Buscar

Discursiva F. Socioantropológicos e F. Psicológicos

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Psicológicos da Educação
	Data de início:
	21/07/2016 14:40
	Prazo máximo entrega:
	21/07/2016 15:55
	Data de entrega:
	21/07/2016 15:32
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
Em primeira instância, hegemonia significa simplesmente liderança, derivada diretamente de seu sentido etimológico. O termo ganhou um segundo significado, mais preciso, desenvolvido por Gramsci para designar um tipo particular de dominação. Nessa acepção hegemonia é dominação consentida, especialmente de uma classe social ou nação sobre seus pares.
 
Disponível em: http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/hegemon/index.html  -
 
Acesso em 18/01/2016
 
 
 
Considerando o texto,  os conteúdos abordados nas aulas e  no livro-base, sobre as contribuições de Gramsci para a educação, explique porque a construção de uma contra-hegemonia burguesa é um processo pedagógico.
Nota: 16.0
	No processo de elaboração de uma contra-hegemonia, e, portanto, da construção de uma sociedade socialista, as instituições culturais, como a imprensa, o teatro e as escolas tem um papel muito importante. Em relação à escola, aplicar o trabalho como princípio  educativo, significa para Gramsci, que os intelectuais orgânicos das classes trabalhadoras, isto é todos aqueles que possuem alguma liderança, o que inclui os professores, precisam contribuir para elevação moral e cultural das massas. Nesse processo de passagem de um senso comum para um senso filosófico, são colocadas as condições para lutar pelo poder e fazer as reformas em direção a sociedade socialista, mais justa e igualitária. (p. 194-196).
Gramsci entende que a escola tem o potencial para formar uma consciência crítica e revolucionaria entre os trabalhadores.
Promover uma educação emancipadora que ajude as massas a lutarem por direitos, espaço e reconhecimento. Formação de uma cultura crítica, social e politica mais participativa. São todas ideias relacionados a questão da contra hegemonia de que fala Gramsci. (p. 194-196).
Resposta:Em meio uma sociedade desigual onde havia divisão de classes,preocupação em formar pessoas aptas para o trabalho, via-se a necessidade de tirar das mãos da burguesia a dominação sobre os trabalhadores, dominação esta que era reforçada no âmbito escolar. Escola passava conteúdos básicos de forma básica para formar um cidadão apto para trabalho pesado, enquanto as escolas para as classes dominantes preparava-os para assumir altos cargos, políticos, sócias etc.Nasci então uma preocupação em formar pessoas mais instruídas e autônomas, criar uma escola onde não fosse reprodutora mas sim transformadora e libertaria.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Modificou consequentemente , a concepção de professor, aluno, trabalho pedagógico, conteúdos, formas de avaliação e também, a relação com o educando durante o processo ensino-aprendizagem. O professor passou a ser visto como aquele que, na sua tarefa educativa, se utilizaria do método científico levando para a sala de aula as experiências no campo pedagógico; experiências inspiradas, principalmente pela Biologia Educacional, Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento e, ainda pela Sociologia. A formação do professor passou, a partir desse momento, a ser percebida como necessariamente muito mais sólida, uma vez que não se fundamentava apenas na vocação enquanto um dom inato, mas sim na Pedagogia entendida como a ciência da Educação”
 
 
Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI133.pdf - Acesso em 20/11/ 2015
 
 
  Apresente  uma   característica  da concepção tradicional  e uma característica da visão de John Dewey sobre o objetivo da educação:
Nota: 10.0
	Considerando o contexto histórico de cada uma das abordagens, fica evidenciado que, enquanto a perspectiva tradicional inspirada nas ideias de Herbart, o foco era desenvolver uma educação moral, de instrução e obediência dos educandos, numa concepção elaborada de forma externa,  apriori e independente dos indivíduos, na concepção de Dewey que veio dar sustentação a Escola Nova no Brasil, o foco está no desenvolvimento da subjetividade, no indivíduo em sua capacidade de autoformação, independência e autonomia. (p. 228-231).
Resposta:Quando se estuda sobre o percurso da educação observa-se que ainda há muito o que caminhar. Quebrar as barreiras da escola tradicional ainda é uma luta. Na concepção tradicional o aluno era visto com um recipiente a ser preenchido, o professor depositava conteúdos e cabia a este aluno adquiri-los. John Dewy vem com uma proposta de fazer da sala de aula um laboratório de vivencias. A educação passaria por um processo de aprimoramento onde o aluno por meio de experimentação acharia suas respostas, estaria mais próximo de seu contexto e assim teria meios de resolver situações problemas.
Questão 3/5
O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.172)
No período operatório-concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.
Nota: 16.0
	Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta (p. 36)
Resposta:Estagio operatório concreto 0-7 anos, criado por Piaget, e a fase onde a criança começa a criar sentimentos pelo outro , começa a colocar-se no lugar do próximo e a abandonar o egocentrismo encontrado na fase pré-operatório 2-6/7,já é capaz de raciocinar de acessar suas memórias e decidir de deve ou não efetuar algo baseado em suas consequenciais.Já são capazes de resolver problemas usando apenas o raciocínio.
Questão 4/5
As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petropolis: Vozes, 1973 (p. 140)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a estrutura sensório motor caracterizada por Piaget.
Nota: 20.0
	As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebe utiliza os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência para Piaget. Os reflexos logo desaparecem e o que fica são as primeiras construções sensório motoras, como os esquemas de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muitos outros que não nascem com o bebe, mas que são lentamente construídos pela interação dele com objetos e pessoas. (p. 26 e 27)
Resposta:Piaget propõe um estudo baseado na observação do desenvolvimento da criançaa partir de seu nascimento, acreditava que este estudo ajudaria a entender como se dava o processo de aprendizagem dos adultos.Propõe uma nova psicologia chamada epistemologia genética onde dividi o desenvolvimento da criança em estágios de aprendizagem. o Primeiro estagio sensório motor 0-2 anos, onde a criança nasce com alguns reflexos básicos como sucção , para se alimentar, vai se aprimorando tudo a partir da coordenação sensorial e motora, ele toca leva a boca, chora pra indicar algum desconforto ou fome. A partir da interação com sua família começa a adquirir equilíbrio, dar os primeiros passos e engajar som. Conforme a criança se desenvolve entra em outros estágios como pré-operatório, operatório concreto e a idade da razão.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Dessa forma, as características de gerenciamento da produção que foram iniciadas com Ford e Taylor, e que foram sofisticadas no modelo toyotista de gerenciamento do trabalho, não palpitaram na década de 1970, já estavam em processo e somente foram estimuladas e promovidas oportuna e sistematicamente no ápice da crise do capital, ampliadas “para fora” da esfera econômica, abrangendo a totalidade das relações sociais também no plano político, ideológico e cultural.”
 
Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/download/.../10924 - Acesso em janeiro de 2016
 
A escola como instituição social reflete em boa medida as tensões e disputas persentes nos diferentes grupos de poder. Muitas das mudanças educacionais e das políticas para a educação são informadas por interesses externos a escola. Considerando os estudos realizados nas rotas e no livro-base, explique os efeitos do modelo econômico fordista-taylorista e toyotista na realidade escolar.
 
Nota: 16.0
	A escola e o processo educativo, em boa medida irão refletir o contexto das relações de produção. A escola organizada semelhante a uma fábrica seguia uma lógica linear, com relações rígidas de controle, predomínio da autoridade e das hierarquias, reproduzindo as mazelas do processo de produção fordista, nos conhecimentos tácitos e na imitação como forma de aprendizado. Os processos escolares reproduziam, de modo geral, esta concepção, objetivando a memorização de conteúdos compreendidos enquanto produtos do conhecimento humano, sobre os quais a inteligência do aluno não intervém; apenas observa, repete memoriza e reproduz. (p.201 a 203).
Na perspectiva toyotista embora com  maior valorização do componente intelectual permanece a lógica mercantil de extração da mais-valia, só que agora sob novas roupagens. Surgem novas ideias e práticas pedagógicas incorporando conceitos de flexibilidade, qualificação subjetiva, capital humano, ensino por competências e habilidades. Além do corpo, busca-se colonizar o intelecto e a subjetividade dos trabalhadores um movimento tanto na fábrica, quanto na escola. (p.207 a 210).
Resposta:Meio a desenvolvimento industrial , o crescimento econômico, o fortalecimento capitalista via a necessidade de formar cidadãos aptos para as indústrias, adotando assim primeiro modelo fordista onde a classe trabalhadora era preparada pela escola para o trabalho nas indústrias, estes deveriam concluir suas jornadas de trabalhos sem questionar, cada operário fazia sua função e não migrava para outros setores.Visto que o processo de produção poderia aumentar se tivesse um funcionário que efetuasse mais de uma tarefa inseriu-se o modelo toyotista, neste modelo havia a necessidade de formar um cidadão flexível , polivalente e multifuncional, Apto para fazer mais de uma atividade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes