Buscar

Discursiva de libras e pratica profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
[...] A nomenclatura utilizada para denominar o gestor da escola é a de diretor. Ficou também evidenciado que as atribuições do cotidiano de trabalho desses diretores exigem competências e habilidades necessárias para atender aspectos políticos, administrativos, pedagógicos e sociais. Apareceram como atribuições mais frequentes: ser observador, ouvinte, ter conhecimento da legislação vigente, dirigir, acompanhar, coordenar, avaliar, responder pelas questões administrativas e pedagógicas da escola, delegar atribuições, integrar escola/família/comunidade, solicitar verbas, manter um clima harmonioso no ambiente escolar, preservar o bom funcionamento da escola e resolver conflitos decorrentes do dia- a- dia.
FRANCISCO, Denise Arina. SCHNEIDER, Elaine Cristina Araújo (Organizadoras). Ações, reflexões e desafios na formação do pedagogo na contemporaneidade [recurso eletrônico]. Novo Hamburgo: Feevale, 2010 (p 60)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva as principais características da formação de um diretor escolar.
Nota: 16.0
	A formação do diretor escolar deve contemplar: reflexões teóricas: entendimento das políticas educacionais no contexto sócio-político-cultural, instrumentalizando para a intervenção nos espaços políticos, pedagógicos e curriculares. Desenvolvimento de habilidades de interlocução entre os diferentes sujeitos do espaço escolar, visando a construção dos processos pedagógicos nas instituições educativas ou nos movimentos sociais, conduzidos pela obrigação com a democratização das relações sociais. Aproximação teórica sobre o planejamento e a gestão dos sistemas de ensino, considerando as ferramentas metodológicas e tecnológicas usadas como propiciadoras de diálogo interno e articulação com os movimentos da sociedade civil (p. 31-32)
Resposta:As principais características são: entendimento das politicas educacionais no contexto sócio político-cultural, instrumentalizando para intervenção nos espaços politicos curriculares e pedagógicos, habilidade de interlocução entre diferentes sujeitos no espaço escolar, visando a construção do processo pedagógico nas instruturas educativas ou nos movimentos sociais,conduzido pela obrigação com a democracia das relações sociais e aproximação teorica sobe o planejamento e a gestão dos sistema de ensino. 
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
 
“Houve a crise séria entre a cultura surda e a educação, pois ao percorrer a trajetória histórica do povo surdo e suas diferentes representações sociais vemos os domínios do ouvintismo relativos a qualquer situação relacionada à vida social e educacional dos sujeitos surdos. Houve fracassos na educação dos surdos devido à predominância do oralismo puro na forma de ouvintismo, entretanto, em últimos 20 anos começaram a perceber que os povos surdos poderiam ser educados através da língua de sinais”.
STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. Pg. 15.
 
De acordo com os textos lidos, descreva no que é pautada a filosofia e metodologia oralista e sua relação com a pessoa surda.
Nota: 16.0
	Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 55 e 56.
 
Durante muito tempo as discussões a respeito da educação de surdos são impregnadas de uma visão médico-clínica. Essa postura foi assumida pela filosofia oralista, que acredita na normalização, preconizando a integração e o convívio dos portadores de surdez com os ouvintes somente através da língua oral. Com a busca da equivalência ao ouvinte, prioriza-se o ensino da fala como centralidade do trabalho pedagógico. A metodologia é pautada no ensino de palavras e tais atitudes respaldam-se na alegação de que o surdo tem dificuldade de abstração. Aprender a falar tem um peso maior do que aprender a ler e a escrever. Assim, o surdo é considerado como deficiente auditivo que deve ser curado, corrigido, recuperado. Como ressalta Jacinto (2001), com a valorização da modalidade oral, o oralismo torna-se hegemônico, e a língua de sinais é considerada 'tradicional' e 'acientífica'. Segundo essa visão, a utilização de sinais levaria a criança surda à acomodação e a desmotivaria para a fala, condenando-a a viver numa subcultura.
Resposta:No congresso de Milão de 1980 houve uma completa mudança a respeito da surdez e da educação dos surdos. Organizado por uma maioria oralista teve como principal resultado o banimento da lingua de sinais e a eleição da metodologia oral como exclusiva para a educação dos surdos.
Questão 3/5
 
Discutir o papel de cada um no espaço escolar é pressuposto para sua organização, pois é incentivada, assim, a corresponsabilidade de todos que ali estão, levando-os a engajar-se em busca da melhoria da educação.  Nesse contexto, o que os sujeitos envolvidos no processo educativo na organização escolar devem ter claro para a função de seu dia a dia?
Nota: 20.0
	Os sujeitos envolvidos no processo educativo devem ter em mente da importância de refletir sobre a maneira como as relações entre os agentes educativos de dentro e fora dos espaços escolares promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização da instituição escolar (p. 08)
Resposta:Os sujeitos envolvidos no processo educativo devem ter em mente da importancia de refletir sobre a maneira como as relações entre os agentes educativos de dentro e fora dos espaços escolares promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização da instituição escolar.
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
 
“O estudo das línguas de sinais e comunidades surdas pode fornecer informações sobre o desenvolvimento lingüístico em circunstancias extremas que não são encontradas em outro lugar. Essa é uma contribuição única á nossa compreensão da natureza da língua e dos mecanismos que possibilitam a aquisição da linguagem e dos mecanismos que possibilitam a aquisição da linguagem. Pesquisadores que estudam essas circunstâncias possuem um papel muito especial no avanço do conhecimento científico.”
QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de; (Org.). Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. pg. 211.
 
Os textos estudados e as aulas vistas, mostram que todos os indivíduos têm base biológica para a linguagem, ou seja, todos têm predisposição para aquisição de linguagem. Para as crianças surdas, o processo de aprendizagem de uma língua pode ficar fragmentado. Explique por que isso ocorre e qual a importância do aprendizado da língua de sinais pelos surdos.
Nota: 16.0
	Espera-se que o aluno explique que na maioria das vezes as crianças surdas não tem acesso a língua de sinais, não acontecendo assim um input linguístico. A língua é importante para todos os processos cognitivos do indivíduo, de pensamento, abstração e comunicação.
Texto 4: Educação infantil – Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de Comunicação e Sinalização: Surdez
Páginas 17, 18 e 19.
Resposta:O surdo aprende a se comunicar pelo que vê e não pelo que ouve. A criança surda pode nascer em familia de pais ouvintes quando antes o diaginostico melhor para introduzir a criança em seu mundo da língua natural. 
Questão 5/5
O diretor por sua vez é a pessoa encarregada de conduzir o grupo a realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito as diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propicias ao processo de ensino aprendizagem.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 014 (p 104)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva às atribuições do diretor da escola.
Nota: 20.0
	O diretor da escola é o dirigente e principal responsável pela escola, tem a visão de conjunto, articula e integra os vários setores (administrativos,pedagógicos, secretaria, serviços gerais, relacionamento cm a comunidade, etc (p. 33)
Resposta:O diretor da escola é dirigente e principal responsavel pela escola, tem a visão de conjunto, articula e integra os varios setores, administrativo, pedagogico, secretárias, serviços gerais, relacionamento com a comunidade, etc...

Outros materiais