Buscar

RESUMO APOL 02 Gestão da Qualidade e Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Prévia do material em texto

Resumo
APOL 02 – Gestão da Qualidade e
Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Questão 01
Dolabela (1999), citado por Scheider e Branco (2012), aponta oito erros que os empreendedores precisam evitar ao considerar as oportunidades. Um desses erros é a paranoia. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as características da paranoia.
	
	A
	Agir sem pensar, sem analisar e movido pela fé e não pela razão.
	
	B
	Viver com medo de que alguém roubará a oportunidade pode fazer com 
que ela seja esquecida pelo empreendedor e deixe de ser aproveitada.
	
	C
	Nunca se está pronto para colocar a ideia em prática.
	
	D
	Empreendedores que dizem que se não tiverem o cenário sonhado 
em 30 ou 60 dias irão desistir do empreendimento.
Questão 02
Schneider (2012) considera que a inovação é a mais pura manifestação do empreendedorismo, pois é quando se parte de um sonho para a ação, quando a criatividade se transforma em algo novo.
Sobre a inovação, analise as definições a seguir:
I. A inovação pode ser encarada como um processo de aprendizagem organizacional.
II. Inovação é um resultado de um esforço de time.
III. Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza.
IV. As organizações inovadoras são aquelas que se aproximam do limite do caos.
 
Sobre as definições listadas, são corretas as:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II, III e IV.
	
	C
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Questão 03
No material para esta disciplina foi apresentado um breve histórico do surgimento da gestão pelo controle da qualidade, mostrando sua evolução histórica e definido a visão da qualidade.  De acordo com o que vimos sobre o histórico da qualidade, assinale abaixo a alternativa que contém os nome que completam, corretamente, as lacunas do parágrafo a seguir.  
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão encontrava-se em estado de destruição, principalmente nas áreas de infraestrutura, como telecomunicações, energia e estradas. Preocupado com a reestruturação de sua economia, esse país estabeleceu uma relação de colaboração com os Estados Unidos. A troca de informações entre os japoneses e os americanos ocorreu por intermédio de __________ e __________ - que tiveram, posteriormente, o auxílio de __________ - e da União Japonesa de Cientistas.
	
	A
	Taylor, Juran, Feigenbaum.
	
	B
	Deming, Juran, Feigenbaum.
	
	C
	Taylor, Shewart, Deming.
	
	D
	Deming, Juran, Taylor.
Questão 04
Um conceito bastante trabalhado na Administração é a pirâmide das necessidades de Maslow. Dessas necessidades, um empreendedor pode promover ações para suprir essas necessidades em forma de oportunidade. Sobre elas, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades primárias pode constituir um negócio no ramo de alimentação ou habitação.
II. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades de segurança pode constituir um negócio no ramo de organização de eventos ou segurança privada.
III. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades sociais pode constituir um negócio no ramo de organização de eventos ou de produção de shows musicais.
IV. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades de reconhecimento pode constituir um negócio no ramo de artigos de luxo.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa III, apenas.
Questão 05
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas.  
“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.” 
De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que correta.
	
	A
	5W e 2H’s.
	
	B
	Ciclo PDCA.
	
	C
	Fluxograma.
	
	D
	Diagrama de afinidades.
Questão 06
Um conceito bastante trabalhado na Administração é referente a pirâmide das necessidades de Maslow. Sobre a pirâmide, analise as afirmativas a seguir
I. Quanto maior a probabilidade de uma necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio.
II. Quanto maior a probabilidade de uma necessidade estar na base da pirâmide, menor será o número de clientes potenciais do negócio.
III. Os níveis da pirâmide, de baixo para cima, indicam que quanto maior for o nível, maior será a especialização.
IV. Os níveis da pirâmide, de baixo para cima, indicam que quanto maior for o nível, maior será a concorrência.
 
São corretas:
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e III, apenas.
Questão 07
Para se compreender o valor da qualidade para as organizações e clientes, deve-se entender a evolução desse conceito, o significado da qualidade a partir de seus atributos e o impacto que causa sobre as atividades das organizações e das pessoas.  De acordo com o que vimos sobre o histórico da qualidade, assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome que preenche as lacunas do parágrafo a seguir.  
O controle da qualidade emergiu nos Estados Unidos. A história do desenvolvimento da qualidade como sistema administrativo, ou seja, integrante dos objetivos e metas das organizações, permitiu que as organizações obtivessem diferenciais competitivos, dada a utilização desse controle. O panorama da qualidade começou com __________, que trabalhava para as Forças Armadas dos Estados Unidos, como estatístico, na produção de maquinaria de guerra, cujo objetivo era obter a maior qualidade possível. __________ praticou todos os passos que hoje se observam no desenvolvimento e na manufatura de produtos.
	
	A
	Shewart.
	
	B
	Taylor.
	
	C
	Deming.
	
	D
	Herzberg.
Questão 08
Percentuais elevados de instituições sucumbem em pouco tempo. Essa situação constitui-se em um problema para os investidores de um modo geral. A única forma de garantir a sobrevivência das organizações é buscar imprimir nelas os atributos da qualidade, os quais são: moral, segurança, qualidade intrínseca, entrega e custo.   
“Devem possibilitar a sobrevivência da empresa no mercado, garantir o retorno aos investidores e fazer com que os produtos ou serviços sejam percebidos pelos clientes como com custo justo.”  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o atributo de qualidade definido no trecho acima.
	
	A
	Entrega.
	
	B
	Custo.
	
	C
	Segurança.
	
	D
	Moral.
Questão 09
Leia o caso abaixo:
Miguel sempre foi um aficionado por música. Gostava não somente de tocar guitarra, piano e bateria, como também de efetuar gravações de suas performances. Em conjunto com dois amigos, teve a ideia de produzir CDs com aulas de música. Porém, em 2000, a tecnologia de produção de CDs ainda era algo restrito e os equipamentos e softwares necessários eram caros. A opção que tinham era produzir as aulas em estúdio próprio e terceirizar a produção dos CDs, ou usar um estúdio alugado. Não havia dinheiro para mobilizar as duas ações e muito menos se mostrava interessante terceirizar tudo, visto que ficariam à mercê dos terceirizados em toda a linha de produção. 
Resolveram estudar mais o método de ensino de música que pretendiam desenvolver para inserção nos cursos por CDs e aproveitaram o amplo poder de pesquisa da internet, com o apoio do recém-surgido Google. Quanto mais pesquisavam métodos, mais queriam aprimorar o método que desejavam implementar. Emparalelo, pesquisavam o maquinário necessário para a produção dos CDs e os estúdios disponíveis para locação. Avançaram nas pesquisas, evoluíram bastante no método que iriam adotar e estavam praticamente prontos para a ação. Porém, havia passado dois anos desde a ideia original. A realidade de 2002 era outra e bem menos amigável ao projeto que haviam amadurecido no decorrer dos últimos 24 meses. 
Havia estourado de forma ampla a tecnologia do MP3, os programas P2P (pessoa a pessoa) estavam sendo amplamente utilizados e a mídia CD estava entrando em decadência. Portanto, perderam a janela de oportunidade do negócio. Seria uma imprevidência abrir um negócio para produção de CDs em um mundo que estava focando trânsito de mídia pela internet, em formato MP3 e independente de mídias físicas. A pergunta que fizeram era: valeria a pena desenvolver CDs com cursos completos e que dispensavam recursos complementares em um mundo em que circulariam dezenas de cópias de seu curso pela internet sem que as pessoas precisassem pagar por ele? 
A resposta era óbvia: o modelo de negócio que haviam desenvolvido não teria viabilidade no mundo P2P que ganhava corpo e iria dominar o mundo fonográfico em poucos anos. 
 
Miguel cometeu um dos erros apontados por Dolabela (1999), citado por Schneider e Branco (2012), que empreendedores comentem no planejamento dos seus negócios. Identifique que erro foi esse:
	
	A
	Perfeccionismo.
	
	B
	Tempo.
	
	C
	Impaciência.
	
	D
	Paixão.
Questão 10
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas.  
“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.” 
De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que correta.
	
	A
	5W e 2H’s.
	
	B
	Ciclo PDCA.
	
	C
	Fluxograma.
	
	D
	Diagrama de afinidades.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes