Buscar

Economia - Trabalho - Moeda e Inflação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UFMG – Faculdade de Direito
Introdução à Economia
Nome: Gustavo de Oliveira Costa Souza – Turma: B
Matrícula: 2012008520	
Data: 24/04/2012
MOEDA E INFLAÇÃO
(1) Qual é a relação entre o aumento do estoque de moeda nacional e a a taxa inflacionária?
Em decorrência da expansão monetária, há um aumento da demanda pelos bens e serviços e, como a oferta permance a mesma, os preços tendem a se elevar no longo prazo para controlar esse desequilíbrio criado. Mas, no curto prazo, alguns preços não reagem ao aumento da quantidade de moeda em circulação, uma vez que já estavam previamente fixados – via contratos –, como os aluguéis.
Mas vale ressaltar um caso especial: quando governos expandem rapidamente a quantidade de moeda na economia, a elevação dos preços já é notada no curto prazo. Isso ocorre em função dos valores determinados via contrato passarem a se relacionar com uma moeda mais estável, geralmente o dólar. Com a expansão monetária, a moeda estrangeira torna-se escassa em relação à moeda nacional e, assim, passa a ser mais valorizada. Desse modo, o reajuste dos preços ocorre quase que simultaneamente ao aumento do estoque monetário nacional, já que a inflação, nesse caso, passa a ser relativa ao valor (mais alto) da moeda estrangeira.
(2) Por que alguns governos expandem o estoque monetário tão rapidamente, sendo que isso leva a altas taxas inflacionárias? E como é possível contornar esse problema?
Quando o governo precisa financiar gastos públicos, ele tem três opções: elevar a arrecadação de impostos, emitir títulos da dívida pública ou então imprimir moeda para cobrir suas despesas. O que leva ao governo a adoção da terceira alternativa é a dificuldade de aumentar os impostos e de contrair empréstimos internacionais, devido a políticas fiscais deficientes e a conjunturas desfavoráveis.
Para evitar a chamada hiperinflação, é necessário haver maior responsabilidade fiscal, ou seja, é preciso controlar melhor os gastos públicos. Para isso ser feito, podem-se elevar os impostos ou cortar os gastos ou, ainda, implantar as duas medidas ao mesmo tempo, evitando que se passe a imprimir moeda excessivamente.
Belo Horizonte, 24 de Abril de 2012
______________________________
Gustavo de Oliveira Costa Souza
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�
� PAGE \* MERGEFORMAT �2�

Outros materiais