Buscar

Fundamentos da Educação a Distância e cte 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia a afirmativa:
 
Com a informática é possível realizar variadas ações, como se comunicar, fazer pesquisas, redigir textos, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. As utilidades e os benefícios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem do computador, hoje, um importante recurso pedagógico. Não há como a escola atual deixar de reconhecer a influência da informática na sociedade moderna e os reflexos dessa ferramenta na área educacional.
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.
Informática aplicada à educação. / João Kerginaldo Firmino do Nascimento. – Brasília : Universidade de Brasília, 2007. p.38
 
As autoras do livro base apontam que os projetos que envolvam a utilização do computador na escola, comprovam que uma boa utilização do computador na escola pode oportunizar novas relações pedagógicas, um olhar diferenciado sobre o currículo e mudanças no ambiente escolar, além disto, afirmam que o computador tem um potencial enorme na educação. Considerando que o potencial do computador não está diretamente relacionado ao fato da máquina estar presente, a partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base, explique de quem é a responsabilidade do sucesso da máquina, justificando a resposta.
 
Nota: 10.0
	O responsável pelo sucesso do uso de qualquer tecnologia é o professor, pois ele firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração da própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem ( p.120).
Resposta:A informatica na escola como recurso pedagógico deve partir da contatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional ,a fim de adequar o ensino as novas demandas sociais.para que os recursos e os benefícios da informatica possam ser utilizados de forma consciente ,eficaz e critica,e necessária haver mobilização,discurso e reflexão.
Questão 2/5
Leia o texto:
 
O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa, em 1971, [...] quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física (USP de São Carlos) em seminário promovido em colaboração com a Universidade de Dartmouth/EUA. As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os registros indicam a Universidade Federal do Rio de Janeiro como instituição pioneira na utilização do computador em atividades acadêmicas, por meio do Departamento de Cálculo Científico, criado em 1966, que deu origem ao Núcleo de Computação Eletrônica (NCE).
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.
Informática aplicada à educação. / João Kerginaldo Firmino do Nascimento. – Brasília : Universidade de Brasília, 2007.p.12
 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, foi possível conhecer alguns projetos governamentais em Informática na Educação, no Brasil. De acordo com o que foi apresentado, escreva o objetivo do projeto EDUCOM.
Nota: 20.0
	No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-se na década de 1980, com o projeto EDUCOM (Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação a fim de formar profissionais habilitados a usar o software LOGO (P. 71).
Resposta:No brasil ,os grandes projetos governamentais em informatica na educação iniciam se na década de 1980,com os projeto EDUCOM (Educação e Computados),cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informatica na educação a fim de formar profissionais habilitados a usar software LOGO.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A interação que denominamos Educação a Distância é a inter-relação das pessoas que são professores e alunos, nos ambientes que possuem a característica especial de estarem separados entre si. É a distância física que conduz a um hiato na comunicação, um espaço psicológico de compreensões errôneas potenciais entre os instrumentos e os alunos que precisa ser suplantado por técnicas especiais de ensino – isso é a Interação a Distância.
 
MOORE, M. M. ; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007, p. 240)
 
Podemos definir alguns princípios educacionais fundamentais para a qualidade na Educação a distância. Cite e descreva dois desses princípios:
Nota: 0.0
	Ação comunicativa: Ato educativo que propicia a interlocução ativa e criativa entre professores e alunos, desencadeando a prática do aluno proativo e pesquisador.
Autonomia: É a habilidade de se responsabilizar por sua própria aprendizagem de acordo com o nível de ensino, a partir de um plano de estudo com os recursos necessários.
Equidade: É considerada com base nas dimensões educacionais, socioeconômica, de gênero e de raça, entre outras. A busca de superação das condições de desigualdades.
Colaboração: Esse princípio requer que o indivíduo  compartilhe saberes e experiências tanto para aprender como para praticar suas habilidades e competências  com os outros, para reelaborar e ou produzir conhecimentos.
Acessibilidade: É um direito que o aluno tem no processo da educação formal, com materiais, plataformas e serviços  dimensionados para que sejam acessíveis para os diferentes estilos de aprendizagem e limites que os alunos apresentem. (Respstas nas páginas 20 a 26)
 
Resposta:
Questão 4/5
Leia o trecho sobre referente ao processo de avaliação.
 
A avaliação aplica em um espaço escolar, quando não desenvolvida pelo aluno, precisará ser avaliada para que se possa redirecionar o foco, a orientação e replanejar das atividades.
 
CORTELAZZO,Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba:InterSaberes,2013.
 
De acordo com os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base, escreva  um breve texto, sobre o que a coavaliação desenvolve no aluno.
Nota: 0.0
	A coavaliação desenvolve no aluno diferentes habilidades sociais, quando bem orientadas pelo tutor, pois de um lado, o discente aprende a ouvir o parecer do outro com atenção e a refletir sobre o que foi dito com a devida abertura para receber a crítica. Por outro lado, ele aprende a olhar criticamente, mas de forma construtivas. Há outro ponto que refere-se a externar sua avaliação de acordo com critérios preestabelecidos no sentido de ajudá-lo a se reavaliar.(P.162 -163)
Resposta:
Questão 5/5
Leia a afirmativa, a seguir:
 
As instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias da informação como conteúdos do ensino, mas também reconhecer a partir das concepções que as crianças e os adolescentes têm sobre estas tecnologias, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e usos tecnológicos.
 
LIGUORI, Laura M.
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In LITWIN. Edith. (org).
Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto.Alegre: Artmed,
P.85
 
Gatti (1993), citado pelas autoras do livro-base, afirma que “as novas tecnologias podem ser vistas como PANACEIA para a educação e como destruidoras de um processo de socialização fundamental para o ser humano”. A partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base, o que significa dizer que as tecnologias podem ser uma panaceia para a educação?
 
Nota: 20.0
	Por um lado, a panaceia está em acreditar que as novas tecnologias possibilitarão milagres na educação e, por outro, em acreditar que seu uso pode ser destruidor, restringindo as relações humanas. (p.40)
Resposta:A educação deve acompanhar o desenvolvimento que ocorre no mundo nos dias atuais,as tecnologias então se tornam remédios para a educação,pois a partir delas e com o apoio e entusiasmosdos professores no que diz respeito ao uso correto das tecnologias dentro da salas de aula,conseguiram motivar e prender a atenção dos alunos .Pois o aluno de hoje que vive conectado a internet não quer mais saber de matérias escritas no quadro negro,ele quer ter uma participação ativa e pratica que prenda sua atenção e que de certa forma o motive.E o uso das tecnologias traz a curiosidade e torna a aula mais atrativa

Continue navegando