Buscar

ATPS adm. RECURSOS HUMANOS

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
TUTOR PRESENCIAL: Maurício Lucas dos Passos
PROFESSORA EAD: Ma. Irma Macário
ATPS
CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR SALVADOR NOGUEIRA
POLO 4111 IGUATEMI – MS
Novembro-2012
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
ACADÊMICOS EM ADMINISTRAÇÃO
	Anderson Klagenberg
	
	RA 196324
	André Pereira da Silva Ursulino
	
	RA 198010
	Andre Tadeu Pereira de Souza
	
	RA 239949
	Diandra Machado Kanoff
	
	RA 308016
CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR SALVADOR NOGUEIRA
POLO 4111 IGUATEMI – MS
Novembro - 2012
ETAPA 1
Gestão de Pessoas
 “Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e 
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.
Conceito de Gestão de Pessoas
É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.
A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:
As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.
Importante: “a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”
Tempos Modernos
 O filme tempos modernos, o qual Charles Chaplin é o ator principal, retrata a vida de um operário que tem se adaptar ao árduo trabalho em uma fabrica. Ocorre que o trabalho consiste simplesmente em apertar botões, ou seja, o operário deixou de ter a visão global do que estava sendo produzido e ao perder o saber técnico cabia apenas a executar o que fora concedido e planejado em outro setor, com isso foi ficando cada vez mais estressado e por causar aborrecimento na fábrica, acabou sendo dispensado. O operário conhece uma moça depois que ela tenta roubar comida em uma padaria e para que a moça não seja presa, o operário assume a autoria do roubo, porém a policia percebe o engano e acaba prendendo a moça. O operário então rouba comida em um restaurante para ser preso também, os dois são postos em um camburão e fogem durante um acidente. Começa novamente a procura por emprego, e o operário consegue um como segurança em uma loja de departamento, contudo acaba sendo despedido por negligência. Em seguida irá trabalhar em uma fábrica, consertando máquinas, acaba sendo preso por “desacato a autoridade”, quando saiu da prisão a jovem espera para viverem em um barraco de madeira. A jovem consegue um emprego como dançarina em um café e outro para o operário como garçom. Os dois fazem muito sucesso como cantores, porém chega a policia para prender a jovem, eles acabam fugindo e terão que começar tudo de novo. Nesse filme podemos perceber a transformação da sociedade com a chegada das máquinas, ou seja, a industrialização. Enquanto na atividade artesanal doméstica o trabalhador conhecia todas as fases da produção, a mecanização fabril estimulava a divisão do trabalho, visando aumentar a produção. O então operário era obrigado a realizar uma atividade repetitiva e bastante estressante, durante horas. Ao longo da história o ser humano permaneceu inferiorizado e então aconteceu uma grande inversão em que o produto vale mais do que o operário.
Germinal No filme os trabalhadores cumprem jornadas de 14, 15 ou horas, recebem salários baixíssimos, sem alternativa toda a família se encaminha para o mesmo tipo de trabalho, o que força os trabalhadores a lutar contra os opressores. O filme conta a história de uma família que se encontra em uma condição de miséria. O chefe desta família uniu-se a um operário que tem experiências em movimentos reivindicatórios. Começa a luta para melhores condições de trabalho e o primeiro passo dos dois é criar uma caixa de resistência, com a qual todos os operários deveriam contribuir. As modificações no mundo do trabalho acabam influenciando o modo de pensar das pessoas e a maneira de se relacionarem. Os operários passaram a ter uma visão diferente e isso começa a incomodar os patrões que, como represália, diminuem os salários e fazem pouco caso com relação a segurança e a saúde dos trabalhadores. Todos estes acontecimentos terminam por aumentar as tensões. Paralelo a isso podemos acompanhar a historia da burguesia em seu espírito empreendedor como também seu descaso com relação ao mundo que existia ao seu redor, com suas ostentações, mansões de luxo, enfim sua vida cheia de regalias. Enfim, o filme mostra as circunstâncias sociais e econômicas de duas classes sociais que possibilitaram mudança tão decisiva para a história da humanidade.
ETAPA 2 
Modelo de Gestão
A empresa Usetec Contabilidade, de porte pequeno, mas que presta serviços contábeis para empresas de pequeno, médio e grande porte, autônomos, pessoas físicas, e produtor rural, tem a missão de prestar serviços de contabilidade, auditoria e pericias com excelência e inovação. Valorizando praticar a ética, a verdade, a honestidade e o respeito em todos os relacionamentos. A empresa atua na Av. Presidente Vargas, 1321, na cidade de Iguatemi, contendo dez colaboradores ( funcionários ), no qual o Gerente geral é o Sr Urias Pereira, que respondendo algumas perguntas, podemos identificar o Modelo de Gestão. 
A Empresa Usetec, exige que o funcionário tenha vontade de aprender, seja prestativo, e tenha iniciativas. Um escritório de contabilidade presta serviços contábeis as empresas, portando o funcionário não tem que ser só educado e tentar convencer o cliente de levar um certo produto, mas sim ser educado e prestativo com o cliente para que ele goste do serviço e continue sendo cliente. Sempre procurar estar aprendendo pra estar pronto, quando o cliente precisar.
O modelo de Gestao da empresa Usetec é a moderna Gestão de Pessoas que consiste em uma junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Várias questões influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade e outros. 
Na atualidade os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso onde os empregados podem ser vistos como parte produtiva.
Nas organizações que aderiram a esta nova maneira de gestão, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento são tratados como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro e sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas a maior comprometimento e responsabilidade com as organizações deixando de unicamente aguardar ordens mais sim contribuindo com ideias para um maior desenvolvimento onde todos ganham.
A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em trocavalorização ao colaborador.
ETAPA 3 
Plano de Projeto 
Plano de Projeto é estruturado por três componentes básicos: Escopos, Plano de ação, e Plano de Controle e Avaliação, sendo que o Escopo é tomado como referencia para a elaboração do Plano de Ação e o Plano de Controle e Avaliação. A definição completa dos Escopos com a indicação dos elementos que o compõem torna-se um ponto fundamental para que os outros planos de ação e plano de controle e avaliação.
Plano de ação é o documento que apresenta a forma estruturada de todos os procedimentos e recursos que serão mobilizados para execução daquilo que foi expresso no escopo. O plano de ação especifica ações, atividades, tarefas e recursos, logicamente encadeados no tempo e no espaço. Tendo em vista maximizar a eficiência na realização dos objetivos do projeto.
Os elementos do plano de ação
Desdobramento das atividades e tarefas,
Estimativa de prazos, 
Estimativas de custo, e recursos
Rede de tarefas
Cronograma.
Programa de Incentivos
O programa de incentivos é muito importante, pois estimula os funcionários a se esforçar para executar o plano de ação com eficiência. Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado a organização. Isto é necessário, mais insuficiente. É preciso incentiva-las continuamente a fazer o melhor possível, a ultrapassar o desempenho atual e alcançar metas e resultados desafiantes formulados para o futuro.
Hoje a maior da parte das organizações bem-sucedidas esta migrando rapidamente para programas de remuneração flexível e variável capazes de motivar, incentivar e mexer com o brio das pessoas. Os programas de incentivo estão em alta.
Recompensas e Punições
Para funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas ( incentivos pra estimular certos tipos de comportamento) e de punições 
(castigos e penalidades– reais ou potenciais – para coibir certos tipo de comportamento) a fim de balizar o comportamento das pessoas que dela participam.
Novos Metodos de Remuneração
A remuneração fixa ainda predomina na maior parte das organizações. Em uma era de competitividade tornou-se insuficiente para motivar e incentivar as pessoas. Daí a adoção de novos modelos de remuneração, como a remuneração variável e a remuneração por competência. 
Remuneração Variável 
Remunerar as pessoas pelos resultados alcançados. O funcionário ganha mais se a organização ganhar, ganha menos se a organização ganhar menos, e ganha nada a mais se a organização nada ganhar. Com a remuneração variável, passam a reinar outros critérios como resultados: criatividade, inovação, espírito empreendedor e incentivo.
Plano de Bonificação Anual
O plano de bonificação anual é um exemplo de remuneração variável. Trata-se de um valor monetário oferecido ao final de cada ano a determinados funcionários em função da sua contribuição ao desempenho da empresa. 
Planejamento Estrategico
Com o planejamento estratégico não se pretende adivinha o futuro, mas traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los. A questão não é saber o que vai acontecer amanha, mas sim o que fazer para evitar ser surpreendido com as incertezas do amanha. 
Plano de Ação
O plano de ação será para melhorar o atendimento e atender melhor as necessidades do cliente e garantindo a satisfação dele. Assim aumentando o numero de serviços prestados, a aumentando o numero de clientes também. 
Pelo fato de cada um ser responsável por um setor, os funcionários acabam sendo individuais, tipo cada um cuida do seu serviço e pronto, onde a empresa pode acaba sendo eficaz em alguns ponto e deixando a desejar em outros. 
Como cada setor é responsável por um serviço, fica um pouco complicado ter uma meta pra cada setor, mas sim uma meta geral, onde precisa-se da colaboração de todos. Sendo assim um tem que ajudar o outro pra alcançar a meta. Com a meta alcançada todos receberam uma Bonificação no final do Ano.
Esse Plano de Ação vai ser bom para a empresa, pois vai unir mais os colaboradores melhorando a convivência entre eles e a harmonia do ambiente. 
ETAPA 4
PLANO DE AÇÃO
O pedido do cliente tem que ser priorizado, sendo assim que ele pedir algum documento ou relatório, tem que deixar o que esta fazendo e ir fazer o que o cliente pediu, para entregar o quanto antes. 
Algumas estratégias para auxiliar a cumprir com o plano de ação
Sempre estar se atualizando, sempre aprendendo coisas novas, fazendo cursos.
Procurar trocar informações com colegas de trabalho, ou outras pessoas que tem conhecimento sobre o serviço.
Ter relatórios e documentos semi-prontos, para agilizar na hora de preencher os dados.
Dividir as atividades com o grupo, sendo assim cada um fica responsável por alguma atividade especifica. 
A meta é que no período de um ano a empresa aumente o numero serviços e clientes, sempre garantindo a satisfação do cliente; sendo assim aumentando o lucro da empresa, e trazendo benefícios a todos. 
Como será realizado esse projeto.
Vão ser divididos em 4 grupos, e cada grupo vai ser responsável por um setor. Vai ter o grupo responsável pelo RH, o responsável pela contabilidade, e os responsáveis pelos lançamentos contábeis e impostos, e o responsável pelo atendimento. Quando o cliente ligar e pedir algum relatório ou serviço, o responsável pelo atendimento que ira correr a traz do pedido do cliente. Os outros grupos serão responsáveis de fazer qualquer serviço que seja do seu setor e entregar para o responsável do atendimento. Ex: um cliente pediu o faturamento de ano 2011. O responsável pelo atendimento ira falar com o grupo da contabilidade para agilizar o faturamento, assim quando estiver pronto, o pessoal do atendimento iria entregar ao cliente.
 Ações e tarefas realizadas
Alem do serviço que cada um já tem, das responsabilidades do dia a dia, vão ter que agilizar o que o cliente pedir, por isso sempre tem que estar atualizado, aprendendo coisas novas, pra não ser pego de surpresa com algum pedido de cliente.
Recursos empregados
O sistema do escritório, e os cursos de atualizações que o sistema oferece.
Tempo necessário para cada ação
O tempo para cada tarefa varia da sua extensa e complicação. Mais para as coisas simples terá que ser entregue no mesmo dia, e para as coisas mais complicadas e extensas no Maximo três dias ( isso se tudo depender do escritório, e não precisar de informações de outros).
Os responsáveis
Todos da empresa. Cada grupo será responsável por um setor, e a pessoa do atendimento será resposanvel em receber o pedido, passar pra os grupos que forem responsáveis, e depois entregar o documento ao cliente.
Custo do projeto
Para o escritório não haverá aumento de custos significativos, pois será prestação de serviços. Porem se todos colaborarem e a meta for atingida, todos receberam o bônus salarial final de ano, sendo assim um custo que será diminuído no lucro da empresa.
CRONOGRAMA DO PLANO DE AÇÃO
	Grupos
	Resposanbilildades
	1ª TRI
	2ª TRI
	3ª TRI
	4ª TRI
	Atendimento
	Em receber os pedidos, passar as informações pra os grupos e depois entregar o documento ao cliente.
	10%
De melhora
	25%
De melhora
	60%
De melhora
	100%
De melhora
	 Grupo da Contabilidade 
	Levantar documentos, fazer relatorios de tudo que se refere a contabilidade
	10%
De melhora
	25%
De melhora
	60%
De melhora
	100%
De melhora
	Grupo 
Do RH
	Levantar documentos, fazer relatorios de tudo que se refere a Recursos Humanos
	10%
De melhora 
	25%
De melhora
	60%
De melhora
	100%
De melhora
	Grupo da Escrita Fiscal
	Levantar documentos, fazer relatorios de tudo que se refere a termos fiscais, imposto e etc.
	10%
De melhora 
	25%
De melhora
	60%
De melhora
	100%
De melhora

Outros materiais

Perguntas Recentes