, 2009.  (p. 70-71)
De acordo com o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, na introdução de um trabalho acadêmico devem constar alguns itens essenciais. Quais são eles? Liste, no mínimo, 3 itens.
R: Deve constar apresentação geral do assunto definição sucinta e objetiva do tema abordado justificativa sobre a escolha do tema e métodos empregados.

Outros materiais