Buscar

aula 03 unaes L.Program.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. OBJETIVOS
• Entender como os algoritmos são construídos.
• Elaborar algoritmos utilizando as estruturas sequenciais.
2. CONTEÚDOS
• Estrutura sequencial.
• Variáveis e constantes.
• Expressões aritméticas.
• Expressões lógicas
INTRODUÇÃO À UNIDADE
Na unidade anterior, além de estudar os principais conceitos da lógica matemática, você também teve a oportunidade de conhecer as formas de representação de algoritmos.
Nesta unidade, estudaremos os conceitos essenciais para a construção de algoritmos com a utilização do método do pseudocódigo. Para tanto, inicialmente você terá a possibilidade de aprender como declarar variáveis e constantes, como atribuir valores a variáveis, como exibir informações na tela e como receber dados digitados pelo usuário.
Em seguida, terá a possibilidade de aprender como utilizar expressões na elaboração de algoritmos e escrever algoritmos que utilizam expressões aritméticas e seus operadores matemáticos. Além disso, você terá condições de discutir as expressões lógicas e seus respectivos operadores lógicos e relacionais.
ESTRUTURA SEQUENCIAL
Como você pôde aprender na unidade anterior, a construção de um algoritmo depende da organização lógica e coerente de um conjunto de passos. Esses passos devem ser executados
de maneira sequencial, e, no caso dos algoritmos, sempre do início para o fim. Além disso, para cada passo ou linha do algoritmo, a execução ocorre sempre da esquerda para a direita. 
Estrutura básica de um algoritmo
 
Os algoritmos computacionais possuem uma estrutura básica na qual são definidos, por
exemplo, o nome do algoritmo, as variáveis utilizadas e o bloco principal. A estrutura mínima
exigida para um algoritmo é a apresentada no Código 1. 
Observe:
Na Linha 1, é definido o nome do algoritmo, uma informação essencial para sua identificação. Esse nome é sempre definido entre "aspas duplas" e aparece após a palavra algoritmo.
Na Linha 2, podemos observar um recurso muito utilizado pelos programadores para a documentação dos algoritmos, chamado de "comentário". Os comentários são utilizados apenas para melhorar a legibilidade e facilitar o entendimento do algoritmo. Nos tópicos a seguir, serão apresentadas mais informações sobre os comentários.
A Linha 4 determina a parte do algoritmo em que são declaradas as variáveis e as constan tes. Esse conceito é fundamental para a construção de algoritmos e será abordado em breve.
A Linha 6 contém a palavra reservada inicio, que determina o início do bloco principal do algoritmo. A partir desse ponto, o programador pode inserir toda a lógica de programação ou bloco de instruções.
Finalmente, na Linha 10, é especificado o fim do algoritmo pela palavra reservada fimalgoritmo.
Um ponto importante a ser destacado é a utilização de linhas em branco dentro do algoritmo, fato que pode ser observado nas Linhas 3, 5, 7 e 9 do Código 1. A utilização de linhas embranco é um recurso muito utilizado, pois facilita a leitura do algoritmo.
Outro ponto a destacar é a utilização de tabulações ao longo do algoritmo, como pode sernotado na Linha 8. As tabulações são imprescindíveis para a organização do algoritmo: da mesma maneira que as linhas em branco, tornam a leitura mais fácil.
Os comentários, as linhas em branco e as tabulações fazem parte das boas práticas de programação.
VIVA O TIMÃO
BRASILEIRÃO 2015 É NOSSO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais