Buscar

UTA METODOLOGIAS DA LINGUAGEM E HISTÓRIA B 2016 FASE I

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível: DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectiva. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 73-89, jan./abr. 2004. p. 75.
Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, sobre a alfabetização no ambiente rural, analise as afirmativas abaixo:
 I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV.Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando esta distribuição.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III. 
	
	B
	Afirmativas II, III e IV.
	
	C
	Afirmativas I e II.
	
	D
	Afirmativas II e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
Questão 2/10
Leia a seguinte afirmação: 
“As imagens são fruto da ação humana, que interpreta e recria o mundo como representação, exercendo grande fascínio. As imagens são visuais e carregam consigo esta condição especial que se realiza no plano dos sentidos ao serem captadas e fixadas por um certo tempo na retina de quem vê. Imagens são, pois, traços de uma experiência sensorial e emotiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PESAVENTO, Sandra. Imagens, memória, sensibilidades: territórios do historiador. In: PATRIOTA, Rosângela; PESAVENTO, Sandra; RAMOS, Alcides (Orgs.). Imagens na História. São Paulo: Hucitec, 2008. p. 18. 
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, o trabalho com as fontes documentais vem se desenvolvendo e ampliando nos últimos tempos. Assim sendo, analise as afirmações abaixo quanto ao uso de imagens:
I. Filmes e documentários não podem ser considerados como imagens devido ao movimento existente nesses tipos de fontes.
II. Ao usar as imagens, faz-se necessário analisar criticamente cada uma delas, pois nem sempre elas apresentam a realidade.
III. Ao se fazer uso de imagens, é preciso cuidar com possíveis equívocos ao tentar avaliar um tempo histórico com referência aos valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
IV. As imagens são neutras pois mostram o que os artistas e fotógrafos viam no cotidiano de épocas passadas.
V. Com relação ao uso de vídeos como recurso didático na escola, é importante considerar o tempo de duração, pois filmes muito longos podem comprometer a reflexão sobre o tema a ser estudado.
Estão corretas as alternativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I, IV e V
	
	C
	I e V
	
	D
	I, II e III
	
	E
	II, III e V
Questão 3/10
Leia o caso abaixo: 
O professor Thiago trabalhou produção de texto com os alunos do 7º ano e percebeu que eles têm muitas dificuldades com relação à pontuação.
Fonte: Elaborado pela autora desta questão. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as afirmações abaixo acerca das ações que o professor pode realizar para melhorar o desempenho dos alunos no que diz respeito à pontuação:
I. Preparar uma lista de regras sobre pontuação e passar para os alunos.
II. Propor a leitura de vários textos, analisando o fluxo das ideias contidas neles.
III. Explicar aos alunos que eles não devem separar sujeito e verbo ou sujeito e complemento com pontuação. Em posse dessa afirmação, poderão pontuar qualquer texto.
IV. Propor uma escrita coletiva de textos em que sejam observados os usos sobre decisões tomadas e o porquê delas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV, apenas.
Questão 4/10
Considere a seguinte citação: 
“A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Coleção Magistério 2° Grau Série Formando Professor. São Paulo: Cortez, 1994. p. 195.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, sobre a prática da avaliação no ensino de História, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Numa concepção tradicional, a avaliação seria uma forma de mensurar a memorização do aluno.
II. ( )  A qualidade da aprendizagem pode ser representada por meio de uma nota.
III. ( ) Para avaliar a aprendizagem do aluno, as questões objetivas são de grande valia para a avaliação no ensino de História.
IV. ( ) Todas as atividades realizadas na escola envolvem algum tipo de avaliação.
V. ( ) As avaliações formais são considerados momentos de reelaboração dos conteúdos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V–F–F–V–V
	
	B
	V–V–V–F–F
	
	C
	F–V–F–F–V
	
	D
	V–F–V–F–V
	
	E
	V–V–F–V–F 
Questão 5/10
Considere a afirmação a seguir:
“Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATOS, Auxiliadôra Aparecida de. Fundamentos da Teoria Piagetiana: esboço de um modelo. Revista Ciências Humanas. Universidade de Taubaté (UNITAU), v. 1, n. 1, 2008. Link: http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/192/99.  Acesso em 10 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
	
	A
	Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
	
	B
	Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
	
	C
	Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
	
	D
	Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.
	
	E
	Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.
Questão 6/10
Leia a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATTHEWS, M. M. Teaching to read historically considered. Chicago: The University of Chicago Press, 1966. p. 6. (Tradução nossa).
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relaçãoaos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
 I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e II.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas II e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
Questão 7/10
Observe o gráfico abaixo: 
   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: ENEM 2015: Prova de ciências humanas e suas tecnologias e prova de ciências da natureza e suas tecnologias. Caderno 2, amarelo, p. 6. Link: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM_2015_2aAPLICACAO_DIA_01_02_AMARELO.pdf. Acesso em 13 abr. 2016.
Referente aos elementos presentes no gráfico acima, considere o essencial para a devida leitura do referido gráfico:
	
	A
	A imagem acima é um gráfico, sendo assim, não pode ser considerado um texto a ser usado em sala de aula.
	
	B
	Deve-se analisar apenas os números, os quais são as informações relevantes para as análises do gráfico em questão.
	
	C
	Devem ser analisados: o título, os subtítulos, o gráfico completo e a fonte.
	
	D
	Por se tratar de um gráfico, as informações, como título e fonte, não precisam ser consideradas.
	
	E
	As barras dos gráficos são suficientes para entendimento, podendo ser desconsiderados números e fonte, por exemplo.
Questão 8/10
Considere a seguinte citação: 
“O despertar do indivíduo pelo significado dos documentos deverá partir da realidade local vivenciada pelo mesmo. O amor pelos documentos e pelos monumentos do passado é construído dentro do contexto social e educacional em que o aluno está inserido e não somente a motivação do ambiente servirá para o início do estudo da história universal a partir da vivência local. [...] Assim sendo, o aluno terá uma visão mais ampla nos contatos com a documentação.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Flávio Cavalcante. OS ARQUIVOS HISTÓRICOS NA SALA DE AULA: OS DOCUMENTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Link: http://dmd2.webfactional.com/media/anais/OS-ARQUIVOS-HISTORICOS-NA-SALA-DE-AULA--OS-DOCUMENTOS-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em 30 abr. 2016. 
Relacione cada um dos tipos de fonte documental abaixo com suas respectivas características: 
Texto jornalístico
Texto literário
Depoimento oral
Documentos oficiais
Imagens 
(  ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e devem ser complementadas com o texto didático.
( ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nelas possíveis “mentiras”.
( ) Na abordagem tradicional, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
(  ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
(  ) São documentos expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	A
	5–4–2–3–1
	
	B
	3–5–4–2–1
	
	C
	1–2–4–5–3
	
	D
	2–1–5–3–4
	
	E
	3–5–2–1–4
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A propriedade que a linguagem tem de poder referir-se a si mesma é o que torna possível a análise da língua e o que define um vocabulário próprio, uma metalinguagem. Em relação a essa terminologia característica, é preciso considerar que, embora seja peculiar a situações de análise linguística (em que inevitavelmente se fala sobre língua), não se deve sobrecarregar os alunos com um palavreado sem função, justificado exclusivamente pela tradição de ensiná-lo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf.  Acesso em 15 abr. 2016.
As atividades de reflexão e análise são importantes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da língua. Quanto a essa finalidade, analise os recursos didáticos listados abaixo:
 I. Experimentação de modos de escrever
II. Comparação de expressões
III. Ensino da gramática tradicional
IV. Análise das formas de escrever em detrimento do falar
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV, apenas. 
Questão 10/10
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“De maneira geral, o termo avaliação está relacionado aos atos de julgar, de dar valor, de formular concepções a respeito de atitudes, sujeitos e objetos a partir de critérios particulares e pré-determinados. Somos diariamente avaliados e avaliadores, o que constrói a ideia de que todas as pessoas estão preparadas para essa ação. Dessa forma, avaliar faz parte da condição humana e está presente em diversas ocasiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Flávia Renata Pinto. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: Estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUl: Seminário de pesquisa e em Educação da Região Sul, 2012. Link: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2082/587. Acesso em 03 jun. 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, qual das afirmações a seguir corresponde à abordagem da pedagogia tradicional das práticas avaliativas de História?
	
	A
	O aluno é estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
	
	B
	O professor é entendido como um mediador no processo de avaliação da aprendizagem.
	
	C
	A avaliação é entendida como um processo, portanto, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
	
	D
	As avaliações são consideradas momentos de reelaboração dos conteúdos e expressão da aprendizagem conquistada.
	
	E
	A avaliação limita-se à memorização de datas e nomes, sendo possível medir a quantidade de informações retidas pelo aluno.
_1529391435.unknown
_1529391443.unknown
_1529391447.unknown
_1529391449.unknown
_1529391450.unknown
_1529391448.unknown
_1529391445.unknown
_1529391446.unknown
_1529391444.unknown
_1529391439.unknown
_1529391441.unknown
_1529391442.unknown
_1529391440.unknown
_1529391437.unknown
_1529391438.unknown
_1529391436.unknown
_1529391419.unknown
_1529391427.unknown
_1529391431.unknown
_1529391433.unknown
_1529391434.unknown
_1529391432.unknown
_1529391429.unknown
_1529391430.unknown
_1529391428.unknown
_1529391423.unknown
_1529391425.unknown
_1529391426.unknown
_1529391424.unknown
_1529391421.unknown
_1529391422.unknown
_1529391420.unknown
_1529391411.unknown
_1529391415.unknown
_1529391417.unknown
_1529391418.unknown
_1529391416.unknown
_1529391413.unknown
_1529391414.unknown
_1529391412.unknown
_1529391407.unknown
_1529391409.unknown
_1529391410.unknown
_1529391408.unknown
_1529391405.unknown
_1529391406.unknown
_1529391403.unknown
_1529391404.unknown
_1529391402.unknown_1529391401.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes