Buscar

Filosofia - 1.2016 - Avaliação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO:
Este texto vem servir à avaliação 2, da Unidade 4 da disciplina de Filosofia da Universidade Veiga de Almeida.
QUESTÃO E RESPOSTA:
Questão:
Desde suas raízes, a filosofia abrange o conhecimento como um todo, vinculando as mais diversas áreas do saber para alcançar uma ampla compreensão da realidade. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a destacar campos específicos, privilegiando, por meio de recortes investigativos, determinados objetos de estudo. Tal avanço interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando não só os paradigmas científicos, mas também a vida e os valores de cada ser humano.
Considerando o exposto acima e com base nas transformações sucessivas, gradativas ou radicais no campo dos valores, analise a concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea.
Resposta:
A ética planetária é uma visão ainda distante da nossa realidade. Constantes avanços tecnológicos e científicos têm quebrado barreiras na unificação dos povos, mas há ainda muitas e incontáveis barreiras, sobretudo de ordem social.
Temos uma enorme facilidade para nos comunicar e transmitir informações e importantes avanços nos campos da medicina e na ciência em geral, e cada dia mais avanços, incessantemente. Mas ainda temos pessoas que morrem de fome, diarreia, gripe, sede, e outras causas há muito superadas pela maior parte do mundo. Morrem ainda por guerra, perseguições religiosas, étnicas e sexuais. Estamos mais globalizados? Sim. Muito mais que há 50 ou 20 anos. Um mísero espaço de tempo na história mundial. Mas que tipo de globalização é essa? O que está sendo globalizado. A nossa sociedade globalizada não pode ajudar milhares de refugiados Sírios na recentíssima história da humanidade. A tinta ainda seca nos anais da história. Sabemos o caminho até a Lua, podemos falar agora em áudio e vídeo com alguém no Japão, mas não podemos proteger uns milhares ou milhões de indivíduos do massacre da guerra.
Parece que até o momento os avanços na globalização favorecem majoritariamente interesses econômicos.
A ética planetária é uma questão incrivelmente complexa pela variedade de povos e crenças e por precisar atender a objetivos paradoxais, como integrar todos os povos e respeitar a autonomia das nações. A verdadeira ética planetária é aquela que permite mais do que comprar um artigo importado do outro lado do mundo, mas que permita um livre amparo de todos os indivíduos que precisarem de ajuda em outros territórios, e não apenas criar vastos territórios de livre comércio. É permitir o acesso de todas as pessoas à condições mínimas de saúde, paz, respeito e educação.
Rio de Janeiro, 21 de maio de 2016
Ronan Ermida da Costa
Engenharia da Computação

Outros materiais