Buscar

Simulados ensino medio

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o trecho a seguir.
“A superação do senso comum é o objetivo do ensino [na pedagogia histórico-crítica] e ocorre por meio de um processo que parte do saber que o aluno já tem, o problematiza, reflete sobre ele, confronta com o novo conhecimento trazido pelo professor e permite a construção de novas sínteses”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista/article/view/160>. Acesso em: 30 jun. 2016.
O artigo-base Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social aponta os cinco passos propostos por Saviani, um dos principais teóricos da pedagogia histórico-crítica, para orientar a metodologia de ensino. 
Dentre tais passos, qual deles é o primeiro e também o último passo, relacionando-se a transformações vivenciadas por professor e alunos?
	
	A
	Prática social.
	
	B
	Problematização.
	
	C
	Instrumentalização.
	
	D
	Catarse.
	
	E
	Descontextualização.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto e assinale a alternativa que responde corretamente ao enunciado a seguir.
“A partir da redemocratização vivida pelo Brasil em meados dos anos 80, surgem várias concepções de ensino que buscam contribuir para a construção de uma escola cidadã [...]. Dentre estas concepções, podemos citar a Pedagogia Histórico-Crítica, descrita por Saviani”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: SUHR, I. R. F.; RIBEIRO, F. D. Reflexões e apontamentos sobre o papel da aula na Educação a Distância. Revista Intersaberes, Curitiba, n. 9, p. 25-41, jan/jun, 2010. P. 29. Site: http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista/article/view/160 Acesso em: Jun. 2016.
Quanto aos passos propostos por Saviani para orientar a metodologia de ensino, e apontados no artigo-base Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social, enumere a segunda coluna relacionando-a corretamente com a primeira, e assinale a alternativa com a sequência correta da segunda.
Prática social
Problematização
Instrumentalização
Catarse
(  ) Formas de pensamento e ação produzidas histórica e socialmente, incorporadas à estrutura psíquica do indivíduo.
(  ) Processo de apropriação dos instrumentos e signos que fazem parte da herança cultural da humanidade.
(  ) Criação de necessidades novas e colocação de novos temas como objeto de reflexão.
(  ) Produção e reprodução das condições (materiais e ideais) e das relações que possibilitam a existência.
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	2 – 3 – 4 – 1
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os gêneros do discurso resultam em formas-padrão ‘relativamente estáveis’ de um enunciado, determinadas sócio-historicamente. O autor refere que só nos comunicamos, falamos e escrevemos, através de gêneros do discurso”.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto, o mesmo está disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/RESENHA1.-Os-generos-do-discurso.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2016.
Com base na leitura do texto-base Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa, em relação ao fato dos gêneros não acontecerem no “vazio”, assinale a alternativa correta: 
	
	A
	Os textos só acontecem na poesia.
	
	B
	Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero.
	
	C
	Os gêneros dizem respeito apenas à sintaxe do texto.
	
	D
	Os gêneros servem apenas para narrar uma história.
	
	E
	Os gêneros são criados pelos escritores de romances.
Questão 2/2
Leia o texto a seguir:
“O discurso, por sua vez, é colocado como o elemento mais importante das práticas sociais, uma vez que encampa a linguagem que é entendida por esse autor como a base da ação social. Para Fairclough [...], o
discurso figura de três maneiras nas práticas sociais: na forma de gêneros textuais (como modos de agir), de discursos (como modos de representar), e de estilos (como modos de ser)”.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto, o mesmo está disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo041.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2016.
Com base na leitura do texto Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa, em relação ao papel social do gênero, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O gênero visto como instrumento de interação social dá forma à estrutura, 
transforma comportamentos em uma dada situação.
	
	B
	O gênero visto como instrumento de interação social dá forma apenas a 
narrativas fantásticas.
	
	C
	O gênero visto como instrumento de interação está dissociado da cultura e da
 história.
	
	D
	O gênero só é visto como fator de interação quando ocorre nas sequências
 descritivas.
	
	E
	O gênero visto como interação social fornece material para os autores de
 livros infantis.
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O livro didático concebe o ensino de literatura apoiado no tripé conceito de leitura-texto-exercício [...] o conceito de leitura e de literatura que a escola adota é de natureza pragmática, aquele só se justifica quando explicita uma finalidade – a de ser aplicado, investido, num efeito qualquer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Ed. Contexto, 1988. p. 111. 
Segundo a autora do texto Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, são considerados problemas relacionados à leitura do texto literário alguns pontos oriundos da utilização do livro didático. Sobre esse material, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os livros didáticos, em sua maioria, apresentam a compreensão textual com base em esquemas de interpretação preestabelecidos que restringem a recepção do aluno-leitor.
( ) O livro didático, utilizado como única fonte de conhecimento, favorece a apreensão fragmentada do material.
( ) O grande problema está nos materiais didáticos e não na forma como eles são usados.
( ) Os materiais didáticos ainda mantêm um número restrito de exemplos de gêneros a serem trabalhados, o que dificulta o acesso e favorece o desinteresse de professores e alunos.
Marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 2/2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Ninguém resiste à tentação de saber o que se esconde dentro de algo fechado – seja a sabedoria do bem e do mal no fruto proibido, seja na caixa de Pandora, seja o quarto do Barba Azul. Mas, para isso, é preciso saber que existe algo lá dentro. Se ninguém jamais comenta sobre as maravilhas encerradas, a possível abertura deixa de ser uma porta ou uma tampa e o possível tesouro fica sendo apenas um bloco compacto ou uma barreira intransponível”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Ana Maria. Texturas: sobre leitura e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 149.
De acordo com o artigo-base Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, a escola prioriza a leitura como mera decodificação. Isso acontece por quê?
	
	A
	Porque ela trabalha com a concepção de que os textos literários não podem ser 
compreendidos pelos alunos da educação básica.
	
	B
	Porque ela pressupõe a participação de um leitor crítico.
	
	C
	Pois ela trabalha sob uma ótica participativa de leitura, cujo objetivo está longe de apenas
 cumprir tarefas de avaliação.
	
	D
	Porque ela prioriza a escolha das obras selecionadas pelos alunos, viabilizando a leitura 
crítica e participativa.
	
	E
	Pois ela pressupõe um leitor passivo cuja participação realiza-se ao nível da superfície do
 texto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes