Buscar

APOL 2 Gestão de Projetos e Metodologia da Pesquisa

Prévia do material em texto

APOL: ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON LINE 02
Questão 1/5
De acordo com Selltiz, Wrightsmann e Cook (1987) citados por CASARIN e CASARIN (2012): “Um tema de pesquisa pode surgir de um interesse prático, ou seja, da observação de um fenômeno, do qual se procura saber as causas ou soluções.”
Dentro do processo de elaboração da pesquisa quantas etapas são descritas?
	A	
5 etapas
	B	
7 etapas
Você acertou!
Justificativa: conforme estudo apresentado por Casarin & Casarin, p.51, são 7 as etapas de pesquisa, alternativa correta b.
	C	
6 etapas
	D	
3 etapas
Questão 2/5
Segundo CARVALHO JÚNIOR, Moacir Ribeiro, no livro Gestão de Projetos da Academia à Sociedade, (2012, p. 86) “A ação humana coordenada em forma de projeto sempre visa imprimir uma mudança no mundo real. Uma vez que o individuo opte pelo uso desse instrumento desenvolvido pelas pessoas, é recomendado que compreenda as principais características de um projeto.”
Conforme o texto acima, assinale a alternativa que apresente as principais características de um projeto.
	A	Temporariedade, exclusividade e progressividade;
Você acertou!
Vide página 86: “A ação humana coordenada em forma de projeto sempre visa imprimir uma mudança no mundo real. Uma vez que o individuo opte pelo uso desse instrumento desenvolvido pelas pessoas, é recomendado que compreenda as principais características de um projeto. São elas a temporariedade, exclusividade e progressividade (...)”
	B	Temporariedade, exclusividade e metodologia;
	C	Exclusividade, progressividade e discricionariedade;
	D	Análise do ambiente, exclusividade, penetração e abrangência.
Questão 3/5
Quanto a elaboração e gestão de projetos no setor público é correto afirmar que:
	A	O setor público se encarrega principalmente de projetos relacionados a exploração de atividade econômica;
	B	O principal direcionamento do setor público é o bem comum, com intervenções que visam atender a maior parcela possível da população;
Você acertou!
Vide página 94: “O principal direcionamento do setor público é o bem comum, com intervenções que visam atender a maior parcela possível da população.”
	C	O principal direcionamento do setor público é a para beneficiar a iniciativa privada;
	D	O setor público é direcionado principalmente as entidades políticas, sindicais e autárquicas.
Questão 4/5
De acordo com Selltiz, Wrightsmann e Cook (1987) citados por CASARIN e CASARIN (2012): “Um tema de pesquisa pode surgir de um interesse prático, ou seja, da observação de um fenômeno, do qual se procura saber as causas ou soluções.”
Para os autores: CASARIN e CASARIN (2012), alguns outros itens devem ser considerados na pesquisa.
Marque a alternativa que contém os itens discorrido pelos autores.
	A	
População ou amostra pesquisada e a ética profissional
Você acertou!
Os autores tratam de dois itens que devem ser considerados, principalmente se tratar de uma pesquisa de cunho quantitativo.
CASARIN, Helen de Castro Silva; CASARIN, Samuel José, Pesquisa Científica da Teoria à Prática. Curitiba: Editora Intersaberes; 2012, p.66
	B	
Tratamento Estatístico e População da pesquisa
	C	
Estratégia da Pesquisa e Tratamento estatístico
	D	
Objeto da Pesquisa e Estratégia da Pesquisa
Questão 5/5
É importante observarmos que os projetos e suas respectivas operações tem características distintas, pois como demonstramos, o projeto se apresenta pela exclusividade, progressividade e temporariedade enquanto que as operações são ____________________________. Assinale a alternativa que complementa corretamente a frase acima.
	A	Progressivas e temporais.
	B	Constantes e descontínuas
	C	Únicas e flexíveis;
	D	Repetitivas e contínuas;
Você acertou!
Vide página 90: “(...)é importante observarmos que os projetos e suas respectivas operações tem características distintas, pois como demonstramos, o projeto se apresenta pela exclusividade, progressividade e temporariedade enquanto que as operações são repetitivas e contínuas.”

Outros materiais