Buscar

Pacientes Especiais slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Poliana Cristina A. B. Martins
Pâmela Basílio
Nicolly Souza
Pacientes Especiais na Odontologia 
.
.
Pacientes Especiais na Odontologia 
Até alguns anos atrás, determinados tipos de pacientes especiais apresentavam um prognóstico desfavorável em relação à sua condição bucal por falta de conhecimento e negligência em relação aos cuidados odontológicos. Muitas vezes, era dada importância secundária à saúde bucal pela presença de outros problemas considerados, em um primeiro momento, mais importantes. Entretanto, atualmente, um número crescente de famílias e pacientes tem procurado obter mais orientações e buscado tratamento odontológico.
Dicas importantes para pais, responsáveis e leigos que lidam com os especiais. 
"Basicamente não separar a saúde bucal da geral. Os pacientes com necessidades especiais têm vários problemas de saúde e muitos se esquecem da bucal. É importante fazer boa dieta, higiene bucal, consumir água de abastecimento público, porque contém flúor, e inserir, pelo menos, duas visitas ao cirurgião-dentista por ano. Ele vai adotar medidas preventivas e, nesse período de latência, de seis meses, o problema que surgir será mais simples."
Nas crianças com necessidades especiais, podemos observar todos os problemas odontológicos presentes em crianças normorreativas, geralmente agravados pela negligência ou desconhecimento por parte dos responsáveis. Deve-se dar ênfase à educação e ao estabelecimento de uma comunicação efetiva, não apenas com a criança, mas também com seus familiares para o êxito do atendimento. O cirurgião-dentista que irá receber uma criança especial em seu consultório, antes de tudo, deve ter conhecimento, respeito e amor pela criança que irá atender.
Pacientes Especiais na Odontologia 
Pacientes Especiais na Odontologia 
Os procedimentos odontológicos não diferem tecnicamente. As principais diferenças estão nas características do espaço físico do consultório (seu acesso facilitado através de rampas, elevadores e ainda arquitetura das salas, que deve ter portas amplas, permitindo a passagem de cadeira de rodas e locomoção adequada dos pacientes nos cuidados pré-operatórios (em pacientes que fazem uso de medicamentos, exames complementares se necessário).
Na utilização de determinados instrumentos odontológicos (abridores de boca) e, finalmente, na escolha do melhor material odontológico a ser empregado.
 Deve-se ressaltar que muitos pacientes necessitam de atendimento odontológico em âmbito hospitalar, por apresentarem condições sistêmicas desfavoráveis, que requerem um monitoramento.
Então, Por que a saúde bucal de muitos destes indivíduos com necessidades especiais ainda é alarmante? Muitos ainda postergam o atendimento odontológico por sentirem medo, insegurança, ou apenas procuram tratamento ao sentirem dor, tendo deste modo uma atuação curativa, invasiva e muitas vezes mutiladora... Há os que dependem de um cuidador, apresentam dificuldades de comunicação enfim vários fatores... 
A Odontologia Preventiva deve ser estimulada por todos os profissionais da área da saúde. 
A presença de doença bucal afeta a saúde geral do indivíduo, com inúmeros trabalhos publicados a este respeito.
Pacientes Especiais na Odontologia 
Deste modo o controle da dieta: (frequência/consistência de açúcar), higiene bucal (uso de escova/ fio dental/adaptações) e uso de pasta de dente com flúor devem ser priorizado. 
Muito importante o profissional da Odontologia ‘’orientar e preparar’’ o cuidador e responsavel, capacitando-o.
Dicas Para Pacientes Especiais 
Na Odontologia 
O cirurgião-dentista deverá atuar sempre numa equipe multidisciplinar ou multiprofissional, proporcionando ao paciente com necessidades especiais, dentro de suas condições, uma melhor qualidade de vida seja ele bebê, criança ou adulto. 
Transmitir às principais doenças que acometem a cavidade bucal do indivíduo especial, enfatizar a importância da saúde bucal como parte integrante da saúde geral.
Pacientes Especiais na Odontologia 
Realizados por odontopediatra especializado na área, e equipe de anestesistas.
Os procedimentos são seguros e permitem intervenções que não poderiam ser feitas no consultório.
Importante saber que em São Paulo, exatamente em junho de 2011 - A manutenção da saúde bucal dependeria de visitas periódicas ao dentista, mas que nem sempre a situação é confortável para crianças e adolescentes, ainda mais quando são portadores de necessidades especiais e isso acaba atrapalhando muito a abordagem direta.
 O que muitos pais não sabem, no entanto, que para proporcionar melhor atendimento, bem-estar e segurança, os procedimentos odontológicos podem ser realizados no ambiente hospitalar com sedação e por um profissional especializado neste tipo de paciente.
Meios utilizados na Odontologia 
Desde fevereiro, o Hospital Infantil Sabará, referência em pediatra, realiza essas intervenções com sucesso. De acordo com a odontopediatra Mirian Schmidt, que atende pacientes com necessidade especiais há 15 anos, esse atendimento diferenciado não só evita o estresse da cadeira do dentista, como permite um tratamento mais completo, já que a maioria desses pacientes não aceitos ou permite a intervenção do dentista no consultório por medo e/ou pela própria condição.
Pacientes Especiais na Odontologia 
Para dar conforto e poder realizar o necessário, o odontopediatra conta com a ajuda de um anestesista que controla e aplica a sedação.
 “Crianças com necessidade especiais, muitas vezes, não conseguem nem fazer uma higienização correta. Nesses casos, a sedação é um recurso aplicável, única forma de realizar desde os procedimentos mais simples aos mais complexos”, esclarece a especialista
Pacientes Especiais na Odontologia 
Embora as intervenções desses pacientes especiais não sejam diferentes do convencional, lembra a Dra Mirian, a abordagem e o relacionamento do dentista com essas crianças requerem atenção especial.
Há casos de pacientes que levaram meses para entrar no consultório, outros só aceitaram se sentar na cadeira para primeira consulta após semanas de contato. 
É preciso respeitar essas crianças e dar tempo para que se sintam à vontade com o profissional no ambiente”, e busca ganha a confiança os mesmos.
Pacientes Especiais na Odontologia 
Segundo a odontopediatra, pacientes com necessidades especiais podem estranhar desde as luzes da sala do dentista à cadeira que se movimenta, até os barulhos dos aparelhos, movimentação rapida das pessoas, o rir muito alto. “Além disso, nem todas essas crianças e adolescentes têm controle do corpo e podem apresentar movimentos involuntários durante a consulta odontológica, por isso a segurança de se tratar com sedação”, afirmam.
Pacientes Especiais na Odontologia 
A cirurgiã-dentista Maria Lucia Varellis, reforça que a principal preocupação é o paciente. 
"O fundamental é vivermos o caminho da inclusão de todas as formas. Das barreiras arquitetônicas à inserção no mercado de trabalho até a inclusão da boca saudável, fundamental para que a socialização não seja comprometida. Enfim, uma sociedade de todos para todos.“
A obra Título: O paciente com necessidades 
especiais na odontologia – manual prático
A Obra – Manual Prático Para 
Pacientes Especiais na Odontologia 
A cirurgiã-dentista Maria Lucia Varellis, complementa que o paciente especial, de maneira simples e didática, é aquele que precisa, de forma temporária ou permanente, de apoio em algum segmento da vida devido à alteração de forma (síndromes e amputação), função (doenças crônicas nos rins, coração, pâncreas) e pensar, sentir e querer (transtornos psíquicos).
 Professora universitária, cirurgiã-dentista, lança a segunda edição do livro '. Nele, a autora aponta a importância da saúde bucal também para os pacientes especiais, portadores de distúrbios neuropsicomotores e que comprovou, frente aos problemas psicossociais que interferem no processo de colaboração do paciente à assistência odontológica, um grupo que
pode ser considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais, de acordo com o tipo de patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica,
 alteração muscular e ineficácia da higienização.
Pacientes Especiais na Odontologia 
Ultimamente, na Odontologia existe um movimento maior no entendimento e na prática clínica oferecida a pessoas com necessidades especiais. 
Foi regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia a especialidade de Odontologia em Pacientes com Necessidades Especiais. Segundo Sabbagh Haddad, 2007, os pacientes com necessidades especiais podem ser classificados conforme segue abaixo:
Deficiência mental
Deficiência física Anomalias congênitas
 (deformações, síndromes)?
Pacientes Especiais na Odontologia 
Distúrbios comportamentais (autismo)
Transtornos psiquiátricos
Distúrbios sensoriais e de comunicação
Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, doenças vesículo bolhosas, etc)
Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose)
Condições sistêmicas (irradiados, transplantados , oncológicos, gestantes, imunocomprometidos)
Classificação pacientes com necessidades especiais 
O atendimento ambulatorial deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado. 
Crianças ou adultos têm uma necessidade aumentada para o cuidado preventivo odontológico; para prevenção de cárie e doenças periodontais, pois não apresentam plena capacidade de realizar seus cuidados bucais necessitando da ajuda de alguém em muitas das vezes. 
A participação de da pessoa responsável 
 é fundamental para 
 o sucesso do tratamento odontológico 
 e para promoção da saúde bucal
 do paciente.
Pacientes Especiais na Odontologia 
O melhor atendimento exige uma integração das áreas odontológica, médica, psicológica, social, etc. O dentista especialista realiza o exame bucodentário, avalia o comportamento do paciente, dos familiares, e o relacionamento entre ambos. Para pessoas com deficiência ou doença mental, da mesma forma que para crianças normais, faz-se o condicionamento psicológico do paciente especial, para que se obtenha sua cooperação, antes de quaisquer outros recursos.
A contenção física ou química
 somente é utilizada diante da ineficiência
 dos métodos psicológicos. 
Pacientes Especiais na Odontologia 
o atendimento odontológico em pacientes especiais, atualmente, pode ser feito em modalidades:
- A normal, que é o atendimento em que existe a cooperação por parte do paciente, alternando-se somente o tipo de ambiente, instrumental e material odontológico a ser empregado; 
O condicionado, que utiliza técnicas de demonstração com todo o aparato odontológico, para que o paciente saiba, antes de ser atendido, o que será utilizado em sua boca, incluindo as de vibrações e ruídos que farão parte do atendimento proposto;
 e o sob contenção 
(mecânica, química, hipnose).
Pacientes Especiais na Odontologia 
Os pacientes que apresentem problemas graves no que se refere à cooperação e ao manejo devem ser considerados dentro do grupo com indicação para a contenção química e anestesia geral.
 Os locais para o atendimento da população de pacientes especiais devem, preferencialmente, estar junto às instituições que oferecem 
 tratamentos globais para as 
 deficiências abordadas. Nelas, o CD
 integra uma equipe de trabalho
 multi e interdisciplinar. 
Pacientes Especiais na Odontologia 
É também de extrema importância ter o consultório adaptado ou uma sala especifica aos pacientes especiais para melhor atendermos, afinal eles merecem todo o cuidado e amor.
Crianças e adultos especiais precisam de uma boa higienização bucal devido o alto grau de micro-organismos que podem ser acumulados nesses pacientes e causar uma infecção generalizada . 
Os (pais, cuidadores, avos, etc..) precisam ser mais conscientizados pois há muita deficiência nas informações , e muitos pais não tem
 consciência da importância de ter uma 
 boa escovação e automaticamente 
 não iram incentivar. Vamos unir forças 
 e fazer a diferença, ajudando esses pacientes.
Observação feita

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais