Buscar

GABARITO PROVA DISCURSSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o extrato de texto abaixo:
 
"Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de fora para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento".
 
SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 31.
 
Nesse contexto, levando em consideração as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre os conteúdos de ensino na concepção da escola nova na vertente não diretiva.
Nota: 20.0
	Nessa concepção, os conteúdos de ensino não possuíam relevância, o importante seria estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem. Mas, em última instância, os conhecimentos eram dispensáveis, servindo apenas como meio para o autodesenvolvimento (p. 102).
Resposta:Nesta o ensino devia ser visto como uma terapia,onde o aprendizado não devia seguir uma linha lógica processual e sim a lógica dos cognitiva,o professor não deveria direcionar de forma rígida e sim com um guia deixando o aluno experimentar os caminhos de aprendizado que lhe pareciam mais convenientes,
Questão 2/5
Lei ao fragmento do texto a seguir:
 
A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. (...) A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível.
 
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições, 14 ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 118.
 
Com base no fragmento do texto acima, e acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, descreva:
O conceito de avaliação;
A finalidade da avaliação no processo educativo.
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 31)
A avaliação é um processo que consiste em fazer um julgamento comparativo entre o desempenho demonstrado e o resultado pretendido. Vista como processo, ela faz prevalecer a qualidade do desempenho sobre a qualidade de atividades realizadas pelo aluno ou pelo profissional de qualquer área. Dessa forma, é possível entender que avaliação deve sempre enfatizar mais o processo do que o produto resultante da combinação ensino-aprendizagem.
A avaliação é a base consciente para o estabelecimento das condições necessárias à vida e ao progresso humano, tanto individual como social. Assim concebida, a avaliação efetivamente se enquadra numa atribuição de qualidade sobre dados relevantes para a tomada de decisão.
Entre os objetivos da avaliação, é possível considerar como principal, verificar quais foram os caminhos que o levaram ao conhecimento. Avaliação configura-se como um diagnóstico da realidade quanto ao aluno e à aprendizagem, tanto no início como ao longo do processo, constituindo-se como elemento facilitador para tomada de decisão.
Resposta:A avaliação não deve ser o ponto focal do processo avaliativo e sim o desenvolvimento do aluno,porém ela tem papel importante neste processo pois atrvés dela se constata o qual o nível deste desenvolvimento,constata se o ensino esta sendo feito de forma satisfatória ou se esta sendo falho e precisa ser aprimorado.Em casos específicos ajuda a identificar alunos com dificuldades que devem sanadas.
Questão 3/5
Considere o seguinte extrato de texto:
 
"Introduzida no Brasil no início de 1960, a pedagogia tecnicista defende que a escola deve ter como principal objetivo a produção de pessoas aptas para ocupar postos de trabalho. Para isso, é necessária a transmissão eficaz de conhecimento e técnicas de forma ágil, clara e diretiva".
 
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 94.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre os conteúdos de ensino relativos à pedagogia tecnicista.
Nota: 20.0
	Na pedagogia tecnicista, os conteúdos a serem ensinados deveriam ser baseados em informações, princípios e leis, organizados em uma sequência lógica e psicológica, estabelecida e ordenada por especialistas (p. 106).
Resposta:Os conteúdos na pedagogia tecnicista eram com finalidade unica de formar os alunos para o mercado de trabalho,não tinham nenhuma função de desenvolver o lado cognitivo do aluno.Eram conteúdos direcionados ao desenvolvimento de habilidades especificas.Eram elaborados por especialistas e passados aos alunos pelo professor através de palestras e aulas expositivas,os alunos tinham que decora-los e na hora da avaliação as resposta deveriam ser exatamente o que estavam no livro.
Questão 4/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
O professor deve explicar de forma descritiva, sobre o nível individual de desempenho e de aprendizagem dos alunos.
 
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 99.
 
Qual o papel do professor diante aluno ao apresentar o nível de desempenho da sua aprendizagem?
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 99)
O aluno deve receber alusões positivas sobre seu desempenho e contribuição para o seu desenvolvimento.
O professor deve incentivar para que o aluno atinja a melhoria de seu desempenho, além e oferecer contribuição no desenvolvimento dos conteúdos proposto em aula.
O aluno deve receber incentivo para atingir melhoria de seu desempenho e oferecer apoio pedagógico extraclasse direcionando recuperação de estudos.
Cabe ao professor indicar referências bibliográficas para que o aluno possa realizar leituras complementares referentes ao conteúdos propostos.
Resposta:O professor em todo decorrer do processo de ensino deve utilizar variados métodos de avaliação,desta forma estará sendo mais justo para com o seu aluno pois de forma continua ele tem uma visão mais ampla do desenvolvimento deste.O resultado de cada avaliação deve se registrado para que no final do processo não seja esquecido nenhum detalhe importante. Através dos resultados obtidos do desempenho dos alunos o professor deve fazer uma auto avaliação, nesta poderá identificar onde está acertando e o que deve ser corrigido.
Questão 5/5
Leia a seguinte citação:
 
"As teorias (ou concepções) não críticas de educação compreendem a sociedade como essencialmente harmoniosa, tendendo a integração dos seus membros".
 
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 40. D. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características das teorias não críticas da educação.
Nota: 20.0
	A pedagogia liberal começou a se instituir como consolidação da burguesia na Europa, no início do século XIX. Num primeiro momento, foi revolucionária por defender, pela primeira vez na história, o princípio de que a educação é direito de todos. Fazem parte das teorias não críticas: pedagogia tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista (p. 88).
 
Resposta:As principais teorias não criticas que se pode citar são: Escola tradicional: Os conteúdos eram enciclopédicos,o professor era o centro do processo e o aluno era visto como tabula rasa. O ensino era feito de forma rígida o professor falava e cabia ao aluno apenas memorizar o conteúdo de forma exata como lhe era exposto sem questionamentos.A ideia era formar alunos para assumirem seu lugar na sociedade de forma passiva. Escola Nova: Nesta visão osconteúdos relevantes eram aqueles do interesse do aluno, o professor passou a ter papel de auxiliador e estimulador dos alunos, era ensinado o que era interessante ao aluno sempre levando em conta seus conhecimentos prévios.A escola tinha o papel de desenvolver o lado cognitivo porém ainda estimulando a passividade quanto aos problemas sociais. Escola tecnicista: Esta teve o papel muito forte durante a grande expansão industrial,no Brasil foi a forma de ensino aplicada durante a ditadura militar.A escola passou a se vista como uma empresa e seu papel era de formar profissionais para o mercado de trabalho, o foco não estava nem no professor nem no aluno e sim no processo.Os conteúdos eram elaborados por especialistas e tinham função apenas para formar trabalhadores. o sistema avaliativo era feito principalmente de testes onde o aluno deveria responder exatamente o que estava nos livros. Estas teorias não simplesmente se extinguiram,ainda são vivas dentro do ambiente escolar muitas vezes com novas roupagens e apresentadas como novidades.

Outros materiais