Buscar

SISTEMA TEGUMENTAR

Prévia do material em texto

SISTEMA TEGUMENTAR 
É o sistema de proteção do esqueleto e engloba a pele, pelo, unhas e glândulas. É composto de camadas como derme e epiderme que reveste todos os órgãos vivos e é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos.
*OBS: A pele é o maior órgão do corpo
Suas principais funções são: 
Proteger o corpo de ações do meio externo, evitar perda de líquido, evitar a entrada de substâncias ruins no organismo e proteger contra atrito. 
Regular a temperatura do corpo
Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele
Protege contra raios ultra violetas que estimula os melanócitos a produzir melanina na camada basal, através da tirosina (aminoácido)
Síntese de vitamina D3 (vai para o intestino e aumenta os receptores do cálcio, como tem vitamina D, absorve mais cálcio)
EPIDERME 
Também chamada de cutícula, se encontra na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo. O epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (EEPQ) da epiderme é composto pelas camadas: Basal (onde à o crescimento da pele), Espinhosa, Granulosa, Lúcida e córnea (formada por células mortas muito queratinizado). 
O EEPQ da epiderme apresenta também 4 tipos de células:
QUERATINÓCITOS: QUERATINA
MELANÓCITOS: É uma célula neuro-cutânea que surgem a partir da crista neural no período embrionário. A tirosina é um aminoácido que será usado para produzir malanina (se tiver ação da enzima tirosinase, que esta dentro do melanócito, sendo uma enzima que degrada a tirosina e a transforma em melanina que esta espalhada pela epiderme), responsável pela cor da pele.
Distúrbios podem afetar os melanócitos determinando algumas doenças dermatológicas como vitiligo (degeneração de alguns melanócitos), melasma ou cloasma, hipercromias, nevos melanocítos e melanoma. 
CÉLULAS DE LANGERHANS: são originárias da medula óssea, célula de defesa (fagocitam microrganismos para manter a defesa )
São células dendríticas abundantes na epiderme, contendo grandes grânulos chamados grânulos de Birbeck. Elas estão normalmente presente em linfonodos, podendo ser encontradas em outros órgãos na condição de histiocitose. Participam de reações imunológicas. São células móveis e dendríticas responsáveis pela imunovigilância cutânea. Têm a função de captar, processar e apresentar os antígenos aos linfócitos T. Representam 3-6% de todas as células epidérmicas. Contém um marcador citoplasmático específico, os grânulos de Birbeck, que se originam do processo de endocitose. Na microscopia de luz as células de Langerhans podem ser demonstradas por técnicas histoenzimáticas como a ATPase e especialmente pela imunoistoquímica através do marcador CD1a.
CÉLULAS DE MERKEL: são células sensoriais (Pressão e tato)
consiste em um não-queratinócito que faz parte da camada basal do epitélio bucal e epiderme e que é especializada na transdução sensorial. Contrariamente às outras células do mesmo tipo (não-queratinócitos), que são os melanócitos e as células de Langerhans, esta não constitui uma célula dendritica, apresentando, por sua vez, tonofilamentos de ceratina e desmossomos que as conectam a células adjacentes.
DERME 
Também chamada de pele verdadeira, é elástica, rígida e flexível . É a camada intermediária da pele que fica abaixo da epiderme. Nela encontra-se a elastina e o colágeno responsável pela elasticidade. As fibras da derme não são substituídas com a idade e as pessoas mais idosas apresentam mais flacidez. É na derme que se encontra o tecido conjuntivo e onde a epiderme se apoia. Apresenta vasos sanguíneos, vasos linfáticos, nervos (a partir dele que será emitido as emissões sensoriais), glândulas sudoríparas (para deixar a pele resfriada = merócrina), glândulas cebáceas (produz sebo = holócrina)
TECIDO SUBCUTÂNEO OU HIPODERME
Não é considerada parte da pele. Ele e formado essencialmente pelo tecido adiposo (Panículo adiposo = várias células que armazena adipócitos, isolante térmico) e tecido conjuntivo frouxo. 
Funções:
Fixar a pele 
Isolar o corpo de mudanças externas no meio ambiente.
ESTRUTURAS ANEXAS DA PELE 
Unhas
Estruturas elásticas e achatadas que se encontram na superfície dorsal das falanges distais. A unha é formada pela borda livre, o corpo da unha e a raiz (matriz). Ela molda-se a superfície e sua raiz recebe o nome de matriz porque é onde ela é produzida. As unhas adquirem formas distintas dependendo da espécie que também podem servir como uma garra (para agarrar e cavar) ou cascos (para diminuir o impacto do peso dos animais).
Partes da Unha Humana
- Eponíquio;
- Paroníquia;
- Hiponíquio;
- Lâmina Ungueal;
- Leito Ungueal;
- Prega Ungueal;
- Lúnula: A lúnula é a parte na base da unha mais esbranquiçada (ela tem essa cor porque não fica totalmente aderido ao tecido conjuntivo).
Doenças das Unhas:
♦ Traumatismo na base das unhas são comuns e causam pontos esbranquiçados na base das unhas;
♦ Unhas encravadas também são comuns devido o uso de muitos sapatos apertados ou batidas dos dedos;
♦ Hemorragia subungueais são causadas pelos vasos sanguíneos das unhas e deixam manchas arroxeadas nas unhas;
♦ Micoses que causam inchaços e deformidades.
Pêlos
São achados em todo o corpo com várias espessuras, cores e comprimentos. São apêndices que possuem uma estrutura composta de haste e raiz. Nos seres humanos eles são importantes para proteger a pele, diminuir a fricção e manter a temperatura do corpo. Em outros organismos eles recebem o nome de tricomas, cílios ou flagelos.
Os pelos nos mamíferos são constituídos de queratina e criados através do folículo piloso. Eles recebem lubrificação do sebo criado pelas glândulas sebáceas e a pigmentação vem da melanina existente no corpo.
Glândulas
São exócrinas já que liberam suas secreções para fora do corpo. As glândulas sebáceas são bolsas que secretam o sebo (substância oleosa) junto aos folículos pilosos para lubrifica-los. Já as sudoríparas têm forma tubular enovelada e secretam o suor (fluido corporal constituído de água e íons de sódio, potássio e cloreto, entre outros elementos) através de poros na superfície da pele. O suor ajuda a controlar a temperatura corporal.
Glândulas Sudoríparas: Membrana encontradas em quase toda extensão da pele e responsável pela liberação do suor. Este por sua vez libera substâncias tóxicas do corpo e regula a temperatura corporal. Nos seres humanos há dois tipos de glândulas sudoríparas:
Glândulas Sudoríparas Écrinas: Dispostas por toda a superfície do corpo humano e responsáveis pela produção de suor e pela temperatura do corpo.
Glândulas Sudoríparas (Apócrinas): Essas glândulas são mais encontradas nas axilas e próximos a área genital. Responsáveis pelo odor causado pelo suor.
Glândulas Sebáceas: São microscópicas e guardam uma matéria oleosa chamada sebo que é usada para lubrificar e proteger a pele dos mamíferos. São encontradas principalmente no rosto e couro cabeludo, mas não há glândulas sebáceas na planta dos pés e nas mãos. O sebo é formado por lipídios e outras substâncias.
Corte transversal da pele visto ao microscópio. A parte superior (mais escura) é a epiderme e a parte mais clara representa a derme, com as papilas dérmicas em contato com as reentrâncias epidérmicas
Esta lâmina foi escaneada no aumento máximo de 40 vezes. É um fragmento de pele fina e na epiderme podemos ver os acantos. Para tal, depois de aberta a janela, vamos centralizar a epiderme na tela e passar para o aumento de 40 vezes.
Percebam que em volta de cada célula do estrato espinhoso há um espaço claro que é atravessado por delicados e curtos traços.
Estes correspondem aos acantos. Durante o processamento para feitura da lâmina, as membranas celulares se afastam, exceto nas áreas onde há desmossomos, originando o aspecto espinhoso.
Observem também a pequena quantidade de pigmento castanho, granuloso, presente na porção apical (voltada para a superfície) de algumas células da camadabasal, formando uma meia lua sobre o núcleo. Trata-se da melanina, pigmento responsável por parte da cor da nossa pele e que nos protege dos raios solares.
Descrevem-se na derme duas camadas, de limite poucos distintos, que são: a papilar, superficial; e a reticular, mais profunda. A camada papilar é delgada, constituída por tecido conjuntivo frouxo. A camada reticular é mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado. Ambas camadas contem muitas fibras elásticas, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Além dos vasos sanguíneos e linfáticos, e dos nervos, também são encontradas na derme as seguintes estruturas: 
● Folículo piloso - constituído de bainha conjuntiva e bainha epitelial. Produz e envolve o pelo. 
O pelo é constituído de três camadas:
Medula - com queratina mole (rosada), com ou sem melanina (marrom ou preta)
Córtex - com queratina dura (amarela) e melanina (marrom ou preta)
Cutícula - muito delgada e difícil de visualizar. Com queratina dura (amarela).
● Glândula sebácea - glândula exócrina alveolar. De aspecto maciço e claro.
● Glândula sudorípara - glândula exócrina tubular enovelada. Vários segmentos com luz ampla, e com uma só camada de células.
http://djalmanetoeabiologia.blogspot.com.br/2013/04/top-5-dos-componentes-da-pele.html
http://ibrafis.com.br/clipping/anormalidade-nas-unhas-precisam-de-atencao/
http://slideplayer.es/slide/141540/
http://peleintima.blogspot.com.br/2011/02/histologia-do-pelo.html

Outros materiais