A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Pré-visualização | Página 4 de 6

modificações institucionais que alcançaria níveis mais amplos da organização social. Com base na participação grupal, deveria contribuir para o desenvolvimento de pessoas livres e autônomas, que pudessem se organizar coletivamente em assembleias, conselhos, associações etc. (p. 139-141).
Resposta:a pedagogia libertária passa ao aluno que ele pode ser livre,estudar somente o que for necessário pra a sua vida. o trabalho em grupo neste tipo de pedagogia é muito importante,busca a valorização do que o individuo sabe na pratica e assim passa a ser mais importante do que o próprio conteúdo ensinado,ela defende a autogestão pedagógica e busca terminar com o autoritarismo na escola.
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
A avaliação de desempenho de um piloto pode ser entendida da seguinte forma:
[...]
Convivência: que o piloto saiba propiciar bem-estar aos passageiros ao alçar voo, ao assegurar o avião no ar, ao garantir voo seguro e ao aterrissar sem percalços.
 
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 118.
 
Com base na analogia apresentada por Both (2008), justifique o conceito de convivência enquanto componente avaliativo.
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 119)
As funções de competência, capacidade e habilidade desembocam na convivência, na forma de manifestações positivas explicitas de desempenho por parte do educando. Convivência, no caso, representa o destino final dos benefícios advindos das demais funções.
Em termos pedagógicos, auto-estima, melhoria comportamental e consequentemente aumento do desempenho escolar são resultados que necessariamente se reforçam quando o aluno percebe progressos em competências – domínio de conhecimentos, em capacidades – saber relacionar e aplicar conhecimentos e em habilidades – relacionar e aplicar conhecimentos de forma criativa e criadora.
Resposta:o professor deve ter profissionalismo,didática,criatividade para passar os conteúdos aos alunos e ter como maior intenção no processo de avaliar ver o que seu aluno errou e assim fazer uma autoavaliação ajudando o mesmo ir por outro caminho para acertar. A convivência entre professor e aluno deve ser sempre a melhor possível para assim ter maior desempenho no processo ensino aprendizagem.
 
APOL..................
Questão 1/10
(...) na Escola Nova, os conteúdos são organizados em projetos que permitem os alunos a uma adaptação a sociedade.
LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. PINHEIRO. Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersabers, 2012 (p. 160).
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere à avaliação na Escola Nova na vertente não diretiva.
	
	A
	A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	Na Escola Nova na vertente não diretiva era feita uma autoavaliação, uma forma privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber só tem relevância se com base no significado que tem para cada indivíduo.
Você acertou!
A única alternativa correta é a opção B, na Escola Nova na vertente não diretiva era feita uma autoavaliação, uma forma privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber só tem relevância se com base no significado que tem para cada indivíduo. (p. 103)
A opção A, é falsa, refere-se a avaliação na Pedagogia Tradicional (p. 88)
A opção C refere-se a avaliação na Pedagogia Tecnicista (p. 106)
A opção D refere-se a Pedagogia Libertária (p.143)
A opção E refere-se a Pedagogia Histórico-crítica (p. 159)
	
	C
	A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente não diretiva.
	
	E
	A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
 
Questão 2/10
(...) embora a Escola Nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos as necessidades da vida adulta se dariam a partir do respeito e as necessidades imediatas de cada aluno. 
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 166) 
Sobre o papel do professor na Escola Nova na vertente diretiva, analise as afirmativas a seguir: 
I – O professor é o detentor do saber.
II – O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta.
III – O professor deve criar condições para que o aluno aprenda.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III apenas.
Você acertou!
A única alternativa correta é a opção B, na Escola Nova na vertente diretiva, o professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta e deve criar condições para que o aluno aprenda (p.96-97)
A opção I esta incorreta, pois refere-se ao papel do professor na Pedagogia Tradicional (p.85)
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I.
	
	E
	Apenas a afirmativa III.
Questão 3/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Do ponto de vista das relações pedagógicas, diversamente dos exames, a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder a melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas toda a atuação do sistema.
Fonte: Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>Acesso em: 22 mar. 2015, p. 2.
Considerando que o ato de avaliar deve ser aplicado sob quatro prismas intercomplementares, assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Processo de justiça, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Tomada de Decisão.
	
	B
	Instrumentos quantitativos de verificação, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Ênfase no produto.
	
	C
	Processo de justiça, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Tomada de Decisão.
Você acertou!
Processo de justiça para com o aluno; Ato de responsabilidade ante o desempenho do aluno, Diagnóstico da realidade, com estabelecimento de juízo de valor a partir de dados significativos, Tomada de decisão para a solução de situações-problema.
	
	D
	Diagnóstico da Realidade, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Resultado final.
	
	E
	Capacidade do sujeito, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Aprovação para o nível subsequente.
 
Questão 4/10
Leia o texto:
[...] devemos considerar primeiramente que toda proposta de avaliação está vinculada a uma proposta pedagógica. Isso porque avaliar é parte do fazer pedagógico, não é algo que se possa fazer sem levar em conta o que se ensina e a forma como se ensina.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 89.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o processo de avaliação na etapa da educação infantil?
	
	A
	A avaliação ocorre por meio do acompanhamento e dos registros de desenvolvimento do aluno, pois, estes são analisados como objeto de promoção para o ensino fundamental.
	
	B
	A avaliação na educação infantil é realizada na última etapa, ou seja, quando a criança possui cinco anos