Buscar

RESUMO UNIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O autônomo é quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, podendo, inclusive, contar com o auxílio de colaboradores, mas atuando sem sócios. Assim sendo, um autônomo não pode explorar atividades mercantis.
O empresário atua sem sócios, mas exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Este deve ser registrado na receita federal como pessoa jurídica, portanto pessoa jurídica não se confunde com sociedade.
Sociedade em comum – é uma sociedade de fato ou irregular. De fato quando não tem sequer contrato escrito e irregular quando tem o contrato escrito mas não tem o registro. Os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais
Sociedade em conta de participação – neste tipo de sociedade obrigatoriamente existe o contrato escrito para exploração de uma atividade. Possui dois tipos de sócios: 
- sócio ostensivo, que responde pelos negócios da sociedade de forma ilimitada perante terceiros;
- sócio oculto, que é apenas investidor, participa nos resultados, mas não aparece perante terceiros. 
Sociedades personificadas: São sociedades registradas e arquivadas nos órgãos competentes, possuem personalidade jurídica própria e o seu patrimônio não se confunde com o patrimônio dos seus sócios.
as sociedades simples são entendidas como as formadas por quem não é empresário, são formadas por quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, que assim como o autônomo, pode se utilizar da mão-de-obra de empregados para a execução das atividades. Podem ser consideradas sociedades simples:
Sociedades de profissão intelectual de natureza artística, científica e literária (sociedade simples propriamente dita);
Fundações;
Associações sem fins lucrativos; e
Cooperativas.
Sociedade empresária: São as sociedades formadas por empresários, conforme definido anteriormente, que exerce profissionalmente atividade econômica organizada, que por não querer atuar isoladamente como empresário, se junta a outros empresários em sociedade
São cinco os tipos de sociedades empresárias:
Sociedades em comandita simples;
Sociedade em comandita por ações;
Sociedade em nome coletivo;
Sociedade limitada; e
Sociedade anônima.

Outros materiais