Buscar

Origem do Estado

Prévia do material em texto

Descreva as teorias que explicam o momento de formação do Estado.
São inúmeras as teorias que visam explicar o momento de formação do estado, destacam-se três:
A primeira determina que o Estado exista desde sempre assim como a própria sociedade, visto que, a organização social em que vivemos permeada por poder e autoridade delimita o comportamento dos indivíduos. 
A segunda teoria propõe que primeiro surgiu a sociedade, e que só depois, para atender às necessidades ou às conveniências dos grupos sociais apareceu a figura do Estado, que formou-se em momentos diferentes de cada lugares, surgindo de acordo com as condições concretas de cada lugar.
A terceira posição é aquela que só admite como Estado a sociedade política dotada de certas características muito bem definida. Nessa concepção, o Estado pode ser visto como conceito histórico concreto quando do surgimento da ideia e da prática da soberania, o que ocorre no século XVII. É possível , segundo alguns autores, determinar o ano do nascimento do Estado, que seria 1648, quando foi assinada a paz de Westfália. Alguns consideram ainda a paz de Westfália como o ponto de separação entre o Estado Medieval e o Estado Moderno, e em cujos tratados foram fixados os limites territoriais resultantes das guerras religiosas. Dessa maneira, destaca-se como características do estado a existência de poder organizado, território, povo e soberania.
Explique as teorias naturalistas e contratualistas na origem do Estado.
As teorias naturalistas afirmam que o Estado formou-se de forma espontânea. Apesar de não serem coincidentes apresentam como ponto comum a ideia de concepção natural do Estado. 
- Origem familial ou patriarcal: estas teorias situam o núcleo social fundamental na família e afirmam que cada família primitiva se ampliou e deu origem a um Estado.
- Origem em atos de força, de violência ou de conquista: essas teorias sustentam, em síntese, que a superioridade de força de um grupo social permitiu-lhe submeter um grupo mais fraco, nascendo o Estado dessa conjunção de dominantes e dominados. 
- Origem em causas econômicas ou patrimoniais: o Estado teria sido formado para se aproveitarem os benefícios da divisão do trabalho, integrando-se as diferentes atividades profissionais, caracterizando-se, assim, o motivo econômico. Destaca-se aqui Engels que além de negar que o Estado tenha nascido com a sociedade, afirma que ele “é antes um produto da sociedade, quando al chega a determinado grau de desenvolvimento.”
de suas principais obras, "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado". Além de negar que o Estado tenha 
- Origem no desenvolvimento interno da sociedade: segundo estas teorias, o Estado é um germe, uma potencialidade, em todas as sociedades humanas, as quais, todavia, prescindem dele enquanto se mantêm simples e pouco desenvolvidas. É o próprio desenvolvimento espontâneo da sociedade que dá origem ao Estado.
Existem também as teorias que sustentam a formação contratual dos Estados. Seus adeptos tem em comum a crença de que foi a vontade de alguns homens, ou então de todos os homens, que levou à criação do Estado. De maneira geral, os adeptos da formação contratual da sociedade é que defendem a tese da criação contratualista do Estado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes