Buscar

analise textual.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linguagem: pode se referir tanto à capacidade humana para aquisição e utilização de comunicação.
Língua: e um conjunto de palavras e expressões usadas por uma comunidade, um código.
Linguagem informal: Num contexto em que o falante está rodeado pela família ou pelos amigos, normalmente emprega.
Linguagem formal: Quando se dirigem aos superiores hierárquicos ou quando têm de falar para um público mais alargado ou desconhecido.
Coesão: é a conexão ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Coerência: é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido; é entendido como um princípio de interpretabilidade.
Coerência semântica: que se refere à relação entre significados dos elementos das frases em sequencia em um texto ou entre os elementos do texto como um todo.
Coerência sintática: que se refere aos meios sintáticos para expressar a coerência semântica como, por exemplo, os conectivos, o uso de pronomes, de sintagmas nominais definidos e indefinidos, nada mais é do que um aspecto da coesão que pode auxiliar no estabelecimento da coerência.
Coerência estilística: pela qual um usuário deveria usar em seu texto elementos linguísticos, (léxico, tipos de estruturas, frases, etc.) pertencentes ou constitutivos do mesmo estilo ou registro linguístico. (desformalidade no texto).
Texto narrativo: é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. (personagem, ação, local).
Texto argumentativo: tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.
Texto descritivo: por excelência consiste em uma percepção sensorial, representada pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) no intuito de relatar as impressões capturadas com base em uma pessoa, objeto, animal, lugar ou mesmo um determinado acontecimento do cotidiano. 
É como se fosse uma fotografia traduzida por meio de palavras, sendo que estas são “ornamentadas” de riquíssimos detalhes, de modo a propiciar a criação de uma imagem do objeto descrito na mente do leitor.
Texto conotativo: é aquele que tem um significado subjetivo, ou seja, que tem uma idéia que é sugerida de maneira indireta. Por exemplo, o texto "aonde há fumaça há fogo" não está falando exatamente de um incêndio.
Texto dissertativo: é um texto no qual você expõe sua opinião sobre um determinado assunto, com argumentos lógicos e buscando convencer o leitor.
Texto injuntivo: se caracteriza como tal pelo fato de a intenção estar voltada para instruir o interlocutor acerca de um determinado procedimento. (EX: Receita, bula de remédio.).

Outros materiais