Buscar

apol 01 Ciencia ambiente e sustentabilidade

Prévia do material em texto

APOL 01
Questão 4/10
(UFMG) Observe esta sequência de ambientes numerados de I a IV:
Considerando-se as características desses ambientes, é CORRETO afirmar que o parâmetro que aumenta na sequência indicada é a
	
	A
	Concentração de CO2 atmosférico
	
	B
	Diversidade de nichos ecológicos.
	
	C
	Temperatura média anual.
	
	D
	Velocidade de evaporação da água de chuva.
Questão 5/10
(ETEs-2007) A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose(C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável
	
	A
	Controlar as atividades vulcânicas.
	
	B
	Transformar as florestas em zonas agrícolas. 
	
	C
	Instalar hortas em grande parte das residências. 
	
	D
	Impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento.
Questão 6/10
(SECAD/2010) O termo desenvolvimento sustentável remete o ser humano a pensar em uma forma de buscar um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O evento que consagrou o termo desenvolvimento sustentável ocorrido no ano de 1992 foi a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano ou Rio 92.
Qual dos documentos abaixo NÃO é um documento oficial produzido nessa conferência? 
	
	A
	Carta da Terra.
	
	B
	Convenção da Biodiversidade.
	
	C
	Convenção sobre mudanças climáticas.
	
	D
	Protocolo de Quioto.
Questão 7/10
(ENEM-1998) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I) As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II) As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III) As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
	
	A
	I, apenas. 
	
	B
	III, apenas. 
	
	C
	I e II, apenas. 
	
	D
	II e III, apenas
Questão 8/10
(VUNESP-2009) Suponha que em determinado lugar haja oito casais de pássaros e apenas quatro pares deles procriem, por ano, somente quatro descendentes, e que estes continuem procriando a sua prole na mesma proporção; então, ao final de sete anos (uma vida curta, excluindo mortes violentas, para qualquer pássaro) haverá 2048 pássaros ao invés dos dezesseis originais. Como este aumento é quase impossível, devemos concluir que ou esses pássaros não criam nem metade da sua prole, ou a média de vida de um pássaro não chega, devido a acidentes, a sete anos. Ambas as formas de controle provavelmente ocorrem.
 Esse texto está nas páginas iniciais do manuscrito de Charles Darwin, A Respeito da Variação de Seres Orgânicos na Natureza, lido em reunião da Sociedade Lineana, em Londres, no dia 1.º de julho de 1858.
 No texto, Darwin utiliza-se da hipótese de
Questão 9/10
(ETEs-2007) A produção de papel consome muita água e produz resíduos que potencialmente podem contaminar um corpo hídrico.
Por outro lado, na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade.
Sobre a reciclagem do papel pode-se afirmar que:
I)    Não traz nenhum benefício social, pois diminui a oferta de mão-de-obra.
II)   Diminui o consumo de matéria-prima, o que significa menos árvores a serem cortadas.
III)  Diminui o consumo de água e também a produção dos resíduos que podem poluir um corpo hídrico.
IV)   Não é considerável a economia de recursos naturais, tanto de água como de matéria-prima.
São válidas as afirmações:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
Questão 10/10
(UDESC) A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente. Principalmente: ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existente no planeta; grande extensão de terras cultiváveis.  
De acordo com esta definição, o desenvolvimento sustentável pressupõe:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes