Buscar

Apol fundamentos educação física e educação especial

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia a seguinte citação: 
"Inúmeros encontros, debates e documentos foram elaborados ao longo da [...] história [da Educação Física] com o objetivo de conhecer, esclarecer o caráter educativo, incentivar a prática e divulgar uma Educação Física de qualidade”.
Um dos documentos que aborda o tema mencionado na citação acima diz respeito a um precatório enviado à Unesco, por ocasião da reunião da Cúpula Mundial sobre Educação Física em Berlim no ano de 1999. Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre as orientações e recomendações o referido precatório para que haja uma Educação Física de qualidade nas instituições de ensino, analise as seguintes afirmativas:
I. Professores bem formados e qualificados nas escolas de ensino fundamental e nos estabelecimentos de ensino médio.
II. Horários fixos nos programas escolares para todas as crianças e adolescentes.
III. Professores que ministrem as aulas de educação física, com formação específica ou não na área.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	I e II apenas
	
	E
	III apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Constituição traçou as linhas mestras visando a democratização da educação brasileira e trouxe dispositivos para tentar erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino, implementar a formação para o trabalho e a formação humanística e científica. Além disso, garantiu para as pessoas com deficiência o direito à educação, destacando que esta deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino”.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, o processo de inclusão no conjunto da legislação brasileira tem uma orientação inclusiva, já que aponta a escola regular como locus preferencial para o atendimento especializado dos alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes documentos legais.
1) Estatuto da Criança e do Adolescente – Capítulo IV – Lei 8.069/1990
2) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996
3) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Res. CNE 4/2009
 
( ) Educação especial para educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, em classes especiais ou em escolas especiais.
( ) Atendimento educacional especializado para portadores de deficiência; preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas da rede pública, nos centros de atendimento educacional especializado públicos ou conveniados.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 3/10
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados: e a educação não-formal é aquela que se aprende ‘o mundo da vida’, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas”.
De acordo com os conteúdos do livro-base educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmativas abaixo quanto à função da educação física no espaço não formal ou extracurricular:
I. No espaço extraescolar, as experiências vivenciadas pelos jovens devem ser diversificadas.
II. A educação física no espaço extracurricular tem por objetivo principal a melhoria da comunicação entre os jovens de diferentes regiões da cidade.
III. No espaço não formal, a educação física deve ter relação com a transmissão de valores educativos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I apenas.      
	
	C
	III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II apenas.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I. ( ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;
II. ( ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. ( ) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – F – V – F
Questão 5/10
Leia a seguinte afirmação: 
“A Cúpula Mundial sobre a Educação Física, reunida em Berlim no ano de 1999, enviou um precatório aos Estados–membros da Unesco para que apliquem as recomendações contidas no Programa de Ação de Berlim, destinado aos ministros encarregados da educação, da juventude e do esporte. Numerosos participantes intervieram para insistir nas grandes orientações das recomendações relativas à Educação Física de qualidade”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmativas a seguir quanto ao conteúdo constante no referido precatório mencionado na citação acima:
I. Nesse documento, foi salientado que a educação física e o esporte podem melhorar o desenvolvimento social, bem como o cognitivo e o rendimento escolar do aluno.
II. Nesse documento, foi salientado que a educação física e o esporte podem melhorar as competências escolares como: ler, escrever, contar e realizar as operações aritméticas elementares.
III. Nesse documento, consta que a Educação Física é opcional nos currículos escolares.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	III apenas.
 
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos.”
Em nosso livro-base Fundamentos da Educação Especial, vimos que a Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009) aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos. 
Alunos com deficiência – surdo
Alunos com deficiência visual
Alunos com deficiência intelectual
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
Alunos com altas habilidades/superdotação 
(   ) Educação bilíngue.
(   ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
(   ) Atividades de vida autônoma.
(   ) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
(   ) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular .Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno.”
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. ( ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. ( ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
   
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – F – V – F
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidade especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos”.
Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, sabemos que as adaptações curriculares são respostas educativas que devem favorecer a todos os alunos opções através do sistema educacional. Analise as afirmativas a seguir e assinale as que contemplam esses fatores:
I. O acesso ao currículo.
II. A participação parcial, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.
III. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.
IV. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Plano Municipal da Educação e do Projeto Pedagógico da Unidade escolar.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I e II apenas.
Questão 9/10
Considere a seguinte passagem de texto: 
“A importância da Educação Física no contexto escolar deve-se ao fato de a escola ser a maior agência educativa, depois da família, com capacidade para influenciar os alunos na aquisição de hábitos e atitudes que contribuem para um harmonioso desenvolvimento pessoal e social”.
Referente ao ensino da educação física, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação física proporciona às crianças competências e conhecimentos que lhes permitem chegar a ser autônomos e aprender de modo independente.
II. A educação física, aliada ao esporte, oferece a cada criança a oportunidade de escolher, de formar valores e aptidões que favorecem a aprendizagem de forma independente, desenvolvendo a autodisciplina.
III. A educação física permite dar ênfase a outros elementos tão importantes quanto os direitos humanos, a igualdade entre os sexos e a educação para a paz.
IV. A educação física, estimula o aprendizado do esporte, que incentiva a competitividade por meio da agressão física.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
 
Questão 10/10
Atente para o seguinte extrato de texto: 
O precatório, enviado em 1999 pela Cúpula Mundial sobre a Educação Física aos Estados–membros da Unesco, foi um documento importante em prol do fortalecimento da função da Educação Física e do Esporte, nas instituições escolares e universitárias, como partes integrantes do processo da educação permanente.
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base da disciplina A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmações a seguir quanto às medidas necessárias, segundo o precatório mencionado na citação acima, para que a função da Educação Física e do Esporte seja fortalecida no ambiente escolar, bem como no universitário:
I. É preciso aplicar um programa de fomento e valorização da educação física e do esporte escolar e universitário, com instalação de equipes e materiais que se adaptem para um melhor funcionamento.
II. É preciso conceder aos professores de Educação Física e Esporte um estatuto comparável aos docentes das demais disciplinas.
III. Devem ser elaborados programas que ressaltem e priorizem o valor educativo do esporte.
IV. Devem ser preparados programas de atividades de Educação Física e Esporte que incentivem favorecer a agressividade entre os jovens.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	III apenas.

Outros materiais