Buscar

Matriz Discursiva do MÓDULO A Fase II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
(...) temos convicção de que indicadores de avaliação institucional existem muitos e variados, de acordo com a realidade administrativa e acadêmica de cada IES. O que muitas vezes deixa a desejar é o insuficiente entendimento por parte dos responsáveis institucionais a respeito dos seus reais objetivos e, o que é muitas vezes ainda mais deplorável, a incapacidade do seu emprego para o fim a que foram elaborados e destinados.
BOTH, Ivo José. Avaliação: ‘voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012. (p. 198)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a avaliação institucional numa perspectiva transformadora como estratégia de gestão escolar para a melhoria das instituições de ensino.
A avaliação institucional deve ser concebida como estratégia de melhoria da escola, sem punição, com a participação de todos, de forma democrática. É um processo de aprendizagem para todos que fazem parte da dinâmica da instituição de ensino (p. 74)
Questão 2/5
A gestão escolar deve estimular, portanto, uma forma de educação que aporte “um caráter prático a fim de facilitar ao aluno a transição entre a escola e a realidade integral da existência, a fim, de capacitá-lo a compreender seu meio a se dirigir automamente.
WELLEN, Henrique. WELLEN Hericka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Intersaberes, 2012 p.176
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a função da escola hoje.
A função da escola vai além do simples ato de transmitir conteúdos, mas é espaço de socialização e de produção de conhecimento. Ela não é estática, mas um espaço de troca, do contraditório e da busca por uma sociedade justa e igualitária, caminhando neste contexto para uma concepção de educação que busque formar o aluno na sua integralidade, abrangendo os aspectos que formam como humano, agente transformador social (p 137-138)
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“(...) atualmente as políticas oficiais emanadas apontam que a educação dos surdos deva ser bilíngue, assegurando o direito de acesso à Libras e à língua portuguesa escrita, ensinadas no contraturno com a participação de educadores surdos e professore bilíngues”.
FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. UFPR/CIPEAD, 2012. Pg. 96.
Sobre essa temática, tendo como base todos os artigos lidos, descreva o que consiste a educação bilíngue para os surdos.
Texto 04: Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 22.
 Os pais devem estar cientes de que existem duas formas de realizar a educação bilíngüe: uma envolve o ensino das duas línguas, em momentos distintos, e a outra caracteriza-se pelo ensino da segunda língua somente após a aquisição da primeira língua. ?
A educação bilíngüe para crianças brasileiras com surdez consiste na aquisição de duas línguas: a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa (modalidades oral e escrita), com professores diferentes em momentos diferentes, a depender da escolha pedagógica da escola e da família. ?A opção por uma educação bilíngüe oferece às crianças com surdez o ensino da língua de sinais como primeira língua (L1) e o da língua portuguesa como segunda língua (L2).
Questão 4/5
NUNES, Antonio Ozório. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2011. (p. 98.)
Hengemuhle (2004) citado no livro base da disciplina (GROCHOSKA, 2011) parte de uma concepção de um aluno integral e integrado, desenvolvendo a responsabilidade em todas as áreas. Para isso, o autor propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver. Nesse contexto, descreva o aprender a conviver.
Aprender a conviver: espirito cooperativo e de equipe, respeito as diferenças culturais, sociais e religiosas, autoconhecimento para conhecer e compreender os outros. Capacidade de dialogar, ética pessoal e profissional, sociabilidade e harmonia, capacidade ára enfrentar as tensões entre pessoas, grupos e nações (p. 26)
.
Questão 5/5
Examinando todo contexto já estudado em relação a surdez, explique quais são as principais diferenças e semelhanças entre as crianças ouvintes e as crianças surdas. Destaque os aspectos biológicos e de estimulação precoce.
Espera-se que o aluno faça inferências em relação a percepção sonora - que não existe nas crianças surdas (aspecto biológico), mas que possuem a mesma capacidade de aprendizagem. Que se forem estimuladas percebem e aprendem através das expressões e contato visual, apesar de terem problema de atenção dividida (o que não ocorre com os ouvintes).
Texto 1: As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Páginas52 e 53.

Outros materiais