Buscar

Aula 07 unaes L. Program. Estrut. de Repetição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO 
As estruturas de repetição são recursos utilizados na construção de algoritmos e programas e permitem ao programador definir quais blocos de instruções serão repetidos até que ocorra certa condição. Essas estruturas têm muitas aplicações. Podemos dizer, inclusive, que quase todos os algoritmos possuem pelo menos uma estrutura de repetição. Como exemplo, suponha a seguinte situação: você precisa criar um algoritmo que escreva dez vezes na tela um nome informado pelo usuário. Veja, no Código 9, um possível algoritmo para solucionar esse problema.
19
Estrutura para
A estrutura para permite que o programador defina o número de vezes que um bloco de comandos deve ser repetido. O controle do número de repetições é realizado por uma variável que é conhecida como contador. Observe, no algoritmo a seguir, a sintaxe da estrutura para:
O laço de repetição da estrutura é definido pelas palavras reservadas para ..fimpara. Além disso, é necessário especificar uma variável do tipo inteiro, que será utilizada como contador das repetições. Essa variável deve ser previamente declarada.O número de repetições do bloco depende dos valores definidos nos parâmetros <valor_inicial> e <valor_final>. Por exemplo, uma estrutura para com um laço de repetição de 100 vezes pode ser especificada da seguinte maneira:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais