Buscar

Apol 2 - nota 100 - Responsabilidade Social e Empresarial/Sociologia Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Os valores, os conceitos em que as pessoas acreditam, seu padrão de vida e suas opiniões, com as quais julgam os outros têm mudado…
A iniciativa privada, como principal força do crescimento e do desenvolvimento, é hoje o centro de atenções traz consigo mayores responsabilidades e outras expectativas sobre sua conduta. Assim, está cada vez mais sob os holofotes, o olhar do público e a vigilancia da imprensa. A empresa atua de certo modo diante dessas responsabilidades, mudando as expectativas, e para seu sucesso é crucial um acompanhamento cnstante.
Disponível em: p. GRAYSON, David; HODGES, Adrian.
Compromiso Social e Gestão Empresarial. p.63
De acordo como texto acima, assinale a alternativa CORRETA
	
	A
	Em uma sociedade, os valores e o comportamento das pessoas é permanente e não muda com o tempo.
	
	B
	A responsabilidade social e ambiental é função do governo e não das empresas privadas.
	
	C
	Para que as empresas privadas cumpram o seu papel social e ambiental é necesario que sejam vigiadas pelo poder público e pelos meios sociais de comunicação.
	
	D
	O estado não debe interferir na vida das empresas no referente a exploração e uso dos recursos naturais.
	
	E
	As empresas são absolutamente livres para definirme e realizarem os seus planos de desenvolvimento econômico.
Questão 2/5
O que significa dizer que o executivo da empresa tem uma “responsabilidade social” em sua capacidade como empresário? Se essa afirmação não for pura retórica, deve significar que ele tem que agir de alguma forma que não seja no interesse de seus empregadores. Por exemplo, que ele deve se abster de aumentar o preço do produto para contribuir com o objetivo social de prevenir a inflação, embora um aumento de preços estivesse no melhor interesse da corporação. Ou que ele deve gastar para reduzir a poluição além da quantidade que seja para o melhor interesse da corporação ou exigida por lei, de maneira a contribuir com o objetivo social de melhorar o meio ambiente. Ou que, à custa dos lucros da corporação, ele deva contratar desempregados de longa data ao invés de trabalhadores mais qualificados, de forma a contribuir com o objetivo social de reduzir a pobreza.
FRIEDMAN, Milton. A responsabilidade social das empresas é aumentar os seus lucros Publicado em 10 de agosto de 2014 | por Milton Friedman
Disponível em: http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/responsabilidade-social-empresas-aumentar-lucros/
Segundo o pensamento de Milton Friedman
I - A conta da responsabilidade social termina sendo paga pelos funcionários ou os consumidores.
II - A responsabilidade social é atribuição do governo mediante a cobranza e o destino dado às taxas de impostos cobrados.
III - Não é função das empresas asumirme a responsabilidade social.
Marque a alternativa CORRETA
	
	A
	Só a II é correta.
	
	B
	A I e a III são corretas, apenas.
	
	C
	Apenas a II e a III são incorretas.
	
	D
	Nenhuma é correta.
	
	E
	A I, a II e a III são corretas.
Questão 3/5
Mais de 30 anos separam os ganhadores do prêmio Nobel de Economia: 1976 Milton Friedman e 2009 Elinor Ostrom. Além da distância temporal, há uma enorme diferença de abordagens. Enquanto a abordagem de Friedman delimita a atuação das empresas ao âmbito exclusivamente privado, a abordagem de Ostrom nos inspira a considerar o aspecto ambiental e politico. E essa comprensão trascende o ambiente interno das organizações. Como explica Klaus Schwab, fundador e executivo chefe do Fórum Econômico Mundial em seu artigo ”Global Corporate Citizenship”, as corporações globais não têm somente licença para operar, mas também o dever civil de contribuir para o bem-estar no mundo em cooperação com governos e sociedade civil. Isso pode incluir, entre outros, mudanças climáticas, corrupção, educação, pobreza e disponibilidade de água potável. Desafios para os quais a proposta de coprodução poderá ajudar a encontrar alguns caminhos de superação.
RSE de Friedman à coprodução por Janice Mileni Bogo e Mauricio C. Serafim
Disponível em: ALDEIA – vol 9 – No. 1 – jan/jun 2010
Com base no texto acima, avalie as afirmações e assinale a opção CORRETA
I - Segundo Milton Friedman, é papel das empresas desenvolver programas de ação social nas comunidades.
PORQUE
II - De acordo com Elinor Ostrom, as empresas têm o dever de promover o bem-estar social apoiando o governo e a sociedade civil.
	
	A
	As duas proposições são verdadeiras.
	
	B
	A proposição I é verdadeira, mas a II é falsa.
	
	C
	A proposição I é verdadeira, mas a II contradiz a I.
	
	D
	A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.
	
	E
	As duas proposições são falsas.
Questão 4/5
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a diferença entre divisão manufatureira do trabalho e divisão social do trabalho:
	
	A
	Divisão social do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão manufatureira do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	B
	Divisão taylorista do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão fordista do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	C
	Divisão das etapas do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão de classes à dominação hierárquica.
	
	D
	Divisão manufatureira do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão social do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Questão 5/5
Dentre as características da sociedade moderna encontramos a racionalização e a secularização do mundo. Sobre o processo de secularização do mundo analise as afirmativas considerando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Refere-se ao processo de declínio da influência da religião em favor das explicações científicas.
( ) Caracterizado pelo afastamento do trabalho e da religião.
( ) Refere-se ao uso de elementos racionais para guiar e organizar a vida.
	
	A
	V, V, V
	
	B
	V, V, F
	
	C
	V, F, F
	
	D
	F, F, F
	
	E
	F, F, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais