Buscar

o livro de jasar

Prévia do material em texto

Livro de Jasar
Fielmente traduzido 
(1840) 
do original hebraico EM PORTUGUÊS
A reimpressão de 
FOTO REPRINT LITOGRÁFICA 
PUBLICADO POR JH Parry & COMPANY 
SALT LAKE CITY: 1887
"Não é esta escrito no livro de Jasar?" - Josué, x. 13. 
"Eis que está escrito no Livro de Jasar." - II Samuel, i. 18
ÍNDICE
CAPÍTULO 1 A Criação de Adão e Eva. The Fall. Nascimento de Caim e Abel. Abel Keeper um dos carneiros. Caim um lavrador do solo. A briga entre os irmãos eo resultado. Caim, o primeiro assassino, amaldiçoado por Deus.
CAPÍTULO 2 Seth nasceu. As pessoas começam a se multiplicar e se tornar idólatra. Terceira parte da Terra Destruído. Terra amaldiçoado e se corromper pela maldade dos homens. Cainã, um rei sábio e justo, Prediz o Dilúvio. Enoque nasce.
CAPÍTULO 3 Enoque reina sobre a Terra. Enoque Estabelece justiça sobre a terra, e depois Reinando duzentos e quarenta anos é traduzido.
CAPÍTULO 4 O povo da Terra voltar a ser corrompido. Noah nasceu.
CAPÍTULO 5 Noé e Matusalém pregar o arrependimento por cento e vinte anos. Noé Constrói a Morte Arca de Matusalém.
CAPÍTULO 6 animais, bestas e aves preservada na Arca de Noé e seus filhos e suas esposas estão fechadas dentro Quando as enchentes vêm as pessoas querem começar dentro de Noé Um Ano na Arca
CAPÍTULO 7 As Gerações de Noah. As vestes de pele feita por Adam Roubado por Ham e eles descem para Nimrod, poderoso caçador, que se torna o rei de toda a terra. O nascimento de Abrão.
CAPÍTULO 8 Os Sábios de Ninrode, por sua adivinhação, prever o mal que Abrão vai fazer para o Reino de Ninrode, e buscam a matar a criança. Abrão, com sua mãe e enfermeira estão escondidos em uma caverna por dez anos.
CAPÍTULO 9 Quando dez anos de idade, Abrão vai para Noé e Shem, permanece com eles para trinta e nove anos, e é ensinada em todos os caminhos do Senhor. A maldade de Ninrode e seu povo. Eles propõem a construir uma torre para o céu e destronar Deus. A confusão de línguas.
CAPÍTULO 10 Os descendentes de Noé, espalhadas por toda a terra, construir-se Cidades.
CAPÍTULO 11 Reign mau Nimrod. A idolatria de Tera, pai de Abrão. Quando cinqüenta anos de idade, retorna Abrão para casa de seu pai e descobre seus ídolos. Faz um pretexto para destruí-los. Depois de fazer um guisado saboroso para os deuses, Abrão leva um machado e destrói, deixando o machado nas mãos de um maior, onde é descoberto por seu pai, que é contada por Abrão que o Grande Deus tinha ressuscitado em raiva e destruiu seus companheiros. Terá em sua ira trai Abrão para o rei, que lhe traz-se diante do trono de julgamento. Abrão Adverte seu Pai eo Rei, antes de todos os príncipes, dos males da idolatria.
CAPÍTULO 12 Abrão colocado na prisão, e é condenado depois de dez dias para ser lançados em uma fornalha ardente. Seu irmão Harã sendo falsamente acusado é condenado ao mesmo destino. Como o coração de Haran não era certo diante do Senhor, ele morreu, mas Abrão é entregue e é trazido Alive. É apresentado com muitos presentes. Os Sonhos rei de Abrão, e novamente procura a sua vida. Abrão foge para a casa de Noah.
CAPÍTULO 13 Por conta de Abrão Tera e toda a sua casa, com Abrão, Deixe Casdim Ur para ir para a terra de Canaã. Eles tardará em Harã, onde o Senhor aparece a Abrão, e sob a condição de fidelidade, promete muitas bênçãos. Abrão, comandado do Senhor, leva sua esposa e todos pertencentes a ele e vai para a terra de Canaã, onde o Senhor aparece novamente para ele e promete a terra de Canaã, como uma herança eterna. Depois de quinze anos, Abrão retorna para Harã para visitar seu pai. Ensina muitos a andar nos caminhos do Senhor. Mais uma vez ordenado a ir para Canaã, onde constrói um altar. O Senhor renova a sua aliança com ele.
CAPÍTULO 14 Dispositivos astúcia Rikayon para ganhar dinheiro dos egípcios.
CAPÍTULO 15 por conta da fome em Canaã, Abrão vai para o Egito. Diz o Povo que Sarah é sua irmã, por conta de sua beleza. Faraó deseja levá-la, mas é impedido por um anjo do Senhor. A verdade é dado a conhecer, e Sarah é restaurada a Abrão, com muitos presentes. Abrão retorna para sua casa. Problemas entre Ló e Abrão por conta do gado de Ló. Lote Remove a Sodoma.
CAPÍTULO 16 Quatro Reis com oitocentos mil homens de guerra contra Sodoma e as cidades da planície, e destruir e pilhar seus povos. Abrão, ao ouvir que Ló é levado cativo, reúne cerca de trezentos homens e prossegue os Reis, retoma os cativos, e fere todo o Exército dos Anéis confederados. Em seu retorno, Abrão atende Adonizedeque, rei de Jerusalém, o mesmo foi Shem. Abrão dá o dízimo de tudo o que ele tinha tomado a Adonizedeque, e é abençoada Dele. Abrão Restaura a cada um sua propriedade, que ele havia retomado na Guerra, e volta para Hebron. O Senhor aparece novamente a Abrão e promete abençoá-lo com uma Posteridade inúmeros. Sarah filhos sendo dá Hagar a Abrão por uma mulher, e tornando-se ciúmes dela, aflige. Um anjo conforta Agar. Ismael nasceu.
CAPÍTULO 17 O Senhor aparece a Abrão e estabelece o pacto da circuncisão, e chama seu nome Abraão e Sarai, Ele chama Sarah.
CAPÍTULO 18 Entertains Abraão três anjos, que comem com ele. Sarah é prometido um filho. As pessoas de Sodoma e Gomorra, e de todas as cidades da planície se tornar muito mau.
CAPÍTULO 19 as abominações do povo de Sodoma e Gomorra. Dois anjos enviados para salvar Lot. As cidades da planície e todos os seus habitantes destruída pelo fogo.
CAPÍTULO 20 Abraão vai para a terra dos filisteus, e novamente diz ao povo que Sarah é sua irmã. Abimeleque o rei deseja como esposa. Um anjo adverte ele, e ordena-lhe que devolvê-la ao marido. Toda a terra aflitos por conta da questão. Sarah Restaurada a Abraão, que roga ao Senhor para curar o povo de Abimeleque.
CAPÍTULO 21 Isaac é nascida, causando muita alegria entre os amigos de Abraão. Ismael tenta matar Isaac, e por conta disso é mandado embora com a mãe. Ismael é abençoado com riquezas e posteridade.
CAPÍTULO 22 retornos Ismael para seu pai, com suas esposas e filhos. Abraão Retorna para Canaã e faz sua casa em Beersheba, onde ele hospitaleiramente Entertains todos os estranhos e lhes ensina o caminho do Senhor. Isaac e Ismael conversa. A oferta de Isaque Anunciada. Opinião de Satanás do Pai dos Fiéis.
CAPÍTULO 23 Abraão mandou para oferecer Isaque, no Moriá Terra. A obediência de Abraão. Aflição de Sarah. O que aconteceu na maneira. Satanás tenta impedi-los. Isaac uma oferta aceitável. Pai e filho sozinho. A vontade de Isaque. Ele auxilia seu pai na construção do Altar. Enquanto eles tanto chorar amargamente, eles ainda Alegrai-vos para ser digno diante do Senhor. Isaac amarrado e colocado sobre o altar. Os Anjos de Deus interceda por Isaac, que é liberada no comando do Senhor, e um carneiro é oferecido em seu lugar. Satanás, por seu engano e males, causa a morte de Sarah.
CAPÍTULO 24 Abraão adquire um local de sepultamento. Isaac enviado para a Casa de Shem e Eber para aprender o caminho do Senhor. Eliezer é enviado para conseguir uma esposa para Isaque. Vai para a casa de Betuel e traz Rebecca.
CAPÍTULO 25 Abraão leva Quetura como esposa, por quem ele tem seis filhos. As gerações dos filhos de Quetura, e de Ismael.
CAPÍTULO 26 Isaac e Rebeca rezar para as crianças. Suas orações respondidas, e Esaú e Jacó são nascidos. Abraão, depois de contar todas as maravilhas do Senhor, manda seu Filho para andar na sua maneira e guardamos os seus mandamentos. No décimo quinto ano de Jacó e Esaú vidas, Abraão morre e é enterrado por todos os reis da terra. Todas as pessoas e até mesmo as crianças choram por Abraão para uma completa.
CAPÍTULO 27 Esaú mata Nimrod e dois de seus homens valentes. Regressa a casa cansado da luta, e vende seu direito de primogenitura para Valor.
CAPÍTULO 28 Por conta da Fome, Isaac vai para Gerar, a terra dos filisteus. Depois do Fome ele retorna ao comando do Senhor para Hebron. Jacob é enviado para a Casa de Shem onde permanece trinta e dois anos para aprender o caminho do Senhor, mas Esaú não iria. Esaú se casa comuma mulher cananéia.
CAPÍTULO 29 Jacó por engano obtém a bênção de seu irmão. Jacob temendo a ira de seu irmão, foge para a casa de Eber, onde permanece por quatorze anos. Esaú novamente se casa com uma mulher da Terra. Jacob retorna a seu Pai, mas sendo ainda ameaçada por Esaú, é aconselhado por sua mãe para ir a seu irmão Labão, em Harã. Jacob vai para Haran, sendo comandada por seu pai para não se casar com qualquer das Filhas de Canaã. Jacob é assaltado na estrada, pelo Filho de Esaú, e é roubado de tudo o que possuía.
CAPÍTULO 30 Quando ele chega ao Monte Moriá, o Senhor aparece a Jacó e estabeleceu Sua aliança com ele. Chegando a casa de seu tio para ele se engaja Sirva sete anos por Raquel.
CAPÍTULO 31 Jacó é enganado e recebe Lia no lugar de Raquel, mas é dado Rachel para o Serviço de Sete Anos mais. Jacob serve Laban seis anos a mais para os salários e se torna muito rico, quando o Senhor lhe aparece e ordena-lhe para voltar para a terra de Canaã. Jacob obedece e vai de Labão. Rachel rouba deuses de seu pai, que ele não pode saber onde Jacob fugiu. Labão persegue, mas estabelece um pacto de paz. Laban quebra o Pacto enviando seu Filho secretamente a Esaú que Jacó pode cair em suas mãos. Esaú, com quatrocentos homens, procuram destruir Jacob.
CAPÍTULO 32 Jacó envia uma mensagem de paz para o seu irmão, que o rejeita com desprezo, e avança para destruí-lo. Multidão dos Anjos causar o medo de Jacó para vir sobre Esaú, e ele vai encontrá-lo em paz, em resposta à oração de Jacob. Jacó luta com um anjo do Senhor.
CAPÍTULO 33 Jacó vai a Siquém. Príncipe Siquém contamine Diná, filha de Jacob. Siquém a deseja para esposa.
CAPÍTULO 34 A perfídia de Siquém. Simeão e Levi, filhos de Jacó, vingar a honra de sua irmã Dinah, destruir todos os homens da cidade, e desperdiçá-la. O povo de Canaã conspiram para vingar a causa de Siquém. Isaac e Jacó Ore por socorro.
CAPÍTULO 35 O Medo de Deus veio sobre os cananeus e eles não lutam com Jacob.
CAPÍTULO 36 Jacó e sua casa vai para Betel, onde o Senhor lhe aparece, chama seu nome de Israel, e abençoa-lo. As Gerações de Jacó e Esaú.
CAPÍTULO 37 Retorna Jacob a Siquém. Os reis de Canaã novamente montar contra Jacob. Dez filhos de Jacó com cento e dois de seus servos Luta contra os cananeus e amorreus, e são bem sucedidos.
CAPÍTULO 38 e 39 os filhos de Jacó destruir muitas cidades de Canaã e de todos os seus povos.
CAPÍTULO 40 As restantes vinte e um reis de Canaã, temendo os filhos de Jacó, faça uma paz permanente com eles.
CAPÍTULO 41 José, filho de Jacó, Sonhos de sua exaltação futura sobre seus irmãos. Ser favorito de seu pai, seus irmãos ficam com ciúmes. Joseph é enviado para visitar seus irmãos. Eles conspiram contra ele, e por sugestão de Rúben Coloque-o em um buraco.
CAPÍTULO 42 José é vendido para uma empresa de Midiã, que por sua vez o venderam aos ismaelitas, que levá-lo ao Egito. Um relato de sua viagem para lá, e de sua aflição na estrada.
CAPÍTULO 43 Angústia Rúben por não encontrar José, no Poço. Os Irmãos inventar para enganar seu Pai por meio de imersão em seu casaco de Sangue. Angústia de Jacó com a perda de seu Filho.
CAPÍTULO 44 José é vendido a Potifar, oficial de Faraó. Zelicah, a esposa de Potifar, procura seduzir José para fazer o mal, mas todos os seus avanços são rejeitados. É falsamente acusado por ela e é levado a julgamento. É absolvido por seus juízes, mas por causa do relatório contra mulher de Potifar, ele é lançado na prisão.
CAPÍTULO 45 Uma conta das famílias dos filhos de Jacob.
CAPÍTULO 46 José interpreta os sonhos de seus companheiros de prisão.
CAPÍTULO 47 Isaac abençoa seus dois filhos e morre. Sua propriedade é dividida. Esaú leva todos os bens pessoais e Jacob escolhe a herança da Terra de Canaã, com a Caverna de Macpela para uma sepultura.
CAPÍTULO 48 Faraó Sonhos. Não receber uma interpretação satisfatória dos Mágicos, ele ordena que os Reis Magos para ser morto. Butler do rei faz Presentes José conhecidos Faraó. José é levado diante do rei, que se relaciona seus sonhos para ele. José, pelo dom de Deus, interpreta-los. Uma grande fome previsto.
CAPÍTULO 49 Faraó Monta todos os grandes homens do Reino, e desejos de nomear José para governar o Egito. Eles objeto porque ele não pode falar todas as línguas Setenta da Terra. Um anjo visita José e lhe ensina todas as línguas da Terra. Quando levado perante o rei, Sabedoria de José e do Conhecimento, por favor Faraó e todos os príncipes do Egito, e ele é nomeado o segundo lugar para o Rei, e toda a autoridade que lhe é dado. José é feito ricos e vestido de vestes principescas e proclamado governador do Egito. É dada a Filha de Potifar por uma esposa.
CAPÍTULO 50 Joseph vai ajudar os ismaelitas contra seus inimigos. Muitas grande prevalece no Egito, como Joseph previsto. Dois filhos de José, Manassés e Efraim. Joseph armazena até Alimentos em todo o Egito. Isso armazenados pelos egípcios está estragado. A fome prevalece sobre toda a Terra e milho Joseph vende a todos os egípcios e as nações vizinhas. Sabendo que seus irmãos terão de vir para o Egito para milho, ele arranja para encontrá-los quando eles vêm.
CAPÍTULO 51 Jacó envia seus dez filhos mais velhos ao Egito para Alimentos. Diz-lhes para não entrarem um portão, mas para ir em separado. No caminho, eles Pacto juntos para procurar por José, e se eles não podem resgatá-lo eles resolvem levá-lo à força. Eles entram em em 10 portas, e espalhou-se a procurar por Joseph três dias. José, entretanto, tem seus homens procurando-los. Quando descobriu que eles sejam submetidos José, que os acusa de serem espiões. Joseph envia sua casa Irmãos com milho, enquanto Simeão é mantido como refém até que eles devem vir de novo para o Egito com seu irmão mais novo. Eles estão surpresos de encontrar o seu dinheiro em seus sacos de milho.
CAPÍTULO 52 tristeza de Jacob com a ausência de Simeão; Recusa-se a deixá-lo ir. Mas quando ele ea sua família fiquem comprimidos com fome, Judá implora por Benjamin. Diz ao pai do grande glória e autoridade do governador do Egito, e se oferece como segurança para o seu irmão mais novo. Consentimentos Jacob e manda seus filhos novamente para o Egito com uma carta conciliatória e apresentar ao governador.
CAPÍTULO 53 filhos de Jacó mais uma vez ir para o Egito para Pão. Benjamin é apresentado antes de Joseph. Copa de Joseph. Conduta de José para Benjamin por que ele se faz conhecido para ele. Resolve para provar seus irmãos por tirar Benjamin deles, e coloca seu copo no saco de Benjamim de milho e envia-los para casa com seu pai. Um oficial é enviado após a eles que os acusa de defraudando Cup de seu Mestre. Os traz de volta para Joseph. Benjamin é-lhes tirado à força, e eles dizem para ir em seu caminho.
CAPÍTULO 54 quebras de Judá pela porta para chegar ao José e Benjamim. Ele narra os Deeds muitos os poderosos de seus irmãos e ameaça destruir todo o Egito se Benjamim não ser liberado. Disputas de José com seus irmãos e os acusa de vender seu irmão. Eles começam a guerra contra os egípcios, e assustar toda a Terra. Depois de satisfazer a si mesmo de seu arrependimento por vender seu irmão, José dá-se a conhecer a eles, e concede-lhes apresenta. Eles são apresentados diante de Faraó, que comanda Joseph trazer todas as casa de seu pai para o Egito. Ele envia Carruagens para este fim, carregados de presentes, Luxos e vestuário. Alegria de Jacó ao saber que José ainda está vivo.
CAPÍTULO 55 O Senhor ordena a Jacó ir para o Egito, onde Ele vai fazer dele uma grande nação. Joseph e todo o Egito ir ao encontro de Jacob para lhe fazer honra, quando ele chegar. A Terra de Goshen é dado a ele e seus filhos.
CAPÍTULO 56 Depois de Habitação Dezessete Anos no Egito, Jacó morre, depois de abençoar Seus filhos e ordenando-os a ir no caminho do Senhor. José e seus irmãos e todos os poderosos do Egito ir até Canaã para Bury Jacob. Esaú, que reivindicam a terra de Canaã, como a sua, não vai permitir que José para sepultar a seu pai. Depoisde Esaú e muitos de seu povo foram mortos, Jacob é enterrado pela força. Todos os reis de Canaã chegar a fazer-lhe homenagem.
CAPÍTULO 57 Os filhos de Esaú fazer a guerra com os filhos de Jacó e são desbaratados. Alguns são levados cativos para o Egito. Os Filhos de Esaú alistar o povo de Seir para acompanhá-los ao Egito para libertar os seus irmãos. José e seus irmãos e os egípcios matar seiscentos mil. Quase todos os homens poderosos de Seir ser morto, eles fazem guerra com os filhos de Esaú, para expulsá-los de suas terras. Esaú prevalece e aniquila totalmente os filhos de Seir.
CAPÍTULO 58 morre Faraó e todo o governo do Egito recai sobre José, o Faraó, o Jovem, mas ser um Governante nominal. Os Filhos de Esaú novamente vir contra os israelitas, e são novamente derrotados.
CAPÍTULO 59 Posteridade de Jacó no Egito. Depois de profetizar que o Senhor libertar seus irmãos do Egito, Joseph morre e é enterrado, e os israelitas são governados pelos egípcios.
CAPÍTULO 60 Zefô, o Filho de Elifaz, o Filho de Esaú, que estava preso por Joseph onde ele enterrou seu pai, escapa do Egito com todos os seus homens.
CAPÍTULOS 61 , 62 e 63 Guerras Petty e contendas das nações da África com Zefô.
CAPÍTULO 64 Zefô lidera um grande exército de Chittimites, edomitas, ismaelitas e contra o Egito. Trezentos mil egípcios puseram em fuga, mas cento e cinqüenta homens de Israel prevalecer contra Zefô.
CAPÍTULO 65 Os anciãos do Egito conspirar com Faraó e astuciosamente trazer Israel para a escravidão a eles. Ter medo de seu poder, eles afligirem, a fim de diminuir o número dos filhos de Israel.
CAPÍTULO 66 Faraó decretou que cada criança do sexo masculino nasceu em Israel, deve ser morto, e eles ainda aumentar.
CAPÍTULO 67 Aaron nasce. Por conta do decreto de Faraó, muitos dos filhos de Israel viver separados de suas esposas. Conselheiros do rei elaborar um outro plano para diminuir o número de Israel, afogando-os. O Senhor encontra um meio de preservar os meninos.
CAPÍTULO 68 Moisés, um filho da promessa, nasce. As mulheres egípcias agindo como espiões. Moisés é descoberto, e colocado por sua mãe em uma arca de juncos. É encontrado e adotado pela filha do Faraó, e cresce entre os filhos do rei.
CAPÍTULO 69 Proclama Faraó, que se qualquer dos israelitas são curtas em seu trabalho, seja em tijolos ou argamassa, seu filho mais novo deve ser colocado em seu lugar.
CAPÍTULO 70 Moisés coloca coroa do Rei sobre a sua cabeça. Balaão e os Magos fazem deste um pretexto contra ele. Quando cresceu, Moisés visita seus irmãos, e aprende de suas queixas. Moisés obtém um dia de descanso no sábado para todo o Israel.
CAPÍTULO 71 Moisés mata um egípcio e foge de ser descoberto do Egito. Profecias Aaron.
CAPÍTULO 72 Moisés foge para Cush. Com a morte do rei, ele é escolhido em seu lugar. Reina Quarenta Anos de Cush.
CAPÍTULO 73 O Reino de Moisés, e sua guerra estratégica.
CAPÍTULO 74 Guerra em África.
CAPÍTULO 75 Trinta mil efraimitas acho que é hora de sair do Egito, Levante-se para ir para Canaã, mas são mortos pelos filisteus.
CAPÍTULO 76 Moisés deixa Cush e vai para a terra de Midiã. Reuel, levando-o para um dos Refugiados, o mantém na prisão por dez anos. É alimentado por Zípora, filha de Reuel. Faraó ferido da Peste. Mata uma criança dos israelitas a cada dia. Ele morre de Rot, e seu Filho, Adikam, reina em seu lugar.
CAPÍTULO 77 Adikam Faraó Afeta Israel mais do que nunca. Moisés é Lançado pela Reuel, e se casa com sua filha Zípora. Moisés obtém a posse do Senhor Stick.
CAPÍTULO 78 Moisés tem dois filhos. Faraó detém palha dos israelitas.
CAPÍTULO 79 O Senhor aparece a Moisés e ordena-o a ir ao Egito para libertar Israel. Aaron atende-lo. Israel ao ouvir de sua Missão muito se alegra. Moisés e Aarão vão a Faraó, que chama todos os Magos ao encontro de Moisés. Eles realizar milagres, assim como Moisés, e, assim, enganar o rei. Faraó, não encontrando o nome de Jeová em qualquer um dos livros de registros, diz que ele não sabe quem ele é, e não vai deixar seu povo ir. Moisés e Arão ensinar Faraó, mas ele não ouvir, mas faz com que o trabalho dos Filhos de Israel de ser aumentada. Moisés sendo desencorajado é dito pelo Senhor que, com uma mão estendida e Pragas pesados, Israel deve ser entregue.
CAPÍTULO 80 Depois de dois anos, Moisés e Arão novamente ir a Faraó, mas Faraó não ouvir. O Senhor aflige o Egito com todos os tipos de Pragas e aflições. O primogênito de todos os egípcios é morto. Faraó envia os Filhos de Israel para longe, e todos os egípcios se levantar para exortar a sua partida, mas eles não vão na Noite.
CAPÍTULO 81 A saída dos israelitas do Egito com grandes riquezas e rebanhos e manadas. Após os egípcios enterrar seu primogênito, muitos deles vão depois que os israelitas para induzi-los a voltar. Mas eles se recusam a voltar, e lutar contra os nobres do Egito e levá-los para casa. Faraó resolve com os egípcios para perseguir Israel e obrigá-los a voltar. Os Filhos de Israel estão divididos. alguns querendo voltar. Moisés reza pela libertação. O Senhor diz-lhe para não chorar com ele, mas prosseguir. As águas do Mar Vermelho estão divididos. Os israelitas passam através de Segurança, mas os egípcios estão totalmente destruído. Os israelitas prosseguir em sua jornada, e são alimentados com Manna. Os Filhos de Esaú luta de Israel, mas este último prevalecer.
CAPÍTULO 82 Os Dez Mandamentos são dadas. Enquanto Moisés está no Monte, Arão faz um bezerro de ouro, e Israel Cultos-lo. Guerra Civil. O Senhor tem um santuário construído para a sua adoração no deserto.
CAPÍTULO 83 Aarão e seus filhos são colocados no cargo de Serviço do Senhor. Os sacrifícios e ofertas. A Páscoa é celebrada. Popular desejo pela carne para comer. Sua punição. Moisés envia doze homens para explorar a terra de Canaã. Dez deles trazem um relatório mal, e as pessoas querem voltar para o Egito. Por sua falta de fé que a Geração não viverá para obter suas posses.
CAPÍTULO 84 As Andorinhas da Terra até o rebelde. Os filhos de Israel não ordenou a guerra com os filhos de Esaú, ou Moab. Os edomitas não vai deixar Israel passar por sua terra.
CAPÍTULO 85 Alguns dos cananeus se levantam para lutar contra Israel, que estão com medo e fugir. Mas os filhos de Levi obrigá-los a voltar. Eles prevalecer sobre seus inimigos. Eles não devem tocar Amom. Og, rei de Basã. Balaão é chamado a amaldiçoar Israel, mas não vai. Israel comete Prostituição com os moabitas, e eles estão Smitten com Pestilence.
CAPÍTULO 86 Tudo mais de vinte anos de idade no momento de deixar o Egito morrem no termo de quarenta anos. Israel está numerada. Os midianitas são destruídos, e seus despojos é dividido entre as pessoas.
CAPÍTULO 87 Moisés nomeia Josué seu sucessor. O Senhor encoraja Josué. Moisés ensina os filhos de Israel a andar no caminho do Senhor. Ele sobe ao monte Abarim e morre lá.
CAPÍTULO 88 O Senhor ordena a Josué para preparar as pessoas para passar o Jordão para possuir a Terra. Jericó é sitiada, Taken, e destruídos. Acã traz o mal sobre o acampamento por meio do roubo a coisa amaldiçoada, e traz destruição sobre si mesmo. Tudo é tomado e destruído. Os gibeonitas astuciosamente se salvar. Cinco Reis se levantar contra Israel e são destruídos. O Sol ea Lua estão ainda no comando de Josué.
CAPÍTULO 89 Canção de Josué de Louvor. As Guerras de Israel.
CAPÍTULO 90 Os edomitas são atingidos por Quitim. A terra é dividida, e as pessoas têm Rest. Josué sendo avançado em anos exorta o povo a observar todas as leis de Moisés, e depois morre.
CAPÍTULO 91 The Elders Juiz Israel. Eles expulsaram todos os cananeus e herdar a Terra Prometida.
O livro de Jasar
Este é o livro das gerações de homem que Deus criou 
SOBRE A TERRA NO DIA EM QUE O SENHOR DEUS 
FEZ O CÉU EA TERRA.
CAPÍTULO 1
1 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e Deus criou o homem à sua própria imagem. 
2 E Deus formou o homem da terra, e soprou em suas narinas o fôlegode vida, eo homem passou a alma viva dotada de discurso. 
3 E o Senhor disse: Não é bom que o homem esteja só;. Vou fazer-lhe uma companheira 
4 E o Senhor causou um profundo sono a cair sobre Adão, e ele dormia, e ele tomou fora uma das suas costelas, e ele construiu carne sobre ele, e formou e trouxe a Adão, e Adão acordou do seu sono, e eis que uma mulher estava em pé diante dele. 
5 E ele disse: Este é um osso dos meus ossos e será chamada mulher, por isso foi tirada do homem, e Adão a chamou de nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes. 
6 E Deus os abençoou e chamou seus nomes Adão e Eva no dia em que os criou , eo Senhor Deus disse: Sede fecundos e multiplicai e enchei a terra. 
7 E o Senhor Deus tomou o homem e sua mulher, e ele os colocou no jardim do Éden para o lavrar eo guardar, e ordenou-lhes e disse: -lhes: De toda a árvore do jardim comerás, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 
8 E quando Deus abençoou e ordenou eles, foi a partir deles, e Adam e sua esposa moravam no jardim de acordo com o comando que o Senhor lhes havia ordenado. 
9 E a serpente, que Deus criou com eles na terra, veio a eles para incitá-los a transgredir o comando de Deus que ele lhes havia ordenado. 
10 E a serpente seduziu e convenceu a mulher a comer da árvore do conhecimento, e da mulher, ouviu a voz da serpente, e ela transgrediu a palavra de Deus, e tomou a partir do árvore do conhecimento do bem e do mal, e ela comeu, e ela tomou a partir dele e deu também a seu marido, e ele comeu. 
11 E Adão e sua mulher transgrediu o mandamento de Deus que ele lhes ordenou, e Deus sabia disso, e sua ira contra eles se acendeu e ele amaldiçoou. 
12 E o Senhor Deus os levou naquele dia, desde o jardim do Éden, para lavrar a terra de que foram tiradas, e foram, e habitaram no leste do jardim do Éden; e Adão conheceu sua esposa Eva e ela teve dois filhos e três filhas. 
13 E ela chamou o nome do primeiro filho Caim, dizendo ter obtido um homem do Senhor, eo nome da outra ela chamou Abel, por ela disse, na vaidade que veio para a terra, e na vaidade que devem ser tomadas a partir dele. 
14 E os meninos cresceram e seu pai lhes deu possessão na terra, e Caim foi lavrador da terra, e Abel um goleiro de ovelhas. 
15 E foi ao final de alguns anos, que trouxe uma oferta aproximando-se do Senhor, e Caim trouxe do fruto da terra, e Abel trouxe dos primogênitos do seu rebanho a partir da sua gordura, e Deus virou e inclinados para Abel e sua oferta, e um fogo desceu do Senhor do céu e consumiu-lo. 
16 E a Caim e de sua oferta ao Senhor não se virou, e ele não inclina a ele, pois ele havia trazido de o fruto inferior do terreno diante do Senhor, e Caim tinha ciúmes contra o seu irmão Abel por conta disso, e ele procurou um pretexto para matá-lo. 
17 E em algum tempo depois, Caim e Abel, seu irmão, foi um dia para o campo para fazer o seu trabalho, e ambos estavam no campo, Caim lavrar e arar sua terra, e Abel alimentando seu rebanho, e do rebanho passou a parte que Caim tinha arado na terra, e grandemente contristados Caim nesta conta. 
18 E Caim se aproximou de seu irmão Abel, em raiva, e ele disse-lhe: Que há entre mim e ti, para tu vires a habitar e trazer o teu rebanho para alimentar a minha terra? 
19 E Abel respondeu seu irmão Caim, e disse-lhe: , O que há entre mim e ti, que tu comer a carne de meu rebanho e vestir-te com sua lã? 
20 E agora, portanto, adiar a lã das minhas ovelhas com que tu te vestiu, e recompensar-me para o seu fruto e carne que tu comido, e quando tu tiver feito isso, então vou ir de tua terra como tu disse? 
21 E Caim disse a seu irmão Abel, Certamente, se eu matar-te neste dia, que vai exigir do teu sangue mim? 
22 E Abel Caim respondeu, dizendo: Certamente Deus, que nos tem feito na terra, ele vai vingar a minha causa, e ele vai exigir o meu sangue de ti deves tu matar-me, porque o Senhor é o juiz e árbitro, e é ele quem vai recompensar um segundo o seu mal, eo homem mau de acordo com a maldade que ele pode fazer na terra. 
23 E agora, se tu deves matar-me aqui, com certeza Deus conhece teus pontos de vista secretos, e te julgarei para o o mal que tu didst declarar fazer comigo neste dia. 
24 E quando Caim ouviu as palavras que o seu irmão Abel havia dito, eis que a ira de Caim se acendeu contra o seu irmão Abel para declarar isso.
25 E Caim se apressou e, levantando- e tomou a parte de ferro de seu instrumento de lavoura, com que de repente ele feriu seu irmão e matou-o, e Caim derramado o sangue de seu irmão Abel sobre a terra, eo sangue de Abel transmitido sobre a terra antes do rebanho. 
26 E após este Caim se arrependeu de ter matado seu irmão, e ele foi, infelizmente, triste, e chorou sobre ele e irritado sobremaneira. 
27 E levantou Caim e cavou um buraco no campo, em que ele colocou o corpo de seu irmão, e ele voltou a poeira sobre ele. 
28 E o Senhor sabia o que Caim tinha feito a seu irmão, e do Senhor apareceu a Caim, e disse-lhe: Onde está Abel, teu irmão, que estava contigo? 
29 E Caim dissimularam, e disse, eu não sei , eu sou o guarda do meu irmão? E o Senhor disse-lhe: Que fizeste? A voz do clama teu irmão de sangue para mim do chão onde tu mataste-o. 
30 Pois tu mataste teu irmão e te dissimularam antes de mim, e te imaginar em teu coração que eu vi não ti, nem sabia que todas as ações teus. 
31 Mas tu esta coisa e te matar teu irmão por nada e porque ele falou justamente para ti, e agora, portanto, maldito sejas tu a partir do solo, que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão da tua mão, e onde tu enterrá-lo . 
32 E será que, se tu até ele, ele não mais te dê a sua força como no início, por espinhos e cardos o produto chão, e tu serás movimento e errante na terra até o dia de tua morte . 
33 E naquele tempo saiu Caim da presença do Senhor, a partir do local onde ele estava, e ele foi se movendo e errante na terra em direção ao leste do Éden, ele e todos os que lhe pertence. 
34 E conheceu Caim a sua mulher naqueles dias, e ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Enoque, dizendo: Em que momento o Senhor começou a dar-lhe descanso e sossego na terra. 
35 E naquele tempo Caim também começou a construir uma cidade : e ele construiu a cidade e chamou o nome da cidade Enoch, de acordo com o nome de seu filho, pois naqueles dias o Senhor lhe tinha dado descanso sobre a terra, e ele não se mover e caminhar como no início . 
36 E Irad nasceu a Enoque, e Irad gerou Mechuyael e Mechuyael gerou Metusael. 
CAPÍTULO 2
1 E foi no ano de cento e trinta anos de vida de Adam sobre a terra, que ele novamente conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz um filho à sua semelhança e na sua imagem, e chamou o seu nome Seth, dizendo Porque Deus me deu outra semente em lugar de Abel, pois Caim matou ele. 
2 Sete viveu 105 anos, e gerou um filho, e Seth chamou o nome de seu filho Enos, dizendo: Porque em Naquele tempo os filhos dos homens começaram a multiplicar-se, e afligir suas almas e corações transgredindo e se rebelando contra Deus. 
3 E foi nos dias de Enos que os filhos de homens continuaram a se rebelar contra Deus e transgredir, para aumentar a raiva . do Senhor contra os filhos dos homens 
4 E os filhos dos homens foram e serviram a outros deuses, e se esqueceram do Senhor que havia criado na terra: e naqueles dias os filhos dos homens fez imagens de bronze e ferro, madeira e pedra, e, prostrando-se e serviu-los. 
5 E cada homem fez o seu deus e se inclinaram para eles, e os filhos dos homens abandonaram o Senhor todos os dias de Enos e seus filhos, e que a ira do Senhor estava acendeu por conta de suas obras e abominações que eles fizeram na terra. 
6 E o Senhor fez com que as águas do rio Gihon para dominá-los, e ele destruiu e os consumiu, e ele destruiu a terceira parte da terra, e não obstante esta , os filhos dos homens não se converter dos seus maus caminhos, e suas mãos estavam ainda estendido para fazer o mal aos olhos doSenhor. 
7 E naqueles dias não havia nem semear nem colher na terra, e não havia comida para os filhos dos homens e da fome era muito grande naqueles dias. 
8 E a semente que eles semearam naqueles dias na terra tornou-se espinhos, cardos e abrolhos, pois desde os dias de Adão foi esta declaração sobre a terra, da maldição de Deus, que ele amaldiçoou a terra, por causa do pecado que Adão pecou diante do Senhor. 
9 E foi quando os homens continuaram a se rebelar e transgredir contra Deus, e de corromper os seus caminhos, que a terra também se tornou corrupto. 
10 E Enos viveu noventa anos e gerou a Cainã, 
11 E Cainã cresceu e ele tinha quarenta anos, e tornou-se sábio e tinha conhecimento e habilidade em toda a sabedoria, e reinou sobre todos os filhos dos homens, e ele levou os filhos de homens a sabedoria e conhecimento, por Cainã era um homem muito sábio e deu entendimento em toda a sabedoria, e com sua sabedoria ele governou sobre os espíritos e demônios; 
12 E Cainã sabia por sua sabedoria que Deus iria destruir os filhos dos homens por ter pecado em cima terra, e que o Senhor nos últimos dias trazer sobre eles as águas do dilúvio. 
13 E naqueles dias, Cainã escreveu nas tábuas de pedra, o que era para acontecer em tempo para vir, e pô-los em seus tesouros. 
14 E Cainan reinou sobre toda a terra, e ele virou alguns dos filhos dos homens para o serviço de Deus. 
15 E quando foi Cainã setenta anos, gerou três filhos e duas filhas. 
16 E estes são os nomes dos filhos de Cainã, o nome do Mahlallel primogênito, o segundo Enan, eo terceiro Merede, e foram suas irmãs Ada e Zilá, estes são os cinco filhos de Cainã que nasceram com ele. 
17 E Lameque, filho de Metusael, se relacionou com Cainã pelo casamento, e levou suas duas filhas para suas esposas, e Adah concebeu e deu à luz um filho de Lameque, e chamou o seu nome Jabal. 
18 E ela concebeu novamente e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Jubal; e Zilá, sua irmã, era estéril naqueles dias e não tinha filhos. 
19 Porque naqueles dias os filhos dos homens começou a pecar contra Deus, e de transgredir os mandamentos que ele havia ordenado a Adão, para ser fecundo e multiplicar no terra. 
20 E alguns dos filhos dos homens causada suas esposas para beber um projecto que iria torná-los estéreis, a fim de que eles possam manter seus valores e qual a sua aparência bonita pode não desaparecer. 
21 E quando os filhos dos homens causou alguns dos suas esposas para beber, Zillah bebeu com eles. 
22 E as mulheres férteis apareceu abominável aos olhos de seus maridos como as viúvas, enquanto seus maridos viviam, para que os estéreis só eles estavam conectados. 
23 E no final do dia e anos, quando Zillah ficou velho, o Senhor abriu seu ventre. 
24 E ela concebeu e deu à luz um filho e chamou o seu nome Tubal Caim, dizendo: Depois que eu tinha secou tenho obtido lo do Deus Todo-Poderoso. 
25 E ela concebeu de novo e deu à luz uma filha, e chamou o seu nome Naamah, pois ela disse, depois que secou tenho obtido prazer e deleite. 
26 E Lameque era velho e avançado em anos, e seus olhos se escureceram que ele não podia ver, e Tubal Caim, seu filho, o estava conduzindo e era um dia que Lamech entrou no campo e Tubal Caim, seu filho estava com ele, e enquanto eles estavam andando em campo, Caim, filho de Adão avançado em direção a eles, por Lameque era muito velho e não podia ver muito, e Tubal Caim, seu filho era muito jovem. 
27 E Tubal Caim disse a seu pai para desenhar seu arco, e com as setas feriu Caim, que ainda estava longe, e ele matou-o, por ele lhes apareceu para ser um animal. 
28 E as setas entraram Caim corpo, embora ele estava distante deles, e ele caiu no chão e morreu. 
29 E o Senhor pagou Caim mal conforme a sua maldade, que ele havia feito ao seu irmão Abel, de acordo com a palavra do Senhor, que ele tinha falado. 
30 E aconteceu que, quando Caim tinha morrido, que Lameque e de Tubal foram ver o animal que havia matado, e viram, e eis que Caim o seu avô era caído morto sobre a terra. 
31 E Lameque estava muito triste por ter feito isso, e batendo palmas ele atingiu seu filho e provocou sua morte. 
32. E as esposas de Lamech ouviram o que Lamech tinha feito, e procuravam matá-lo. 
33 E as esposas de Lameque odiava a partir desse dia, porque ele matou Caim e Tubal Caim, e as esposas de Lameque separados dele, e não dar ouvidos a ele naqueles dias. 
34 E Lameque veio para suas esposas, e ele apertou-os para ouvi-lo sobre este assunto. 
35 E ele disse a sua esposa Ada e Zilá: Ouvi a minha voz O esposas de Lameque, atenta para as minhas palavras , pois agora você imaginou e disse que matou um homem com as minhas feridas, e uma criança com meus açoites para terem feito nenhuma violência, mas certamente sabe que estou velho e de cabelos grisalhos, e que os meus olhos estão pesados ​​com a idade , e eu fiz essa coisa sem saber. 
36 E as esposas de Lameque ouviram a ele neste assunto, e eles voltaram para ele com o conselho de seu pai Adão, mas eles suportaram sem filhos com ele a partir desse momento, sabendo que a ira de Deus foi . aumentando naqueles dias contra os filhos dos homens, para destruí-los com as águas do dilúvio para suas maldades 
37 E Mahlallel filho de Cainã viveu sessenta e cinco anos e que gerou a Jarede, e Jarede viveu 62 anos e ele gerou a Enoque. 
CAPÍTULO 3
1 E viveu Enoque sessenta e cinco anos e que gerou a Matusalém, e Enoque andou com Deus, depois de ter gerou a Matusalém, e ele serviu ao Senhor, e desprezaram os maus caminhos dos homens. 
2 E a alma de Enoque foi envolvido na instrução de o Senhor, no conhecimento e na compreensão;., e ele sabiamente se aposentou entre os filhos dos homens, e secretada-se deles por muitos dias 
3 e foi ao final de muitos anos, enquanto ele estava servindo ao Senhor e orando diante dele em sua casa, que um anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Eis-me aqui 
4 E ele disse: Levanta-te, sair da tua casa e do lugar onde tu fazes esconde-te, e aparecer para o filhos dos homens, para que possas ensinar-lhes o caminho em que eles devem ir eo trabalho que deve realizar para entrar nos caminhos de Deus. 
5 E Enoque levantou-se de acordo com a palavra do Senhor, e saiu de sua casa, do seu lugar e da câmara em que ele estava escondido, e ele foi para os filhos dos homens e lhes ensinou os caminhos do Senhor, e na época reuniu os filhos dos homens e conhece-los com a instrução do Senhor.
6 E ele ordenou que fosse proclamada em todos os lugares onde os filhos dos homens habitavam, dizendo: Onde está o homem que deseja conhecer os caminhos do Senhor e boas obras? venha a Enoque. 
7 E todos os filhos dos homens, então reunidos para ele, para todos os que desejava essa coisa foi a Enoque, e Enoque reinou sobre os filhos dos homens de acordo com a palavra do Senhor, e eles vieram e se curvaram para ele e ouviu a sua palavra. 
8 E o espírito de Deus estava sobre Enoque, e ele ensinou todos os seus homens a sabedoria de Deus e os seus caminhos, e os filhos dos homens serviu ao Senhor todos os dias de Enoque, e eles vieram para ouvir sua sabedoria. 
9 E todos os reis dos filhos dos homens, tanto primeira e última, juntamente com os seus príncipes e juízes, veio a Enoque, quando ouviu falar de sua sabedoria, e inclinaram-se a ele, e também exigido de Enoque reinasse sobre eles, para que ele consentiu. 
10 E reuniram ao todo, 130 reis e príncipes, e eles fizeram Enoque rei sobre eles e eles estavam todos sob seu poder e comando. 
11 E Enoque ensinou-lhes a sabedoria, o conhecimento, e os caminhos do Senhor, e ele fez a paz entre eles, ea paz era toda a terra durante a vida de Enoque. 
12 E Enoque reinou sobre os filhos dos homens 243 anos, e ele fez justiça e justiça com todo o seu povo, e ele levou-os nos caminhos do Senhor. 
13 E estas são as gerações de Enoque, Matusalém, Eliseu e Elimeleque, três filhos, e suas irmãs eram Melca e Nahmah, e Matusalém viveu 87 anos e . que gerou a Lameque 
14 E foi no ano quinquagésimo sexto da vida de Lameque quandoAdão morreu; 930 anos de idade foi ele em sua morte, e seus dois filhos, com Enoque e Matusalém, seu filho, enterrou-o com . grande pompa, como no enterro de reis, na caverna que Deus lhe dissera, 
15 E naquele lugar todos os filhos dos homens fizeram um grande luto e chorando por causa de Adão, se tornou portanto um costume entre os filhos de . homens para este dia 
16 e Adam morreu porque comeu da árvore do conhecimento, ele e seus filhos depois dele, como o Senhor Deus tinha falado. 
17 E foi no ano da morte de Adão, que foi o 240- terceiro ano do reinado de Enoch, em que o tempo Enoque resolveu separar-se dos filhos dos homens e secreto, como no primeiro, a fim de servir ao Senhor. 
18 E Enoque fez, mas não inteiramente secreto, a partir deles, mas manteve longe dos filhos dos homens três dias e depois foi para eles por um dia.
19 e durante os três dias que ele estava em seu quarto, ele orou a, e elogiou o Senhor, seu Deus, e no dia em que ele foi e apareceu a seus súditos que ele lhes ensinou os caminhos do Senhor, e tudo o que lhe perguntou sobre o Senhor disse-lhes. 
20 E fez desta forma por muitos anos, e ele depois se escondeu por seis dias, e apareceu ao seu pessoas um dia em cada sete, e depois que uma vez por mês, e, depois, em um ano, até que todos os reis, príncipes e filhos de homens procuraram por ele, e desejada de novo para ver o rosto de Enoque, e ouvir a sua palavra , mas eles não poderiam, como todos os filhos dos homens tinham muito medo de Enoque, e temiam aproximar-se dele por conta do temor divino que estava sentado em seu rosto, por isso ninguém podia olhar para ele, temendo ser punido e morrer. 
21 E todos os reis e príncipes resolveu reunir os filhos dos homens, e para chegar a Enoque, pensando que tudo pode falar com ele no momento em que ele deveria vir adiante entre eles, e eles assim fizeram. 
22 E chegou o dia em Enoque saiu e todos eles montados e veio a ele, e Enoque falou-lhes as palavras do Senhor, e ele ensinou-lhes sabedoria e conhecimento, e, prostrando-se diante dele e disseram: Que o rei viver! Que o rei viver! 
23 E em algum tempo depois, quando os reis e os príncipes e os filhos dos homens estavam falando a Enoque, e Enoque estava ensinando os caminhos de Deus, eis que um anjo do Senhor, então, chamado a Enoque do céu, e quis trazê-lo para o céu para fazê-lo reinar lá sobre os filhos de Deus, como ele havia reinou sobre os filhos dos homens sobre a terra. 
24 Quando naquele tempo Enoch ouviu isso, foi montado e todos os habitantes da terra, e ensinou-lhes sabedoria e conhecimento e deu-lhes instruções divinas, e ele disse-lhes: Tenho sido obrigado a subir ao céu, eu, portanto, não sei o dia da minha ida. 
25 E por isso agora eu vou te ensinar sabedoria e conhecimento e vai lhe dar instruções antes de eu deixar você, como agir sobre a terra em que você pode viver, e assim o fez. 
26 E ensinava-lhes sabedoria e conhecimento, e deu-lhes instrução, e ele repreendeu, e ele colocou diante deles estatutos e julgamentos a fazer sobre a terra, e ele fez a paz entre eles, e ele ensinou-lhes a vida eterna, e habitou com eles algum tempo ensinando-lhes todas essas coisas. 
27 E naquele tempo os filhos dos homens estavam com Enoque, e Enoque estava falando eles, e eles levantaram os olhos e à semelhança de um grande cavalo desceu do céu, eo cavalo andava no ar; 
28 E eles disseram Enoque o que tinham visto, e Enoque disse-lhes: Por minha conta se este cavalo descer sobre a terra,. já é tempo quando eu preciso ir de você e eu nunca mais será visto por você 
. 29 E o cavalo desceu na época e estava diante de Enoque, e todos os filhos dos homens que estavam com Enoque viu 
30 e Enoque, novamente ordenou uma voz a ser proclamado, dizendo: Onde está o homem que agrada a conhecer os caminhos do Senhor, seu Deus, que venha o dia de hoje a Enoque antes que ele seja tirado de nós. 
31 E todos os filhos dos homens montada e veio a Enoque naquele dia, e todos os reis da terra com os seus príncipes e conselheiros permaneceram com ele aquele dia, e Enoque, então, ensinou os filhos dos homens sabedoria e conhecimento, e deu-lhes instruções divinas, e ele mandou-os servir à Senhor e anda nos seus caminhos todos os dias de suas vidas, e ele continuou a fazer a paz entre eles. 
32 E foi depois disso que ele se levantou e montou o cavalo, e ele saiu e todos os filhos dos homens foi atrás ele, cerca de 800 mil homens;. e eles foram com ele a jornada de um dia de 
33 E no segundo dia, ele disse a elas, voltar para casa para suas tendas, por que você vai? talvez você pode morrer, e alguns deles foram com ele, e aqueles que permaneceram foi com ele jornada de seis dia, e Enoque disse a eles todos os dias, retorno às suas tendas, para que você não pode morrer, mas eles não estavam dispostos a voltar, . e foi com ele 
34 E, no sexto dia alguns dos homens permaneceu e se agarrou a ele, e disseram-lhe: Iremos contigo para o lugar onde tu vais, como vive o Senhor, só a morte nos separará . 
35 E eles insistiram muito para ir com ele, que ele deixou de falar com eles, e eles foram atrás dele e não voltar; 
36 E quando os reis voltaram eles causaram um censo a serem tomadas, a fim de saber o número de homens restantes que foram com Enoque, e era sobre o sétimo dia que Enoque subiu ao céu num redemoinho, com cavalos e carros de fogo. 
37 E no oitavo dia, todos os reis que estavam com Enoque enviado para trazer de volta o número dos homens que estavam com Enoque, em que lugar do qual ele subiu ao céu. 
38 E todos estes reis foram para o local e encontraram a terra lá cheia de neve, e sobre a neve eram pedras grandes de neve, e um deles disse para o outro, Vem, vamos romper a neve e ver, talvez os homens que permaneceram com Enoque estão mortos, e agora estão sob as pedras de neve, e procurou, mas não conseguiu encontrá-lo, pois ele subiu ao céu. 
CAPÍTULO 4
1 E todos os dias que Enoque viveu na Terra, foram 365 anos. 
2 E quando Enoque tinha ascendido ao céu, todos os reis da terra se levantou e levou seu filho Matusalém e ungiu-o, e fez com que ele reinar sobre eles no lugar de seu pai. 
3 Matusalém agiu retamente diante de Deus, como seu pai Enoque havia lhe ensinado, e ele também, durante toda a sua vida ensinou os filhos dos homens a sabedoria, o conhecimento eo medo de Deus, e ele não se desviar do bom caminho nem para a direita nem para a esquerda. 
4 Mas nos últimos dias de Matusalém, os filhos dos homens se desviaram do Senhor, que corrompeu a terra, roubaram e saquearam o outro, e eles se rebelaram contra Deus e eles transgrediram e corromperam os seus caminhos, e não ouvir a voz de Matusalém, mas se rebelou contra ele. 
5 E o Senhor estava muito irado contra eles, e que o Senhor continuou a destruir a semente em pessoas dias, de modo que não havia nem semeadura nem colhendo na terra. 
6 para quando semeou a terra a fim de que eles possam obter alimento para seu sustento, eis que, espinhos e cardos foram produzidos que não semeaste. 
7 E ainda os filhos dos homens não se converter dos seus maus caminhos, e suas mãos ainda estavam estendidos para fazer o mal aos olhos de Deus, e eles provocaram o Senhor com os seus maus caminhos, e que o Senhor se indignou muito, e se arrependeu de ter feito o homem. 
8 E ele pensou em destruir e aniquilar-los e assim o fez. 
9 Naqueles dias, quando o filho do Lameque de Matusalém tinha cento e sessenta anos de idade, Seth, filho de Adão morreram. 
10 E todos os dias que viveu Sete, foram nove Cento e doze anos, e morreu. 
11 E Lameque tinha 180 anos de idade, quando ele tomou Ashmua, filha de Elishaa filho de Enoque seu tio, e ela concebeu. 
12 E naquele tempo os filhos dos homens semeou a chão, e um pouco de alimento foi produzido, mas os filhos dos homens não se converter dos seus maus caminhos, e eles transgrediram e se rebelaram contra Deus. 
13 E a mulher de Lameque concebeu e lhe deu um filho naquele momento, a revolução de do ano. 
14 Matusalém chamou Noé, dizendo: A terra estava em seus dias em repousoe livre de corrupção, e Lameque seu pai chamou o seu nome Menachem, dizendo: Este nos consolará em nossos trabalhos e fadigas miserável no terra, que Deus havia amaldiçoado. 
15 E o menino cresceu e foi desmamado, e ele foi nos caminhos de seu pai Matusalém, íntegro e reto diante de Deus. 
16 E todos os filhos dos homens partiram os caminhos do Senhor naqueles dias, como eles multiplicaram sobre a face da terra com filhos e filhas, e eles ensinaram uma outra de suas práticas malignas e eles continuaram a pecar contra o Senhor. 
17 E cada homem fez a si mesmo um deus, e roubaram e saquearam cada um a seu vizinho bem como seu parente, e corrompido a terra, ea terra estava cheia de violência. 
18 E seus juízes e governantes entraram às filhas dos homens e tomaram suas esposas pela força de seus maridos de acordo com sua escolha, e os filhos de homens naqueles dias tirou o gado da terra, os animais do campo e as aves do céu, e ensinou a mistura de animais de uma espécie com a outra, a fim de com ela para provocar o Senhor, e Deus viu toda Terra e que estava corrompida, porque toda a carne havia corrompido seus caminhos sobre a terra, todos os homens e todos os animais. 
19 E o Senhor disse, eu riscarei o homem que criei de sobre a face da Terra, sim de homem para as aves o ar, juntamente com o gado e os animais que estão no campo para Arrependo-me os fez. 
20 E todos os homens que andaram nos caminhos do Senhor, morreu naqueles dias, antes que o Senhor trouxe o mal ao homem que ele tinha declarou, para isso foi do Senhor, que eles não devem ver o mal que o Senhor falou sobre os filhos dos homens. 
21 E Noé encontrou graça aos olhos do Senhor, eo Senhor o escolheu e seus filhos para levantar semente deles sobre a face de toda a terra. 
CAPÍTULO 5
1 E foi no ano octagésimo quarto da vida de Noé, que Enoque, filho de Seth morreu, ele foi 905 anos de idade na sua morte. 
2, no ano 179 da vida de Noah, o filho Cainã de Enos morreu, e todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e ele morreu. 
3 E no ano 234 da vida de Noé, Mahlallel filho de Cainã morreu, e os dias de Mahlallel foram 895 anos, e morreu. 
4 E Jared, filho de Mahlallel morreram naqueles dias, no ano de 330 sexto da vida de Noé, e todos os dias de Jarede foram 962 anos, e morreu. 
5 E todos que acompanharam o Senhor morreu naqueles dias, antes de ver o mal que Deus declarou a fazer sobre a terra. 
6 E, após o decurso de muitos anos, nos quatro Cento e oitenta anos da vida de Noé, quando todos os homens, que seguiram o Senhor tinha morrido longe de entre os filhos dos homens, e só Matusalém foi depois à esquerda, disse Deus a Noé e Matusalém, dizendo: 
7 falai, e anunciar aos filhos dos homens, dizendo: Assim diz o Senhor, o retorno dos vossos maus caminhos e abandonar as suas obras, e que o Senhor vai se arrepender do mal que ele declarou que fazer para você, de modo que não deve vir a passar. 
8 Porque assim diz o Senhor: Eis que eu dar-lhe um período de 120 anos, se você vai virar para mim e abandonar seus maus caminhos, então, eu também afastar-se do mal que eu lhe disse, e não deve existir , diz o Senhor. 
9 E Noé e Matusalém falou todas as palavras do Senhor para os filhos dos homens, dia após dia, constantemente falando com eles. 
10 Mas os filhos dos homens não deram ouvidos a eles, nem inclinaram os seus ouvidos para a sua palavras, e eles foram de dura cerviz. 
11 E o Senhor concedeu-lhes um período de 120 anos, dizendo: Se eles vão voltar, então Deus se arrepender do mal, de modo a não destruir a terra. 
12 Noah, filho de Lameque absteve-se de tomar uma esposa naqueles dias, para gerar filhos, pois ele disse: Certamente agora Deus vai destruir a Terra, por que será que devo gerar filhos? 
13 E Noé era um homem justo, ele era perfeito em sua geração, ea Senhor escolheu-o a levantar-se semente de sua semente sobre a face da terra. 
14 E o Senhor disse a Noé: Toma para ti uma esposa, e gerar filhos, para te vi justo diante de mim nesta geração. 
15 E tu deves levantar semente, e teus filhos contigo, no meio da terra, e Noé, e tomou uma esposa, e ele escolheu Naama, a filha de Enoque, e ela era 580 anos de idade. 
16 E Noé tinha quatro . cento e noventa e oito anos de idade, quando ele tomou Naama, por uma mulher 
17 E Naama, concebeu e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Jafé, dizendo: Deus ampliou-me na terra, e ela concebeu outra vez e deu à luz um filho , e ele chamou o seu nome Shem, dizendo: Deus me fez um remanescente, para levantar semente no meio da terra. 
18 E era Noé 502 anos de idade, quando Naama nua Shem, e os meninos cresceram e foram nos caminhos do Senhor, em tudo o que Matusalém e Noé seu pai ensinou-los. 
19 E Lameque pai de Noé, morreu naqueles dias, mas na verdade ele não ir com todo o seu coração nos caminhos de seu pai, e ele morreu no cento e noventa e quinto ano da vida de Noah. 
20 E todos os dias de Lameque foram 770 anos, e morreu. 
21 E todos os filhos dos homens que conheciam o Senhor, morreu em que ano anterior o Senhor trouxe sobre eles mal,. porque o Senhor os queria morrer, de modo a não contemplar o mal que Deus traria sobre os seus irmãos e parentes, como ele havia declarado para fazer 
22 Nesse tempo, o Senhor disse a Noé e Matusalém, Stand adiante e proclamar para os filhos dos homens todas as palavras que eu falei para você nesses dias, porventura, podem se converter dos seus maus caminhos, e eu, então, arrepender-se do mal e não trazê-lo. 
23 E Noé Matusalém e ficou em pé, e disse aos ouvidos dos filhos dos homens, tudo o que Deus havia falado a respeito deles. 
24 Mas os filhos dos homens não deram ouvidos, nem seria eles se inclinam seus ouvidos a todas as suas declarações. 
25 E foi depois isso que o Senhor disse a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim, por conta de suas más ações, e eis que vai destruir a terra. 
26 E não tomarás até madeira de gopher ti, e ir a um determinado lugar e fazer uma grande Arca, e colocá-lo nesse ponto. 
27 E assim farás isso;. trezentos côvados o seu comprimento, 50 côvados côvados de largura e 30 altos 
28 Farás para ti uma porta aberta, a seu lado, e para um acabamento côvado acima, e cobri-lo dentro e fora com piche. 
29 E eis que trará as águas do dilúvio sobre a terra, e toda a carne ser destruído, de debaixo dos céus tudo o que está sobre a terra perecerá. 
30 E tu e tua casa deve ir e reunir dois par de todos os seres vivos, macho e fêmea, e os trará para a arca, para levantar semente deles sobre a terra. 
reunir 31 E a ti tudo o que se come por todos os animais, que pode haver comida para ti e para eles. 
32 e tu escolhe para teus filhos três donzelas, das filhas dos homens, e eles serão esposas para teus filhos. 
33 E Noé levantou-se, e ele fez a arca , no lugar onde Deus lhe havia ordenado, e Noé fez como Deus lhe tinha ordenado. 
34 Em seus quinhentos e noventa e quinto ano Noah começou a fazer a arca, e ele fez a arca em cinco anos, como o Senhor tinha ordenado . 
35 Então Noé levou as três filhas de Eliaquim, filho de Matusalém, de mulheres para seus filhos, como o Senhor tinha ordenado a Noé. 
36 E foi naquele momento Matusalém, filho de Enoque morreu, 960 anos de idade foi ele , em sua morte. 
CAPÍTULO 6
1 Naquele tempo, após a morte de Matusalém, o Senhor disse a Noé: Vai tu com a tua família na arca, eis que ajuntarei a ti todos os animais da terra, os animais do campo e com as aves do céu , e eles todos vêm e cercar a arca. 
2 e ir tu e sede por ti mesmo as portas da arca, e todos os animais, os animais, e as aves, devem montar e colocar-se diante de ti, e tal deles como virão e se agachar diante de ti, tu tomar e entregar nas mãos dos teus filhos, que deve levá-los para a arca, e tudo o que estará diante de ti, tu a licença. 
3 E o Senhor trouxe esta aproximadamente no dia seguinte e animais, bestas e aves vieram em grandes multidões e cercaram a arca. 
4 E Noé entrou e sentou-se ao lado da porta da arca, e de toda a carne que se agachou diante dele, ele trouxe para dentroda arca, e todos os que estavam diante que ele deixou sobre a terra. 
5 E uma leoa veio, com seus dois filhotes, machos e fêmeas, e os três se agachou antes de Noé, e os dois filhotes se levantaram contra a leoa e feriu-a, e fez fugir de seu lugar, e ela foi embora, e eles voltaram para os seus lugares, e agachou-se sobre a terra antes de Noé. 
6 E a leoa fugiu, e ficou no lugar dos leões. 
7 E Noé viu isso, e me perguntei muito, e ele se levantou e tomou os dois cachorros, e os trouxe para a arca. 
8 E Noé trouxe para a arca de todas as criaturas vivas que estavam sobre a terra, de modo que não havia nenhum esquerda, mas que trouxe Noé na arca. 
9 Dois e dois vieram a Noé na arca, mas a partir dos animais limpos e aves limpas, ele trouxe sete casais, como Deus lhe havia ordenado. 
10 E todos os animais e feras, e aves, ainda estavam lá, e eles cercaram a arca em cada lugar, e os chuva não tinha descido até sete dias depois. 
11 E, naquele dia, o Senhor fez com que toda a terra a tremer, o sol escurecerá, e os fundamentos do mundo se enfureceu, e toda a terra foi transferida violentamente, e os relâmpagos, eo trovão rugiu, e todas as fontes em terra foram divididos, como não era conhecido para os habitantes antes, e Deus fez este ato poderoso, para aterrorizar os filhos dos homens, para que não houvesse mais mal sobre terra. 
12 E ainda os filhos dos homens não voltaram dos seus maus caminhos, e eles aumentaram a ira do Senhor naquele tempo, e nem dirigir seus corações para tudo isso. 
13 E, ao fim de sete dias, em no ano 600 da vida de Noé, as águas do dilúvio sobre a terra. 
14 E todas as fontes do grande abismo se romperam, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e 40 noites. 
15 E Noé e sua família, ea todos os seres vivos que estavam com ele, entrou na arca por conta das águas do dilúvio, e que o Senhor fechou dentro 
16 E todos os filhos dos homens que foram deixados sobre a terra, se esgotou através do mal por conta da chuva, as águas estavam chegando mais violentamente sobre a terra, e os animais e feras ainda estavam em torno da arca. 
17 E os filhos de homens reunidos, cerca de 700 mil homens e as mulheres, e eles vieram para Noé na arca. 
18 E chamaram a Noé, dizendo: Aberto para nós que podem vir a ti na arca -? e portanto vamos morrer 
19 E Noé, em alta voz, Respondeu-lhes da arca, dizendo: Você não todos se rebelaram contra o Senhor, e disse que ele não existe? e, portanto, o Senhor trouxe sobre você esta mal, para destruir e cortá-lo fora da face da terra. 
20 Não é esta a única coisa que eu falei para você de 120 anos atrás, e não quiseram ouvir a voz ? do Senhor, e agora você deseja viver sobre a terra 
21 E disse a Noé: Estamos prontos para voltar ao Senhor;. aberto apenas para nós para que possamos viver e não morrer 
22 E Noé respondeu-lhes, dizendo: Eis que agora que você vê o trabalho de suas almas, que deseja voltar para o Senhor, por que não retornar durante esses cento e vinte anos, que o Senhor lhe concedeu como o período determinado? 
23 Mas agora você vem e me diga isso por conta dos problemas de suas almas, agora também o Senhor não vai te ouvir, nem se dá ouvidos para você neste dia, de modo que você não vai agora ter sucesso em seus desejos. 
24 E os filhos dos homens se aproximou de forma para entrar na arca, para entrar na conta da chuva, pois não podia suportar a chuva sobre eles. 
25 E o Senhor enviou todos os animais e os animais que estavam em volta da arca. E os animais dominaram-los e conduzi-los a partir desse lugar, e cada um seguiu seu caminho e eles novamente dispersa-se sobre a face da terra. 
26 E a chuva ainda estava descendo sobre a terra, e ela desceu quarenta dias e quarenta noites, e as águas prevaleceram grandemente sobre a terra, e toda a carne que está sobre a terra, ou nas águas morreu, se os homens, animais, animais, répteis e as aves do céu, e não só permaneceu Noé e os que estavam com ele em a arca. 
27 E prevaleceram as águas e eles muito maior sobre a terra, e levantaram a arca, e foi levantado da terra. 
28 E a arca flutuou sobre a face das águas, e foi lançado sobre as águas para que todas as criaturas vivas dentro foram transformadas sobre como sopa em um caldeirão. 
29 E grande ansiedade apreendidos todos os seres vivos que estavam na arca, ea arca era para ser quebrado. 
30 E todos os seres vivos que estavam na arca eram aterrorizados, e os leões rugiram, e os bois lowed, e os lobos uivaram, e cada criatura viva na arca falou e lamentou em sua própria língua, de modo que suas vozes chegaram a uma grande distância, e Noé e seus filhos choravam e chorava em seus problemas, pois eles estavam com muito medo que haviam chegado às portas da morte. 
31 E Noé orou ao Senhor, e clamou por conta disso, e ele disse: Senhor nos ajude, pois não temos força para suportar este mal que tem abrangido nós, para as ondas de águas cercaram-nos, torrents travessos ter medo de nós, dos laços da morte vieram antes de nós; responde-nos, ó Senhor, responde-nos, ilumina o teu rosto para nós e ser misericórdia de nós, nos redimir e nos livrar. 
32 E o Senhor ouviu a voz de Noé, eo Senhor se lembrou dele. 
33 E um vento passou sobre a terra, e as águas foram ainda e repousou a arca. 
34 e as fontes do abismo e as janelas dos céus foram parados, ea chuva do céu foi contido. 
35 E as águas diminuiu, naqueles dias, e repousou a arca sobre os montes de Ararat. 
36 E Noé então abriu as janelas da arca, e Noé ainda chamou o Senhor naquele momento e disse: Ó Senhor, que fizeste forma a terra e os céus, e tudo o que nela houver, trazer nossas almas deste confinamento, e da prisão onde tu colocou-nos, por Estou muito cansado, com um suspiro. 
37 E o Senhor ouviu a voz de Noé, e disse-lhe: Quando se te ter completado um ano inteiro tu então ir adiante. 
38 E a revolução do ano, quando completa um ano foi concluída a habitação de Noé na arca, as águas se secaram de sobre a terra, e Noé adiar a cobertura da arca. 
39 Naquela época, no vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra estava seca, mas Noé e seus filhos, e aqueles que estavam com ele, não saiu da arca até que o Senhor lhes disse. 
40 E chegou o dia em que o Senhor lhes disse para ir para fora, e todos eles saíram da arca. 
41 E eles foram e voltaram cada um ao seu modo e em seu lugar, e Noé e seus filhos habitavam na terra que Deus lhes havia dito, e serviu ao Senhor todos os seus dias, e que o Senhor abençoou Noé e seus filhos em sua saída . da arca 
42 E ele lhes disse: Sede fecundos e encher toda a terra; tornar-se forte e aumentar abundantemente na terra e multiplicar nele. 
CAPÍTULO 7
1 E estes são os nomes dos filhos de Noé: Jafé, Cam e Sem; crianças e lhes nasceram depois do dilúvio, porque tinha tomado esposas antes do dilúvio. 
2 Estes são os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai , Javã, Tubal, Meseque e Tiras, sete filhos. 
3 E os filhos de Gomer foram Askinaz, Rephath e Tegarmah. 
4 E os filhos de Magog foram Elichanaf e Lubal. 
5 E os filhos de Madai eram Achon, Zeelo, Chazoni e Lot. 
6 E os filhos de Javã foram Eliseu, Társis, Quitim e Dudonim. 
7 E os filhos de Tubal foram Ariphi, Kesed e Taari. 
8 E os filhos de Meseque foram Dedon, Zaron e Shebashni. 
9 E os filhos de Tiras foram Benib, Gera, Lupirion e Gilak, estes são os filhos de Jafé segundo as suas famílias, e seus números naqueles dias eram cerca de 460 homens. 
10 E estes são os filhos de Cão: Cuxe, Mitzraim, Pute e Canaã, quatro filhos, e os filhos de Cuxe eram Sebá, Havilá, Sabta, Rama e Satecha, e os filhos de Rama foram Sabá e Dedã. 
11 E os filhos de Mitzraim foram Lud, Anom e Patros, Chasloth e Chaphtor. 
12 E os filhos de Phut foram Gebul, Hadan, Benah e Adan. 
13 E os filhos de Canaã foram Sidom, Hete, Amori, Gergashi, Hivi, Arkee, Seni, Arodi Zimodi e Chamothi. 
14 Estes são os filhos de Cam, segundo as suas famílias , e seus números naqueles dias eram cerca de 730 homens. 
15 E estes são os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã,cinco filhos, e os filhos de Elão foram Shushan, Machul e Harmon. 
16 E os filhos de Ashar foram Mirus e Mokil, e os filhos de Arfaxade foram Shelach, Anar e Ashcol. 
17 E os filhos de Lud foram Petor e Bizayon, e os filhos de Aram foram Uz, Chul, reunir e Mash. 
18 Estes são os filhos de Sem, segundo as suas famílias, e seus números naqueles dias eram cerca de 300 homens. 
19 Estas são as gerações de Sem; Shem gerou a Arfaxade e Arfaxade gerou a Shelach, e Shelach gerou a Éber e Eber nasceram dois filhos, o nome de um foi Pelegue, porque nos seus dias os filhos dos homens foram divididos, e nos últimos dias, a terra foi dividida. 
20 E o nome do segundo foi Yoktan, o que significa que em seu dia a vida dos filhos de homens foram diminuídas e diminuiu. 
21 Estes são os filhos de Yoktan; Almodá, Shelaf, Chazarmoveth, Yerach, Hadurom, Ozel, Dicla, Obal, Abimael, Sabá, Ofir, Havilá e Jobabe, todos estes são os filhos de Yoktan. 
22 E Pelegue seus Yen gerou irmão, e Yen gerou a Serugue, e Serugue gerou Naor e Naor gerou a Tera, e Terá tinha 38 anos de idade, e gerou Harã e Naor. 
23 E Cuxe, filho de Cam, filho de Noé, teve uma mulher naqueles dias em sua velhice, e ela deu à luz um filho, e chamaram o seu nome Nimrod, dizendo: Naquele tempo os filhos dos homens começou outra vez a se rebelar e transgredir contra Deus, e que a criança cresceu, e seu pai o amava muito, pois ele era o filho de sua velhice. 
24 E as vestes de pele que Deus fez para Adão e sua esposa, quando eles saíram do jardim, foram dadas a Cush. 
25 Porque após a morte de Adão e sua esposa, as roupas foram dadas a Enoque, filho de Jared, e quando Enoque foi arrebatado para Deus, deu-lhes a Matusalém, seu filho. 
26 E com a morte de Matusalém, Noé tomou-os e os trouxe para a arca , e eles estavam com ele até que ele saiu da arca. 
27 E, em sua saída, presunto roubou aquelas roupas de Noé, seu pai, e ele pegou e escondeu-os de seus irmãos. 
28 E quando Ham gerou a Cush seu primeiro filho , deu-lhe as vestes em segredo, e eles estavam com muitos dias Cuche. 
Cush 29 E também esconderam-los de seus filhos e irmãos, e quando Nimrod Cush tinha gerado, deu-lhe as vestes por meio de seu amor por ele, e Nimrod cresceu , e quando tinha vinte anos de idade ele colocou as peças de vestuário. 
Nimrod 30 E tornou-se forte quando ele colocou as vestes, e Deus lhe deu poder e força, e ele era um caçador poderoso na terra, sim, ele era um poderoso caçador em campo, e ele caçava os animais e edificou altares, e ele ofereceu-lhes os animais antes de o Senhor. 
31 E Nimrod se fortaleceu, e ele se levantou de entre os seus irmãos, e ele lutou nas batalhas de seus irmãos contra todos os seus inimigos em redor. 
32 E o Senhor entregou todos os inimigos de seus irmãos em suas mãos, e Deus prosperou-lo de vez em quando em suas batalhas, e reinou sobre a terra. 
33 Pelo que se tornou corrente naqueles dias, quando um homem conduzido diante daqueles que ele tinha treinado para a batalha, ele diria a eles, como Deus fez com Nimrod, que era um caçador poderoso na terra, e que sucedeu nas batalhas que prevaleceram contra os seus irmãos, que ele entregou das mãos de seus inimigos, para que Deus possa fortalecer-nos e livrai-nos neste dia. 
34 E quando Ninrode era 40 anos de idade, na época, houve uma guerra entre seus irmãos e os filhos de Jafé, a fim de que eles estavam no poder de seus inimigos. 
35 E Nimrod saiu na época, e ele reuniu todos os filhos de Cuche e suas famílias, cerca de 460 homens, e ele contratou também de alguns de seus amigos e conhecidos sobre 80 homens, e ser deu lhes o salário, e foi com eles para a batalha, e quando ele estava na estrada, Nimrod fortaleceu os corações das pessoas que foram com ele. 
36 E ele lhes disse: Não temais, nem se assuste, para todos os nossos inimigos serão entregues em nossas mãos, e você pode fazer com eles o que quiser. 
37 E todos os homens que passaram foram cerca de 500, e lutaram contra os seus inimigos, e os destruíram, e os subjugou, e Nimrod colocado de pé oficiais sobre eles em seus respectivos lugares. 
38 e levou alguns de seus filhos como segurança, e todos eles eram servos de Nimrod e seus irmãos, e Nimrod e todas as pessoas que estavam com ele se virou de volta para casa. 
39 E quando Nimrod tinha alegria voltou da batalha, após ter conquistado seus inimigos, todos os seus irmãos, juntamente com aqueles que o conheciam antes, montados para fazê-lo rei sobre eles, e eles colocaram a coroa real sobre a sua cabeça. 
40 E pôs sobre seus súditos e pessoas, príncipes, juízes e governantes, como é o costume entre os reis. 
41 E ele colocou o filho de Terah Naor o príncipe do seu exército, e ele digno dele e elevou-o acima de todos os seus príncipes. 
42 E enquanto ele reinava acordo com a sua desejo do coração, depois de ter conquistado todos os seus inimigos ao redor, ele aconselhou com seus conselheiros para construir uma cidade para o seu palácio, e eles o fizeram. 
43 E eles encontraram uma frente grande vale a leste, e construíram-lhe uma cidade grande e extensa , e Nimrod chamou o nome da cidade que ele construiu Sinar, pois o Senhor havia abalado com veemência seus inimigos e os destruiu. 
Nimrod 44 E habitou em Sinar, e reinou de forma segura, e ele lutou com os seus inimigos e ele subjugado, e ele prosperou em todas as suas batalhas, eo seu reino tornou-se muito grande. 
45 E todas as nações e línguas ouvido falar de sua fama, e reuniram-se a ele, e, prostrando-se para a terra, e eles trouxeram ofertas, e ele tornou-se seu senhor e rei, e todos eles moravam com ele na cidade de Sinar, e Nimrod reinou na terra sobre todos os filhos de Noé, e eles estavam todos sob seu poder e conselho. 
46 E toda a terra tinha uma só língua e as palavras de união, mas Nimrod não ir nos caminhos do Senhor, e ele foi mais perverso do que todos os homens que foram antes dele, desde os dias do dilúvio até aqueles dias. 
47 E ele fez deuses de madeira e pedra, e ele inclinou-se para eles, e ele se rebelou contra o Senhor, e ensinou a todos os seus súditos e os povos da terra seus maus caminhos, e Mardon seu filho era mais perverso do que seu pai. 
48 E todo aquele que ouviu dos atos de Mardon o filho de Nimrod diria a respeito dele, dos ímpios maldade sairão, portanto, tornou-se um provérbio em toda a terra, dizendo: Desde o ímpio maldade sairão, e era corrente nas palavras dos homens da época a esta . 
49 Tera o filho de Naor, príncipe do exército de Ninrode, era naqueles dias muito grandes aos olhos do rei e seus súditos, o rei e os príncipes o amava, e que o elevou muito alto. 
50 E tomou Terá a um esposa e seu nome era Amthelo a filha de Cornebo, ea mulher de Tera concebeu e deu à luz um filho naqueles dias. 
51 Terá tinha 70 anos de idade, quando ele gerou ele, e Tera chamou o nome de seu filho que nasceu com ele Abrão, pois o rei havia ressuscitado naqueles dias, e dignificou-lo acima de todos os seus príncipes que estavam com ele. 
CAPÍTULO 8
1 E foi na noite que Abrão nasceu, que todos os servos de Tera, e todos os homens sábios de Nimrod, e seus mágicos vieram e comeram e beberam na casa de Tera, e alegraram-se com ele naquela noite. 
2 E todos os homens sábios e mágicos saíram da casa de Tera, eles levantaram os olhos para o céu à noite para olhar as estrelas, e vi, e eis uma estrela muito grande veio do leste e correu na céus, e ele engoliu as quatro estrelas dos quatro lados do céu. 
3 ​​E todos os sábios do rei e seus mágicos foram surpreendidos com a visão, e os sábios entendido este assunto, e eles sabiam que sua importação. 
4 E eles disseram um ao outro, isso só denota o filho que nasceu para Tera esta noite, que vai crescer e ser frutífero, e multiplicar, e possuir toda a terra, ele e seus filhos para sempre, e ele e sua semente vontade reis slay grandes, e herdam de suas terras. 
5 e os homens sábios e mágicos foi para casa naquela noite, e de manhã todos esses sábios e mágicos se levantou de madrugada, e reuniu em uma casa marcada. 
6 E falou e dissea cada um outro, Eis a visão que vimos na noite passada é escondido do rei, que não foi dado a conhecer a ele. 
7 E se essa coisa se ​​saber ao rei, nos últimos dias, ele nos dirá: Por que você escondeu este assunto de mim, e depois vamos todos sofrer a morte e, portanto, agora vamos ir e dizer ao rei a visão que vimos, e sua interpretação, e deverão permanecer claro. 
8 E assim fizeram, e todos eles foi ao rei e prostrou-se com ele para o chão, e eles disseram: Que o rei ao vivo, o rei pode viver. 
9 Ouvimos que um filho nasceu de Tera, filho de Naor, o príncipe do teu anfitrião, e nós ontem à noite chegou à sua casa, e que comeram e beberam e se alegraram com ele naquela noite. 
10 E quando os teus servos, saindo da casa de Tera, para ir para nossas respectivas casas para permanecer ali durante a noite, que levantou os olhos para céu, e vimos uma grande estrela que vem do leste, e da mesma estrela correu com grande velocidade, e engoliu quatro grandes estrelas, dos quatro lados dos céus. 
11 E teus servos ficaram surpresos ao ver que se viu, e foram muito apavorado, e fizemos o nosso juízo sobre a visão, e sabia por nossa sabedoria a interpretação adequada do mesmo, que essa coisa se ​​aplica à criança que nasce para Tera, que vai crescer e se multiplicar muito, e tornar-se poderoso, e matar todos os reis da terra, e herdará todas as suas terras, ele e sua descendência para sempre. 
12 E agora o nosso senhor e rei, eis que temos verdadeiramente conhecer-te com o que vimos sobre esta criança. 
13 Se ele parecer bem para o rei a dar seu valor pai para esta criança, vamos matá-lo antes que ele deve crescer e aumentar na terra, e seu aumento de mal contra nós, para que nós e nossos filhos perecer por sua maldade. 
14 E o rei ouviu as palavras e eles pareciam bem aos seus olhos, e ele mandou chamar a Terá, e Terá veio antes do rei. 
15 E disse o rei a Tera, me foi dito que um filho estava ontem à noite nasceu para ti, e desta maneira foi observada em os céus no seu nascimento. 
16 E por isso agora me dê a criança, que pode matá-lo diante de seus molas mal contra nós, e eu te darei por seu valor, tua casa cheia de prata e ouro. 
17 Tera respondeu o rei e disse-lhe: Meu Senhor e rei, eu ouvi as tuas palavras, o teu servo e fazer tudo o que deseja o seu rei. 
18 Mas o meu senhor e rei, eu te direi o que me aconteceu ontem à noite, para que eu possa ver o que o conselho do rei vai dar o seu servo, e então eu vou responder o rei sobre o que ele acabou de falar, eo rei disse: Fala. 
19 Tera disse ao rei, Ayon, filho de Mored, veio-me ontem à noite, dizendo: 
20 Dá-me o cavalo grande e bela que o rei te deu, e eu te darei a prata eo ouro, e palha e pasto para o seu valor, e eu disse a ele, Espere até eu ver o rei sobre as tuas palavras, e eis o que disse o rei, eu o farei. 
21 E agora, meu senhor e rei, eis que fizeram esta coisa conhecida por ti, e os conselhos que o meu rei vai dar a seu servo, que eu sigo. 
22 E o rei ouviu as palavras de Tera, e sua ira se acendeu e ele considerou-o à luz de um tolo. 
23 E o rei respondeu Tera, e disse-lhe: Tu és tão boba, ignorante, ou deficiente em entendimento, para fazer esta coisa , para dar o teu belo cavalo para ouro e prata ou até mesmo para palha e pasto? 
24 Tu és tão curto de prata e ouro, que tu deves fazer tal coisa, porque não podes obter palha e forragem para alimentar o teu cavalo? eo que é de prata e ouro para ti, palha ou forragem e, para que tu deverias dar que belo cavalo que te dei, como que não há ninguém a ser tido em toda a terra?
25 E o rei parou de falar, e Tera respondeu o rei, dizendo, como até este tem o rei falou com seu servo, 
26 peço-te, meu senhor e rei, o que é isso que tu dize-me, dizendo: Dá o teu filho para que possamos matá-lo, e eu vou te dar prata e ouro para o seu valor, o que devo fazer com a prata eo ouro, após a morte do meu filho? que herdarão mim? certamente então a minha morte, a prata eo ouro vai voltar para o meu rei, que o deu. 
27 E quando o rei ouviu as palavras de Tera e, a parábola que ele trouxe a respeito do rei, pesou-lhe muito e ele estava aborrecido com esta coisa, e sua raiva ardia dentro dele. 
28 Tera viu que a ira do rei se acendeu contra ele, e ele respondeu ao rei, dizendo: Tudo o que eu tenho está em poder do rei, o que deseja o rei para fazer a sua servo, para que deixá-lo fazer, sim, meu filho, ele está no poder do rei, sem valor em troca, ele e seus dois irmãos que são mais velhos do que ele. 
29 E disse o rei a Tera, Não, mas vou comprar teu filho mais novo por um preço. 
30 Tera, respondeu ao rei, dizendo: Rogo-te, meu senhor e rei a deixar teu servo dizer uma palavra antes de ti, e faça o rei ouvir a palavra de seu servo, e Tera disse, que meu rei me dar tempo de três dias até que eu considerar este assunto dentro de mim, e consultar com minha família sobre as palavras de meu rei, e ele pressionou o rei se a concordar com isso. 
31 E o rei ouviu a Tera, e ele fez isso e deu-lhe um prazo de três dias, e Tera saiu da presença do rei, e ele voltou para casa para sua família e falou-lhes todas as palavras do rei, e as pessoas tinham muito medo. 
32 E foi no terceiro dia em que o rei mandou Tera, dizendo: Manda-me o teu filho por um preço que eu falei para ti, e tu deves não fazer isso, eu enviarei, e matar todos tens em tua casa, para que tu não deves mesmo ter um cão restante. 
33 Tera apressou, (como a coisa era urgente do rei), e ele teve um filho de um de seus servos, que a sua serva tivesse nascido com ele naquele dia, e Tera trouxe a criança para o rei e recebeu valor para ele. 
34 E o Senhor estava com Tera nesta matéria, que Nimrod não pode causar a morte de Abrão, eo rei tomou a criança dos Tera e com toda a sua força tracejada a cabeça para o chão, para que ele pensou que tinha sido Abrão ,. e isso foi escondido dele a partir daquele dia, e foi esquecido pelo rei, como era a vontade da Providência para não sofrer a morte de Abrão 
35 E tomou Terá a Abrão seu filho secretamente, juntamente com sua mãe e enfermeira, e ele escondido em uma caverna, e ele trouxe as suas disposições. mensal 
36 E o Senhor estava com Abrão na caverna e ele cresceu, e Abrão estava na caverna 10 anos, eo rei e seus príncipes, adivinhos e sábios, pensou que o rei tinha matado Abrão. 
CAPÍTULO 9
1 E Harã, filho de Tera, irmão mais velho de Abrão, tomou uma mulher naqueles dias. 
2 Harã tinha trinta e nove anos de idade quando ele a levou, ea mulher de Haran concebeu e deu à luz um filho, e chamou o seu Lote nome . 
3 E ela concebeu novamente e deu à luz uma filha, e chamou o seu nome Milca;. novamente e ela concebeu e deu à luz uma filha, e chamou pelo nome de Sarai 
4 Haran era 42 anos de idade, quando ele gerou a Sarai, que estava em décimo ano da vida de Abrão, e naqueles dias Abrão e sua mãe e enfermeira saiu da caverna, como o rei e seus súditos havia esquecido o caso de Abrão. 
5 E quando Abrão saiu da caverna, ele foi a Noé e seu filho Shem, e ele permaneceu com eles para aprender a instrução do Senhor e os seus caminhos, e ninguém sabia onde era Abrão, e Abrão servido Noé e Shem seu filho por um longo tempo. 
6 Abrão estava em Noé casa de 39 anos, e Abrão sabia que o Senhor a partir de três anos de idade, e ele foi nos caminhos do Senhor até o dia de sua morte, como Noé e seu filho Shem havia lhe ensinado, e todos os filhos da terra em Naqueles dias muito transgrediu contra o Senhor, e se rebelaram contra ele e serviram a outros deuses, e se esqueceram do Senhor que havia criado na terra, e os habitantes da terra fez para si mesmos, na época, cada um a seu deus , deuses de madeira e pedra, que não podia nem falar, ouvir, nem entregar, e os filhos de homens serviram-los e eles se tornaram seus deuses. 
7 E o rei e todos os seus servos, e Terá com toda a sua casa foram, então, o primeiro dos que serviu deuses de madeira e pedra. 
8 Tera tinha doze deuses de tamanho grande, feitas de madeira e pedra, após os doze meses do ano, e ele serviu cada um mensalmente, e cada Tera

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes