Buscar

Minha opinião sobre o tema é a seguinte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Minha opinião sobre o tema é a seguinte, a população brasileira não participa voluntariamente na política, votando apenas por obrigação ou em troca de favores. Esse é um dos motivos pelo aumento da corrupção em nosso país, a população elege um candidato, mas não fiscaliza o seu trabalho quando ele já esta no poder, não cobra as promessas feitas na época da campanha política, nem exige soluções para os problemas da comunidade. Uma mudança de atitude por parte dos votantes seria uma atitude contra a corrupção e a venda de votos. 
Todos reclamam da saúde, da segurança, das estradas ruins mais ninguém vai atrás de nossos políticos, cobrarem deles as melhorias. O Brasil esta em pleno surto de corrupção, isso porque no nosso país capitalista, todos lutam por mais dinheiro, pelo seu próprio enriquecimento, isso é explicado na frase da nossa apostila: “No Brasil, o processo capitalista concentra de forma exponencial o capital nas mãos de poucos. A concentração de renda é, hoje, um dos maiores causadores dos problemas sociais do país” (Nickelle 2005).
Essa citação explica porque as coisas são como são em nosso país. Porque a tanta corrupção e tanta roubalheira, principalmente entre os políticos. “De acordo com Rega (2004), a corrupção, tema diariamente discutido na mídia escrita e falada, está presente naquele jeito de conseguir uma concorrência, ou no jeito de "ajudar" o fiscal a esquecer de determinada lei, ou mesmo no jeito de apressar um processo numa repartição pública. “O jeito não se contenta apenas em transgredir a norma”. Às vezes, pela própria transgressão da norma, é preciso dar um jeito para não haver punição.” Essa é uma maneira de descrever a corrupção, e falar que é um jeito de driblar algumas ordens (leis) para não sofrer com as penas.
Para amenizar o surto de corrupção é necessário reeducar a população de uma forma, mas ética, de forma menos individualista, mais humana e empática. Como a frase usada em nossa apostila: “É importante percebermos que nossa condição humana é marcada pela incompletude e inacabamento; a todo o momento buscamos o outro, ou para partilhar, ou para nos completar como indivíduos.” (Oliveira e ET AL. 2009). Nos não vivemos sozinhos, então se desenvolvermos as características a cima nossa sociedade será melhor, com menos corrupção, e todos terão não só a obrigação, mas a vontade, a necessidade de votar, para escolher um futuro melhor para todos nos. 
Essa devia ser a realidade, todos votarem com gosto em escolher o seu representante, sem vender o seu direito de escolha, porque se os eleitores são corruptos e vendem seus votos, o que podemos dizer daquele que o comprou?
Então é necessário fazer valer nosso direito como cidadão e votar limpo e consciente da nossa escolha.

Outros materiais