A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 1  Adm 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol 1 - 100
Questão 1/5
“Unir duas empresas para gerar uma nova marca sem por em risco a identidade de cada uma delas não é uma tarefa fácil. Há quase oito anos, a Sony e a Ericsson apostaram nesta joint venture para produzir celulares, agregando valores das duas marcas. É também o que convencionou-se chamar de co-brand. De um lado havia o conhecimento da Sony focado em produtos eletrônicos, de outro, a experiência da Ericsson no mercado de telecomunicações. A iniciativa deu origem a Sony Ericsson que hoje figura entre as cinco marcas de celulares mais vendidas do mundo, ao lado da Nokia, da Samsung, da Motorola e da LG. Segundo dados do Gartner, em 2008, a companhia vendeu mais de 93 milhões de aparelhos mundialmente, gerando uma receita líquida de US$ 16.754 bilhões. O desempenho da Sony Ericsson, no entanto, está longe da finlandesa Nokia, líder de mercado. De acordo com o IDC, no ano passado, a Nokia possuía 40,9% de market share contra 8,4% da Sony Ericsson. Depois de muitas especulações sobre uma possível crise e o fim da parceria entre a Sony e a Ericsson, agora as empresas investem no reposicionamento da marca”.
(Fonte: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2009/09/sonyericsson.pdf)
Com base no contexto apresentado e no material da rota, pergunta-se: Porque a união de duas empresas pode pôr em risco a identidade de cada uma delas?
	
	A
	Você não concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa.
	
	B
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos, mas não há necessidade da gestão se preocupar com isso, pois com o tempo as coisas se adaptam.
	
	C
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos. Os administradores devem estar atentos a esse processo e fazer a gestão das culturas organizacionais.
	
	D
	Você concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa, pois pouco importa qual empresa é, nem tampouco o que faz.
Questão 2/5
Constantes transformações ocorreram no meio rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanzas importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.
Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
 
    SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998 (adaptado)
 
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX,
	
	A
	A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
	
	B
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
	
	C
	Os homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta a seus valores.
	
	D
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
	
	E
	Os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitaram manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
Questão 3/5
O crescimento quantitativo ilimitado da produção material não pode ser sustentado para sempre, dada a finitude da “espaçonave Terra”. Se desejarmos evitar o inevitável esgotamento do “capital natural”, tanto como fonte de  recursos, quanto como sumidouro de resíduos, o processamento de energia e de material deve ser contido.
O Desenvolvimento qualitativo inclui crescimento material, baseado no uso eficiente da energia, dos recursos naturais, na  sua reciclagem, bem como na redução, de resíduos poluentes, na medida em que admite que a produtividade do capital natural pode ser aumentada dentro de certos limites, especialmente mediante o aumento da eficiência  final do produto.    (Daly, 1991, p.34)
 A partir do texto acima, analise cada uma das afirmações.
I - Os recursos naturais do planeta são inesgotáveis.
II - Desenvolvimento qualitativo e crescimento material não são necessariamente incompatíveis.
III - Além da exploração dos recursos da natureza, é necesario reduzir os resíduos que poluem o solo, o ar e a água.
 
De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA.
	
	A
	É correto o que se afirma em I, apenas
	
	B
	É correto o que se afirma em II e III, apenas.
	
	C
	É correto o que se afirma em I e II apenas
	
	D
	É correto o que se afirma em I e III apenas
	
	E
	É correto o que se afirma em I, II e III
Questão 4/5
Os desdobramentos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial não ficaram limitados à França e à Inglaterra. Esses países foram apenas o berço das transformações, pois os efeitos das duas “grandes revoluções” se espalharam por vários países da Europa e pelos estados Unidos. 
Analise as seguintes afirmações sobre a importância das “duas grandes revoluções” para o surgimento da sociologia:
I. As duas revoluções provocam um período de estabilidade social, o que permite à sociologia se desenvolver tranquilamente.
II. As transformações provocadas por essas duas revoluções, tanto no campo das ideias como na sociedade, desafiaram os pensadores a formular uma explicação científica da realidade social. 
III. As revoluções ajudaram a sociologia a se aproximar da religião e, assim, a produzirem, juntas, uma nova explicação da realidade.
IV. Não tiveram tanta importância para o surgimento da sociologia, já que essa ciência tem suas origens dentro do meio religioso e místico.
V. Elas desorganizaram a sociedade, o que foi crucial para o surgimento de uma ciência que pudesse resolver os novos problemas que surgiram decorrentes dessas revoluções. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	II e V apenas.
	
	B
	III e IV apenas.
	
	C
	I, II e III apenas
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 5/5
Relacione os conceitos referentes á obra de Durkheim listados a seguir com as definições apresentadas na sequência:
1. Consciência coletiva
2. Anomia
3. Educação
4. Coesão social
( ) Processo de aprendizagem das normas sociais do grupo; sinônimo de socialização.
( ) Estado da sociedade marcada pela ausência de regras.
( ) Definida pela dependência que cada indivíduo tem em relação aos outros nas interações da vida social.
( ) Imperativos sociais, como normas, leis, costumes, modos de agir e pensar, que se encontram no meio social e se impõem aos indivíduos.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
	
	A
	3, 2, 1, 4
	
	B
	4, 2, 1, 3
	
	C
	1, 3, 4, 2
	
	D
	3, 2, 4, 1
	
	E
	1, 4, 3, 2