Buscar

Ato e Fato Jurídico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ATO E FATO JURÍDICO
Fato é qualquer acontecimento (transformação do mundo exterior). Mas nem todos os acontecimentos são relevantes para o direito, pois não criam, extinguem ou modificam situações jurídicas. Apenas aqueles fatos que produzem efeitos na seara do direito são chamados fatos jurídicos.
*
Fato jurídico
Fato jurídico é todo o acontecimento de origem natural ou humana que gere consequências jurídicas. 
 
Segundo a Teoria Tridimensional do Direito, de Miguel Reale, ao lado da norma e do valor, o fato é elemento constitutivo do próprio direito.
*
Fato jurídico portanto é todo acontecimento, (fato da natureza ou ato humano), capaz de criar, conservar, modificar, ou extinguir relações ou situações jurídicas.
Ex: nascimento, morte, roubo, testamento, emancipação, casamento, etc.
*
Ato jurídico
O ato jurídico é uma espécie do gênero fato jurídico.
É a atuação humana, dependente da vontade, para que se realizem atos com consequências jurídicas.
É toda ação humana capaz de criar, extinguir, manter, alterar ou transferir direitos. 
*
Classificação do ato jurídico
O ato jurídico (lato sensu) pode ser:
		ato-fato jurídico
-lícito 	ato jurídico (stricto sensu)
		negócio jurídico
-ilícito
*
Ato-fato jurídico
Ato-fato jurídico é o evento que, embora oriundo de uma ação ou omissão humana, produz efeitos na órbita jurídica, independentemente da vontade de os produzir.
Ex: o fato de um louco pintar um quadro.
*
Ato jurídico stricto sensu
No ato jurídico em sentido estrito o agente anui com uma previsão genérica da lei, mas os efeitos daí decorrentes são estabelecidos pela lei, e não pela vontade do agente.
Ex: reconhecimento de paternidade, fixação de domicílio.
*
Negócio jurídico
O negócio jurídico é o ato jurídico com finalidade negocial, ou seja, com o intuito de criar, modificar, conservar ou extinguir direitos. Se caracteriza por ser ato humano e pelo fato de se concretizar com expressa declaração de vontade. Ex: testamento, compra e venda.
*
Ato ilícito
 Atos ilícitos são as ações ou omissões, dolosas ou culposas que violam direitos alheios causando-lhes danos. Artigos 186 e 187 do Código Civil.
*
Art. 186 CC. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Art. 187 CC. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais