Buscar

aula 04.1 unaes L. Program.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Você sabia que uma das grandes habilidades dos programas de computadores é a capacidade de realizar cálculos matemáticos? Para isso, os programas utilizam um conjunto de símbolos especiais, que são chamados de operadores aritméticos.
Exemplo
Para realizar a soma entre dois números, como, por exemplo, 10 e 20, é necessária a utilização do operador aritmético de adição. Esse operador é representado pelo símbolo +. Assim, a instrução soma = 10+20 realiza a soma entre os valores e atribui o resultado à variável soma.
As principais operações matemáticas possuem operadores aritméticos, os quais podem ser aplicados a qualquer tipo de expressão contendo números inteiros ou números reais. Observe, no Quadro 3, os principais operadores aritméticos.
No entanto, imagine, agora, que as variáveis assumiram os seguintes valores: A = 5 e B = 2. Qual é, então, o resultado da expressão A / B? Não se esqueça de que estamos trabalhando com números inteiros; assim, o resultado não é 2,5.
O resultado correto para essa expressão entre variáveis inteiras é 2, ou seja, a divisão de 5 por 2 é igual a 2 e resta (ou sobra) 1.
Dessa forma, podemos escrever expressões aritméticas capazes de resultar o quociente da divisão entre dois números inteiros, para isso, utilizamos o operador matemático /. Além disso, também podemos elaborar expressões que resultem o resto da divisão entre inteiros. Para isso, utilizamos o operador matemático %. Esse operador é responsável pelo resto ou módulo da divisão entre números inteiros.
O algoritmo do Código 7 ilustra a utilização dos operadores aritméticos de divisão inteira tanto para cálculo do quociente quanto para o cálculo do resto. Veja:
Observação: no programa VisuAlg, o operador matemático para números inteiros é representado pelo símbolo \. Assim, na Linha 18 do algoritmo, teríamos quociente <- A\B.
No conjunto de operadores matemáticos, também é possível representar as operações de potenciação e radiciação. Para isso, utilizamos os operadores pot e raiz.
Exemplo
A potenciação realiza a operação de um número elevado a outro, como, por exemplo, 23(2 elevado a 3). Representamos essa operação no algoritmo como pot (2,3).
Já a operação de radiciação, responsável pelo cálculo da raiz quadrada de um número, é representada pelo operador raiz. Assim, a raiz quadrada de 25, ou seja, 25 , é formalizada pela operação raiz(25). 
O algoritmo do Código 8 ilustra a funcionalidade do operador matemático de potenciação.
Observe:
Em expressões matemáticas envolvendo operadores com a mesma prioridade, devemos resolver inicialmente os operadores mais à esquerda, e, em seguida, os mais à direita. Por exemplo, na expressão resultado <- 10 * 2 / 5, resolvemos inicialmente 10 * 2 (igual a 20), e, depois, dividiremos o resultado por 5. Assim, o resultado da expressão é igual a 4.
Expressões lógicas
A construção de instruções de algoritmos permite a utilização de expressões lógicas. Essas expressões são responsáveis por estabelecer relações em valores ou em variáveis dentro do algoritmo. O resultado da avaliação de uma expressão lógica é sempre um valor lógico, ou seja, a expressão sempre resulta um valor verdadeiro ou falso. Há três tipos de operadores: operadores de igualdade, relacionais e lógicos.
Os operadores de igualdade são utilizados para estabelecer equivalência entre informações presentes nos algoritmos. Com eles, você pode, por exemplo, avaliar se uma determinada variável é ou não igual a outra. Verifique, no Quadro 5, os operadores de igualdade
Para demonstrar o funcionamento do algoritmo, veja o resultado da execução a seguir. As informações utilizadas como entrada são apenas ilustrativas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes