Buscar

texto sobre a dinâmica de exploração entre as classe por Marx.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES-FIH
BACHARELADO EM HUMANIDADES-BHU
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA-BHU 125
ALUNA: TAMIRES SUELE LIMA 
TEXTO 2 Escreva um texto de uma página descrevendo a dinâmica de exploração entre as classes, segundo Karl Marx. Para tanto mencione conceitos de mercadoria e mais-valia.
A sociedade segundo Karl Marx é a relação de produção, caracteriza-se a partir das forças produtivas. As relações de produção determinam as relações sociais, esta está fundamentada na produção. Mas nem por isso há uma separação de sociedade e indivíduo, pois, a sociedade é formada de uma estrutura social ao qual cada um ocupa-se um espaço, alguns na produção e outros no consumo da produção, ou seja, a mercadoria.
Para ser mercadoria o objeto tem que ter valor de uso (que irá ter uma serventia para mim) e valor de troca (é um valor que pode ser trocado por outro, é uma coisa que tem valor para ser trocada por outra) o valor da mercadoria é determinado através do trabalho exercido para fazê-la. Para que mercadoria seja trocada por algo, ambos tem que ter algo em comum; o trabalho.
Um exemplo para entender a mercadoria como valor de uso e valor de troca citado no texto, a mercadoria: os fundamentos da produção da sociedade e do seu conhecimento, é o casaco, no qual seu valor de uso para uma pessoa é usá-lo para se aquecer e protegendo do frio, e o valor de troca é o dinheiro pago por ele. Nessa troca reconhece que o dinheiro e o casaco tem o mesmo valor, o modo com que avalia-se esse valor é através do trabalho gasto na produção de cada mercadoria.
Segundo Marx o capitalismo é uma relação econômica, da troca de mercadoria, surge do trabalho não pago; a mais-valia, a partir desta, a mercadoria não é um valor de uso e um valor de troca e sim um valor capitalista. Um exemplo para entender melhor a mais valia é a produção da mercadoria.
Para produzir um determinado produto o trabalhador gastou x de matéria-prima, máquina, mão de obra e energia, que no total o valor gasto para produção foi de 500 reais. Mas suponha-se que o trabalhador produza dois produtos, portanto ele gastará 2x de matéria-prima, máquina, energia e x de mão de obra, ou seja, não será pago ao trabalhador a mão de obra exercida nos dois produtos e sim um. Resumindo, a mais-valia é esse mão de obra não pago.
A sociedade é constituída por classes dentre elas estão a classe alta, constituída pela burguesia; média, por empresários, donos de grandes extensões de terra; e baixa formada por trabalhadores e pessoas com condições menos favoráveis. Nessa divisão de classes ha e exploração de uma classe sobre a outra, há uma classe dominante e outra dominada. Percebe-se isso na exploração de trabalho no qual aumenta-se o trabalho mas o salário continua o mesmo, há uma dominação do empresário sobre o trabalhador. Uma sociedade capitalista é uma sociedade conflituosa, por está sempre em busca de riquezas e ser dominante.
REFEÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena “A Concepção Marxista de ideologia” in: O que é ideologia. Editora brasiliense, 1983 (p 32-125)
MARX, Karl. “A mercadoria: os fundamentos da produção e do seu conhecimento” in: FORACCHI, Marialice; MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2008 (p. 46-73)
Teoria social de Karl Marx. disponível em:<http://sociologiamarry.blogspot.com.br/2012/09/teoria-social-de-karl-marx.html>. Acessado em:07/05/2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes