Buscar

Discursiva Libras e Pratica Profissional a escola Nota 84

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Libras
Prática Profissional: a Escola
	Data de início:
	23/05/2016 16:03
	Prazo máximo entrega:
	23/05/2016 17:18
	Data de entrega:
	23/05/2016 17:10
Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
 
“Pesquisas sobre a Libras vêm sendo desenvolvidas, mostrando que a língua é  comparável em complexidade, expressividade e possui uma estrutura gramatical própria como qualquer outras línguas orais, porém, utiliza-se outro canal comunicativo, isto é, a visão ao invés da audição”.
VELOSO, E; FILHO, V. M. Aprenda LIBRAS com eficiência e rapidez. Curitiba: Editora Mãos Sinais, 2009. Pg. 13.
 
Apresente  dois argumentos que explicam e caracterizam como língua, a Libras – Língua Brasileira de sinais.
Nota: 20.0
	Espera-se que sejam contemplados pelo menos dois  argumentos para uma resposta completa.
Pode-se enumerar:
É um meio legal de comunicação (Lei 10.436 de 2002);
Possui gramática, semântiva, pragmática, síntese e etc;
Possui dialetos e variações regionais;
É independente de outras línguas;
 
Texto 05: A Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais
Página 11.
Resposta:A Língua de sinais brasileira ou seja a Libras é rica em expressões ao longo da historia vem conseguindo o seu espaço como uma língua oficial. A Libras não se limita a ser uma língua universal ela esta também em vários países com sua língua de cada pais, ela também um reconhece a riqueza dos estados que há no nosso Brasil com suas regiões e seu regionalismo. Possuem expressões que são bastante diferentes de cada região. Ex: Verde, maio, irmão, cunhado etc. Ela é composta com fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. 
Questão 2/5
O diretor por sua vez é a pessoa encarregada de conduzir o grupo a realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito as diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propicias ao processo de ensino aprendizagem.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 014 (p 104)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva às atribuições do diretor da escola.
Nota: 16.0
	O diretor da escola é o dirigente e principal responsável pela escola, tem a visão de conjunto, articula e integra os vários setores (administrativos, pedagógicos, secretaria, serviços gerais, relacionamento cm a comunidade, etc (p. 33)
Resposta:O diretor é uma peça de fundamental importância para a gestão escolar, pois ele e o dirigente e principal responsável pela organização escola de forma coletiva e conjunta e tem como missão articular e entregar os vários setores da organização escolar como a administração, pedagógicos, secretaria e serviços gerais e ter um relacionamento com a comunidade local que a escola esta inserida. 
Questão 3/5
( ..) Compreendemos que é possível aos pedagogos coordenarem as ações desenvolvidas pelos professores para a oferta de uma educação de qualidade a população. Isso demandará desse profissional o pensamento em ações que possibilitem o enfrentamento dos desafios da organização escolar da atualidade.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes,2014 (p. 60)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre as demandas do sistema capitalista e suas consequências na organização da instituição escolar.
Nota: 16.0
	A organização escolar, estruturada pela sociedade capitalista, procura, em última instancia, a manutenção das relações sociais de produção, refletindo as divisões sociais existentes, a manutenção do poder da classe dominante. Sob a influência da ideologia burguesa, realiza escolhas, estabelece critérios que desfavorecem aos já desfavorecidos, excluindo de seus limites a bagagem experimental da criança, especialmente a criança do povo, utilizando-se do autoritarismo e das práticas centralizadoras (p.22-23)
Resposta:O sistema capitalista vem trazendo um grande problema para a na organização escolar com inúmeras consequências para a escolar. Com sua visão neoliberal de tirar o Estado ou se esquivando o mesmo do papel de proporcionar educação para todos os brasileiros. Tem trazido politicas que agravam a vida dos profissionais da educação como e o caso do pedagogo.
Questão 4/5
Em sua construção, o projeto político pedagógico precisa contemplar três dimensões: o marco referencial, o diagnóstico e a programação, cuja articulação permanecerá os elementos necessários não apenas para a elaboração, mas principalmente para a execução do projeto coletivo da instituição.
PALMA, Marcia Silva Di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes:2012 (p.139)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina descreva o Projeto Político Pedagógico (PPP).
Nota: 16.0
	O PPP é o elemento fundamental para a organização da escola. É nele que se define o trabalho pedagógico, a missão da escola, as questões curriculares e metodológicas, as concepções, a avaliação, o tipo de gestão adotado, o perfil do aluno e do professor e outros pressupostos que definem a dinâmica escolar (p 55).
Resposta:O projeto politico pedagógico ou seja o PPP e de fundamental importância de direção para a escola e sua realidade local da comunidade a qual está inserida. serve como uma bussola de direção para todos da comunidade escolar ser dirigir.É um processo participativo de decisões que toda a comunidade escolar deve está instigada a participar para que seja de fato um projeto coletivo baseado nos princípios solidários de membros de uma comunidade escolar. Com o PPP se espera uma organização escolar mais participativa juntos num projeto que todos estejam inseridos com uma proposta politica social e com um embasamento pedagógico de ensino que tem uma realidade escolar na comunidade.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir:
 
“No ano de 1994, os representantes de mais de oitenta países se reúnem na Espanha e assinam a Declaração de Salamanca, um dos mais importantes documentos de compromisso de garantia de direitos educacionais. Este documento declara as escolas regulares inclusivas como o meio mais eficaz de combate à discriminação e ordena que as escolas devam acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou lingüísticas.”
STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008. Pg. 37-38.
 
 
A Declaração de Salamanca em 1994 determinou mudanças na educação das pessoas com deficiência. Explique as consequências ocorridas no processo educacional dos surdos em decorrência dessa Política Educacional.
Nota: 16.0
	Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 57 e 58.
 
A educação bilíngüe nessa concepção é uma proposta de ensino que preconiza o acesso a duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como língua natural e partindo desse pressuposto para o ensino da língua escrita. A proposta bilíngüe busca resgatar o direito da pessoa surda de ser ensinada em sua língua, a língua de sinais, levando em consideração os aspectos sociais e culturais em que está inserida. (...) [Respeitar a pessoa surda e sua condição sociolingüística implica considerar seu desenvolvimento pleno como ser bicultural a fim de que possa dar-se em um processo psicolingüístico normal' (Skliar et al., 1995: 16 ).
Cabe acrescentar que um marco na educação da pessoa surda encontra-se na Declaração de Salamanca, de 1994, documento de referência mundial e orientador do processo de inclusão. Em relação à situação do surdo, destaca a importância de uma educação pautada no direito e reconhecimento da língua natural do indivíduo, que lança um novo olhar sobre a inclusão, no sentido de ampliar essa noção: 'Políticas educacionais deveriamlevar em total consideração as diferenças e situações individuais. A importância da linguagem de signos como meio de comunicação entre os surdos, por exemplo, deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita no sentido de garantir que todas as pessoas surdas tenham acesso a educação em sua língua nacional de signos. Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares'.
Resposta:A Declaração de Salamanca de 1994 foi um marco de grande importância para a comunidade inclusiva para combater de forma eficaz a discriminação e legitimar que as escolas que devam acolher todas as crianças independentes de qualquer preconceitos. Com a situação dos surdos foi de grande importância para o acolhimento nos estabelecimentos de ensino que estão agora de portas abertas para a comunidade surda e trazendo também a Língua de sinais ou seja a Libras para as organizações escolares e esclarecer todos da comunidade escolar sobre a Libras com cursos e interpretes que possam ajudar esses novos alunos.

Outros materiais