Buscar

Prova Objetiva-Estado e Politica social.docx

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Estado e Politica Social
	Data de início:
	15/07/2016 15:02
	Prazo máximo entrega:
	15/07/2016 16:32
	Data de entrega:
	15/07/2016 15:14
Questão 1/10
Leia com atenção o artigo 196 da Constituição Federal do Brasil:
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
(BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm )
 
Sobre o direito social à saúde, no Brasil, assinale dentre as opções a seguir aquelas que são verdadeiras, com um V e aquelas que são falsas, com um F:
(      ) a saúde, além de um direito, é uma política pública social;
(    ) a saúde compõe o tripé da seguridade social brasileira, juntamente com as políticas de previdência e assistência social;
(     ) a saúde integral, enquanto direito de todos, deve ser ofertada gratuitamente pelo Estado;
(    ) os serviços de saúde, no Brasil, são organizados por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde.
Assinale, agora, a alternativa que apresenta o correto preenchimento da coluna acima, de cima para baixo:
	
	A
	V, V, V, F;
	
	B
	V, V, F, F;
	
	C
	V, V, V, V;
Você acertou!
Está correta a alternativa “c”, pois todas as afirmativas anteriores são corretas.
	
	D
	V, F, V, F;
Questão 2/10
Leia com atenção ao seguinte conceito de políticas sociais:
 “políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.”
(HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos cedes. Ano XXI, n. 55, novembro. 2001)
 
Höfling (2001), apresenta um conceito que envolve a história das políticas sociais:
Dado o conceito acima, assinale, a seguir, a alternativa que traz uma correta caracterização sobre as políticas sociais e sua origem:
	
	A
	as políticas sociais resultam de constantes conflitos de interesses, contando com a pressão de diferentes atores políticos, dos governos e da sociedade civil;
Você acertou!
Está correta a alternativa “a”, sendo que as demais apresentam distorções ao conceito de políticas sociais.
	
	B
	As políticas sociais são estratégias dos governos para construir progressivamente uma estrutura política e produtiva de caráter socialista;
	
	C
	As políticas sociais são ações obrigatórias dos governos, determinadas pelas leis, efetivadas de forma independente dos interesses políticos de grupos ou indivíduos;
	
	D
	As políticas sociais caracterizam uma resposta às desigualdades do capitalismo, a partir da qual se extinguem as relações de exploração do trabalho pelo capital;
Questão 3/10
Leia com atenção à seguinte caracterização de Estado enquanto sociedade:
“O Estado (...) é uma sociedade, pois se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos unidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum.  E se denomina sociedade política, porque, tendo sua organização determinada por normas de Direito positivo, é hierarquizado na forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria.”
(AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do Estado. Porto Alegre: Globo, 1984.)
 
Dada esta explicação, é correto afirmar que a finalidade própria do Estado é:
	
	A
	A defesa da família;
	
	B
	O desenvolvimento tecnológico;
	
	C
	A geração de empregos;
	
	D
	a promoção do bem público.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “e”, que caracteriza adequadamente a finalidade própria do Estado. A defesa da família, o desenvolvimento tecnológico e a geração de empregos são finalidades que o Estado compartilha com a iniciativa privada para alcance do bem público como objetivo final.  Destaque-se que ainda que a geração de emprego está compreendida dentro de uma organização social capitalista e o Estado é abrangente, válido para os diferentes tipos de organização social. Por fim, embora o Estado tenha a finalidade de promover o bem público, isto não equivale à promoção da felicidade de cada indivíduo.
Questão 4/10
Leia com atenção ao artigo constitucional que dispõe sobre a seguridade social:
“Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.”
(BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm )
 
Analise as afirmativas abaixo sobre as políticas que compõe a seguridade social brasileira:
I – a saúde pública e gratuita é direito de todos, em sua prevenção, promoção e recuperação;
II – a previdência social é direito não contributivo e universal;
III – a assistência social é direito não contributivo destinado a quem dela precisar.
Escolha a alternativa correta a respeito dos textos disponibilizados nos itens I, II e III:
	
	A
	Todas as afirmativas estão corretas;
	
	B
	Apenas a afirmativa I está correta;
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
Você acertou!
Está correta a alternativa “d”. Destaque-se que a previdência social não tem caráter universal, sendo destinada àqueles que contribuem previamente, segundo a lógica do seguro.
Questão 5/10
Leia a citação a seguir, com atenção:
 “Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos”
 
(CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o Longo Caminho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008)
 
Dada a concepção de cidadania composta pelo conjunto de direitos civis, políticos e sociais, assinale, a seguir, a alternativa correta sobre o assunto:
	
	A
	Direitos civis são aqueles fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e a igualdade perante a lei;
Você acertou!
Está correta a alternativa “a”. A descrição das alternativas “b” e “c” correspondem aos direitos civis e das alternativas “d” e “e”, aos direitos políticos.
	
	B
	Direitos políticos desdobram-se em direito a ir e vir e de escolher seu trabalho;
	
	C
	São exemplos de direitos sociais, a inviolabilidade do lar e de correspondência;
	
	D
	Direitos civis referem-se à participação do cidadão no governo;
Questão 6/10
Leia com atenção à seguinte definição de Welfare State:
“A definição de Welfare State pode ser compreendida como um conjunto de serviços e benefícios sociais de alcance universal promovidos pelo Estado com a finalidade de garantir uma certa “harmonia” entre o avanço das forças de mercado e uma relativa estabilidade social, suprindo a sociedade de benefícios sociais que significam segurança aos indivíduos para manterem um mínimo de base material e níveis de padrão de vida, que possam enfrentar os efeitos deletérios de uma estrutura de produção capitalista desenvolvida e excludente.”
 
(GOMES, F. G. Conflito social e welfare state: Estado e desenvolvimento social no Brasil. Revista de Administração Pública, mar./abr. 2006, vol.40, nº.2, p.201-234)
 
Assinale, a seguir, a alternativa correta no que se refere ao Welfare State:
	
	A
	O Welfare State pode ser considerado sinônimo do Estado Mínimo de característica (neo)liberal,  propondo reduzida intervenção estatal na produção e distribuição de riquezas;
	
	B
	O Welfare State é uma proposta de responsabilização do estado pela redistribuição da riqueza por meio de políticas públicas sociais, dentro de umasociedade capitalista;
Você acertou!
Está correta a alternativa “b”. O Welfare State é uma proposta completamente oposta ao Estado Mínimo e tem em vista o bem coletivo antes do que os interesses individuais. Este modelo destacou-se por imprimir nas políticas sociais atributos de responsabilidade estatal e direito universal. Contudo, não caracteriza-se como alternativa revolucionária ao capital.
	
	C
	O Welfare State está relacionado à iniciativas de promoção do desenvolvimento e crescimento econômico, privilegiando interesses individuais e comerciais;
	
	D
	O Welfare State organizou-se por meio de políticas sociais executadas pela iniciativa privada e destinada à parcela mais empobrecida da população;
Questão 7/10
Os modelos de Estado e sua organização podem diferenciar ao longo da história ou na comparação entre diferentes civilizações. Contudo, alguns elementos são comuns em todos os tipos de Estado.
Assinale a alternativa que contém todos estes elementos.
	
	A
	governo, população, território;
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “a”. Governo, população e território são elementos comuns aos mais diversos tipos de formação de Estado e essenciais para sua existência.
	
	B
	Governo, nação, democracia;
	
	C
	Democracia, nação, território;
	
	D
	Democracia, população, exército;
Questão 8/10
As políticas setoriais são tipos de políticas públicas organizadas por especialidade. Suas ações compreendem recursos técnicos, teóricos, tecnológicos, físicos, materiais e humanos específicos ao seu campo.
É comum, no Brasil, a organização das políticas públicas por setores, na intenção da promoção e efetividade dos direitos sociais assegurados por lei.
Dado este contexto, assinale a alternativa, a seguir, que apresenta exemplos de políticas setoriais:
	
	A
	assistência Social, Saúde, Educação;
Você acertou!
Está correta a alternativa “a”. As demais alternativas apresentam exemplos de políticas intersetoriais.
	
	B
	Proteção à maternidade, infância e velhice;
	
	C
	Políticas para mulheres, pessoas com deficiência e pessoas idosas;
	
	D
	Proteção integral à criança e ao adolescente;
Questão 9/10
Embora se tenha reconhecido grande avanço na promoção da igualdade, quando foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, observou-se, na sequencia, que a promoção da igualdade não se dá na negação da diferença. As diferenças devem ser respeitadas e protegidas, para que se promova a verdadeira igualdade de direitos.
Certos públicos são considerados mais vulneráveis e precisam de maior investimento e apoio para que alcancem o mesmo patamar de igualdade dos demais.
Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta corretamente a terminologia que define o princípio em que se considera o maior investimento de recursos e proteções para os grupos mais vulneráveis, de modo que usufruam igualmente dos mesmos direitos que os demais:
	
	A
	igualdade;
	
	B
	solidariedade;
	
	C
	democracia;
	
	D
	equidade;
Você acertou!
Está correta a alternativa “d”.
Questão 10/10
Leia atentamente ao texto:
“Os direitos com os quais as políticas públicas se identificam, e devem concretizar, são os direitos sociais, que se guiam pelo princípio da igualdade, embora tenham no seu horizonte os direitos individuais – que se guiam pelo princípio da liberdade.
A identificação das políticas públicas com os direitos sociais decorre do fato de esses direitos terem como perspectiva a equidade, a justiça social, e permitirem à sociedade exigir atitudes positivas, ativas do Estado para transformar esses valores em realidade.”
 
(BEHRING, E.R. BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006)
 
Assinale, a seguir, a afirmativa que apresenta exemplos de direitos sociais a serem promovidos por políticas sociais:
	
	A
	Manifestação do pensamento;
	
	B
	Inviolabilidade do lar;
	
	C
	Votar e ser votado;
	
	D
	Educação e saúde;
Você acertou!
Está correta a alternativa “d”. As alternativas “a”, “b” e “e” referem-se a direitos civis e a alternativa “c”, a direitos políticos.

Outros materiais