Buscar

Apol 2 Relações Trabalhistas e Gestão de Cargos e Salários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 2 – Relações Trabalhistas e Gestão de Cargos e Salários
Questão 1/5
A redação do inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal, determina que o serviço como aprendiz pode ser exercido a partir dos 14 anos. A aprendizagem não se confunde com estágio, pois este não tem vínculo de emprego, sendo que o aprendiz é empregado.
Analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(   ) Ocorre a aprendizagem quando o jovem trabalhador é matriculado em cursos como de instituições devidamente qualificadas, como os do Senai ou Senac ou em outros similares e devidamente reconhecidos.
(   ) Como regra, o contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos
(   ) A jornada de trabalho do aprendiz não ultrapassará  6 horas diárias, não sendo possível qualquer exceção.
F F F
V V F
V F V
F V V
V V V
Questão 2/5
Quanto à forma, o contrato de trabalho pode ser avençado tácita ou expressamente (verbalmente ou por escrito).
Referente à forma tácita, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços não eventuais a outrem, sob dependência deste e mediante salário, sem que tenham feito qualquer acordo.
A forma tácita é aquela em que as partes estipulam as condições da prestação do serviço de forma clara, podendo ser celebrado de forma verbal ou escrita.
A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços eventuais a empresas terceirizadas, sob dependência deste e mediante benefícios.
A forma tácita é aquela em que as partes estipulam as condições da prestação do serviço de forma complexa, celebrado de forma escrita.
A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços eventuais a outrem, sob dependência deste e mediante salário, sem que tenham feito qualquer acordo.
Questão 3/5
Analise a relação proposta entre as asserções a seguir:
I - A estratégia de remuneração tem relação direta com o mercado de trabalho e com o negócio da empresa, requerendo análise aprofundada do papel e do grau de importância das pessoas na competitividade da organização.
Porque
II - A estratégia de remuneração é concretizada nas políticas adotadas em relação ao posicionamento dos valores no mercado de trabalho e no estabelecimento do composto remuneratório a ser praticado.
(Disponível na Biblioteca Virtual, do autor Ademar Orsi, p. 173-174)
Assinale a alternativa correta:
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
Questão 4/5
De acordo com o Art. 458 – “Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas. “Quanto ao salário in natura e utilidades não salariais, é correto afirmar:
A habitação, a energia elétrica e o veículo fornecido pelo empregador ao empregado, quando dispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso do veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.
Os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço têm caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
O transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público, ao contrário do vale-transporte, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
O vale-transporte e o vale-refeição, fornecidos por força do contrato de trabalho, não têm natureza salarial e devem ser sempre subsidiados parcialmente pelo empregador.
As assistências médicas, hospitalares e odontológicas prestadas diretamente pelo empregador ou mediante seguro-saúde, não têm natureza salarial, ainda que sejam subsidiadas parcialmente pelo empregado.
Questão 5/5
O parágrafo 2º do artigo 443, CLT, especifica as hipóteses de adoção do contrato com prazo determinado. Vê-se que uma delas é o contrato de experiência. Neste, há uma diferença em relação aos outros contratos com final prefixado: existe a possibilidade de se transformar em contrato por tempo indeterminado.
Referente ao contrato de experiência, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
O contrato de experiência não pode ultrapassar 90 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
O contrato de experiência não pode ultrapassar 120 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
O contrato de experiência não pode ultrapassar 4 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
O contrato de experiência não pode ultrapassar 6 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
O contrato de experiência não pode ultrapassar 45 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.

Outros materiais