Buscar

Poder Executivo

Prévia do material em texto

____________________________________________________________________________________
UNIDADE 7 – Poder Executivo
Organização: Adotamos o sistema de governo Presidencialista, assim, o Presidente da república exerce as funções de chefe de estado e de governo.
No âmbito estadual (distrital) e municipal, o poder executivo é exercido pelo Governador e Prefeito.
Nos territórios o Governador é nomeado pelo Presidente da República (art. 84, XIV).
Em seu múnus o Presidente é auxiliado pelos Ministros de Estado.
As atribuições do Presidente da República encontram-se no art. 84 da Constituição. Algumas dessas atribuições, que são meramente exemplificativas (XXVII), pode ser delegada, conforme estabelecido no parágrafo único.
Cargo: Vaga e impedimento (art. 80). Em caso de vacância do cargo de Presidente e Vice será realizada nova eleição, se ocorrer os dois últimos anos do período será através do voto do Congresso Nacional (Mandato Tampão).
Crime de responsabilidade (art. 85 e Lei nº 1.079/50, alterada pela Lei nº 10.028/2000): são crimes de natureza política e submentem o agente ao processo de impeachment
Processo de impeachment: bifásico, com um juízo de admissibilidade na Câmara e julgamento no Senado (art. 86 e Lei 1079/50).
Imunidade Presidencial: art. 86, §4º - o Presidente da República tem imunidade quanto aos crimes praticados antes do mandato ou aqueles não vinculados ao exercício do cargo, ficando suspenso o processo e a prescrição.

Outros materiais

Perguntas Recentes