Buscar

Gestão da Qualidade Apol 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão da Qualidade
Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Resposta: 1(b) 2(b) 3(b) 4(b) 5(d)
Questão 1/5
Leia o caso abaixo:
Miguel sempre foi um aficionado por música. Gostava não somente de tocar guitarra, piano e bateria, como também de efetuar gravações de suas performances. Em conjunto com dois amigos, teve a ideia de produzir CDs com aulas de música. Porém, em 2000, a tecnologia de produção de CDs ainda era algo restrito e os equipamentos e softwares necessários eram caros. A opção que tinham era produzir as aulas em estúdio próprio e terceirizar a produção dos CDs, ou usar um estúdio alugado. Não havia dinheiro para mobilizar as duas ações e muito menos se mostrava interessante terceirizar tudo, visto que ficariam à mercê dos terceirizados em toda a linha de produção. 
Resolveram estudar mais o método de ensino de música que pretendiam desenvolver para inserção nos cursos por CDs e aproveitaram o amplo poder de pesquisa da internet, com o apoio do recém-surgido Google. Quanto mais pesquisavam métodos, mais queriam aprimorar o método que desejavam implementar. Em paralelo, pesquisavam o maquinário necessário para a produção dos CDs e os estúdios disponíveis para locação. Avançaram nas pesquisas, evoluíram bastante no método que iriam adotar e estavam praticamente prontos para a ação. Porém, havia passado dois anos desde a ideia original. A realidade de 2002 era outra e bem menos amigável ao projeto que haviam amadurecido no decorrer dos últimos 24 meses. 
Havia estourado de forma ampla a tecnologia do MP3, os programas P2P (pessoa a pessoa) estavam sendo amplamente utilizados e a mídia CD estava entrando em decadência. Portanto, perderam a janela de oportunidade do negócio. Seria uma imprevidência abrir um negócio para produção de CDs em um mundo que estava focando trânsito de mídia pela internet, em formato MP3 e independente de mídias físicas. A pergunta que fizeram era: valeria a pena desenvolver CDs com cursos completos e que dispensavam recursos complementares em um mundo em que circulariam dezenas de cópias de seu curso pela internet sem que as pessoas precisassem pagar por ele? 
A resposta era óbvia: o modelo de negócio que haviam desenvolvido não teria viabilidade no mundo P2P que ganhava corpo e iria dominar o mundo fonográfico em poucos anos. 
 
Miguel cometeu um dos erros apontados por Dolabela (1999), citado por Schneider e Branco (2012), que empreendedores comentem no planejamento dos seus negócios. Identifique que erro foi esse:
	
	A
	Perfeccionismo.
	
	B
	Tempo.
	
	C
	Impaciência.
	
	D
	Paixão.
Questão 2/5
Percentuais elevados de instituições sucumbem em pouco tempo. Essa situação constitui-se em um problema para os investidores de um modo geral. A única forma de garantir a sobrevivência das organizações é buscar imprimir nelas os atributos da qualidade, os quais são: moral, segurança, qualidade intrínseca, entrega e custo.   
“Devem possibilitar a sobrevivência da empresa no mercado, garantir o retorno aos investidores e fazer com que os produtos ou serviços sejam percebidos pelos clientes como com custo justo.”  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o atributo de qualidade definido no trecho acima.
	
	A
	Entrega.
	
	B
	Custo.
	
	C
	Segurança.
	
	D
	Moral.
Questão 3/5
Dolabela (1999), citado por Scheider e Branco (2012), aponta oito erros que os empreendedores precisam evitar ao considerar as oportunidades. Um desses erros é a paranoia. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as características da paranoia.
	
	A
	Agir sem pensar, sem analisar e movido pela fé e não pela razão.
	
	B
	Viver com medo de que alguém roubará a oportunidade pode fazer com que ela seja esquecida pelo empreendedor e deixe de ser aproveitada.
	
	C
	Nunca se está pronto para colocar a ideia em prática.
	
	D
	Empreendedores que dizem que se não tiverem o cenário sonhado em 30 ou 60 dias irão desistir do empreendimento.
Questão 4/5
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas.  
“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.” 
De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que correta.
	
	A
	5W e 2H’s.
	
	B
	Ciclo PDCA.
	
	C
	Fluxograma.
	
	D
	Diagrama de afinidades.
Questão 5/5
Eduardo, Cleiton e Jackson são amigos de longa data e sempre se reúnem para conversar sobre a vida. Eduardo fundou, há alguns anos, uma empresa de gerenciamento de recursos hídricos. Cleiton, após anos trabalhando na empresa Pedra, foi demitido e com o valor recebido na rescisão comprou uma pequena empresa de produtos naturais no bairro onde mora. Jackson, por sua vez, é sócio de duas pequenas empresas, um restaurante (na qual apenas tem participação financeira) e uma fábrica de placas lógicas para celulares (onde trabalha como diretor financeiro). Alec que é amigo dos três, disse, certa vez, que apenas Eduardo e Jackson são empreendedores, pois eles tiveram a ideia de iniciar os negócios que gerenciam do zero.
Sobre essa situação, analise as afirmativas a seguir:
I. Eduardo e Jackson podem ser considerados empreendedores.
II. Cleiton pode ser considerado um empreendedor.
III. Alec está correto em sua afirmativa de que apenas Eduardo e Jackson são considerados empreendedores.
IV. As sociedades que Jackson possui configura uma forma de empreender.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.

Outros materiais

Outros materiais