Buscar

Redação e prova Discursiva Metodos quantitativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. No seu cotidiano, os administradores se utilizam da estatística – também conhecida como Métodos Quantitativos - para sistematizar informações necessárias à condução de seus negócios. Aumento ou redução no volume de vendas, variações na quantidade produzida, variações nas taxas de juros, pesquisas de satisfação dos clientes são apenas alguns exemplos do emprego da estatística no dia a dia das organizações empresarias. Contudo, para que estas informações possam ser utilizadas com segurança, faz-se necessária a utilização de um método que transforme dados em informações seguras: denominado de método estatístico. Escreva uma redação com o tema: AS ETAPAS (FASES) QUE COMPÕEM O MÉTODO ESTATÍSTICO, considerando a sequência lógica das etapas.
RESPOSTA ESPERADA: 
O método estatístico segue uma sequência de etapas predefinidas, de forma lógica, para atingir seu objetivo de fornecer informações confiáveis para a tomada de decisões. As etapas deste método são em sequência:
ETAPA 1 – Definição do problema: O que queremos responder? Qual é a pergunta a responder? É necessário ter bem definido aquilo que se pretende pesquisar.
ETAPA 2 – Delimitar o problema: Quem será o público que fornecerá os dados?
ETAPA 3 – Planejar: Como obteremos os dados, isto é, quais serão os procedimentos necessários para ter acesso aos dados? 
ETAPA 4 – Coleta de dados: Consiste em obter os dados que responderão à pergunta. Pode-se utilizar a coleta direta: obtida diretamente da fonte (aplicação de questionários) ou indireta: quando se utiliza dos elementos levantados pela coleta direta (materiais impressos: revistas, livros, periódicos). Por sua vez, os dados se classificam em dados primários: são os publicados pelo própria pesquisa estatística; e secundários: são os publicados por outra pesquisa estatística anterior.
ETAPA 5 – Crítica dos dados: Tem por objetivo identificar possíveis equívocos (falhas), na fase anterior, para que erros grosseiros não afetem negativamente os resultados finais.
ETAPA 6 – Apuração dos dados: como os dados chegam de forma não organizada, consiste em agrupar e resumir (organizar) os dados utilizando contagem e agrupamento.
ETAPA 7 – Apresentação dos dados: disponibilizar os dados para análise, empregando ferramentas, como tabelas e gráficos.
ETAPA 8 – Análise dos dados: fase ligada ao cálculo de medidas que tem por objetivo descrever o fenômeno estudado.
ETAPA 9 – Interpretação dos dados: Consiste em formular algumas generalizações com base nos dados, apesar de certo grau de incerteza.
1. Em determinadas pesquisas estatísticas, o pesquisador pode estar interessado em fenômenos que envolvem o comportamento de mais de uma variável. Essa possível influência de uma variável e outra é abordada no estudo da correlação entre variáveis. Uma das ferramentas utilizadas nesse estudo é o gráfico de dispersão. Analise os gráficos da figura a seguir, e depois identifique e explique brevemente os dois tipos de correlação ilustrados por esses gráficos.
RESPOSTA ESPERADA: 
GRÁFICO A: Correlação linear positiva: o incremento de uma das variáveis do estudo leva ao incremento da outra variável envolvida no estudo.
GRÁFICO B: Correlação linear negativa: o incremento de uma das variáveis do estudo leva à redução da outra variável envolvida no estudo.
QUESTÃO:
2. Estudamos as regras de arredondamento, que aplicadas a um número, obtém-se o menor erro possível. Realize o arredondamento, para duas casas decimais, dos seguintes números de acordo com as regras aprendidas: 8,723, 3,175, 49,437 e 29,165.
RESPOSTA ESPERADA: 
8,723 => 8,72.
3,175 => 3,18.
49,437 => 49,44.
29,165 => 29,16.
QUESTÃO:
3. Os gráficos estatísticos são elementos empregados dentro do método estatístico, que têm por objetivo apresentar os dados obtidos através da pesquisa estatística. Este elemento tem como vantagem uma melhor visualização dos dados, facilitando a interpretação do comportamento da variável em estudo. Considerando as informações disponibilizadas na tabela de distribuição de frequência a seguir, construa uma gráfico por setores.
RESPOSTA ESPERADA: 
Dia da semana Ligações recebidas (ni)              fi
segunda-feira                30                               23%
terça-feira                    18                               14%
quarta-feira                   25                               19%
quinta-feira                   23                               18%
sexta-feira                    11                                 9%
sábado                         22                               17%
Total                           129                              100%

Outros materiais