Buscar

aula 02 novo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Aluna: 
Turma: 
Disciplina: Direito Constitucional I
Caso Concreto – Aula 02
Caso 1 – Tema: Aplicabilidades das normas constitucionais 
Numa audiência no Juizado Especial Cível, em cujo processo o autor pleiteava uma indenização por danos morais no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), o advogado da empresa demandada, com amparo no art. 133 da Constituição da República, pleiteou a extinção do processo sem apreciação de mérito (CPC, art. 267, IV), sob o fundamento de que o advogado é essencial à administração da justiça. O autor, mesmo não tendo formação jurídica, ofereceu defesa alegando que a Lei n.º 9.099/95 lhe garantia a possibilidade de postular em juízo sem assistência de defensor técnico. Diante de tal hipótese, considerando a aplicabilidade do art. 133, CRFB, seria correto afirmar que a Lei n.º 9.099/95 padece de vício de inconstitucionalidade?
Não seria correto afirmar que a lei n° 9.099/95 padece de vício de inconstitucionalidade, pois o art.133, CF/88 em seu texto diz que o advogado é indispensável nos limites da lei, o que a torna uma norma de eficácia contida. A lei n° 9.099/95 restringe a eficácia do referido artigo, ampliando assim o acesso a justiça e a celeridade nos juizados especiais.
Caso 2 – Tema: Recepção 
A Emenda Constitucional nº 1/69 permitia a criação, em sede de Lei infraconstitucional, de monopólios estatais. Com o advento da Constituição da República de 1988, a possibilidade de criação de monopólios por lei não foi mais contemplada. À luz da teoria da recepção, é possível sustentar a manutenção de monopólios estatais criados em sede infraconstitucional pelo ordenamento pretérito e não reproduzidos pela Constituição de 1988?
 A Constituição de 1988 não recepciona a criação de monopólios disposto na Emenda Constitucional n° 1/69. 
No entanto existem duas exceções em nossa Constituição de 1988 em que o monopólio foi aceito da Petrobras e do ECT.
No caso da Petrobras é ressalvado o monopólio, conforme o art.173 caput, CF/88, é relevante ao interesse coletivo já que parte dos lucros (royalties) é pertencente à União e distribuídos entre os Estados. Foi indeferida pelo STF a Ação Direta de Inconstitucionalidade. Esse monopólio da União é regulado pelo art. 177 CF/88.
O mesmo ocorre com o ECT, porque o monopólio se restringe na distribuição de cartas, cartões postais e boletos, esses são serviços relevantes ao interesse coletivo. É permitida a distribuição das demais correspondências por meios de transportadoras alternativas, dessa forma não afetando o princípio da livre concorrência. A lei que regulamenta as atividades do Correio é a 6.538/78.
Referências: 
MENTA: CONSTITUCIONAL. MONOPÓLIO. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO. PETRÓLEO, GÁS NATURAL E OUTROS HIDROCARBONETOS FLUÍDOS. BENS DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA UNIÃO. ART. 20, DA CB/88. MONOPÓLIO DA ATIVIDADE DE EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DE OUTROS HIDROCARBONETOS FLUÍDOS. ART. 177, I a IV e §§ 1º E 2º, DA CB/88. REGIME DE MONOPÓLIO ESPECÍFICO EM RELAÇÃO AO ART. 176 DA CONSTITUIÇÃO. DISTINÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES A QUE RESPEITAM OS ARTS. 177 E 176, DA CB/88. PETROBRAS. SUJEIÇÃO AO REGIME JURÍDICO DAS EMPRESAS PRIVADAS [ART. 173, § 1º, II, DA CB/88]. EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADE ECONÔMICA EM SENTIDO ESTRITO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO. ART. 26, § 3º, DA LEI N. 9.478/97. MATÉRIA DE LEI FEDERAL. ART. 60, CAPUT, DA LEI N. 9.478/97. CONSTITUCIONALIDADE. COMERCIALIZAÇÃO ADMINISTRADA POR AUTARQUIA FEDERAL [ANP]. EXPORTAÇÃO AUTORIZADA SOMENTE SE OBSERVADAS AS POLÍTICAS DO CNPE, APROVADAS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA [ART. 84, II, DA CB/88]. 
ADI 3273 / DF - DISTRITO FEDERAL 
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
Relator(a):  Min. CARLOS BRITTO
Relator(a) p/ Acórdão:  Min. EROS GRAU
Julgamento:  16/03/2005           Órgão Julgador:  Tribunal Pleno
Ementa: AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONSTITUCIONAL. SERVIÇO POSTAL. MONOPÓLIO DA UNIÃO. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – ECT. ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Nº 46. CONTROVÉRSIA SOBRE A NATUREZA DA ATIVIDADE EXERCIDA PELA RECORRENTE. REEXAME DO CONTEXTO FÁTICO-PROBATÓRIO. INCIDÊNCIA DA SÚMULA 279 DESTA CORTE. ALEGAÇÃO DE OFENSA AO ARTIGO 93, IX, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. INOCORRÊNCIA.
AI 850632 AgR / RS - RIO GRANDE DO SUL 
AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO
Relator(a):  Min. LUIZ FUX
Julgamento:  18/12/2012           Órgão Julgador:  Primeira Turma
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 art. 133 caput, art.173 caput, art.177 caput.
Lei n° 9,099/95 
Lei n° 6.538/78
ADPF 46
Emenda Constitucional n°1/69

Outros materiais