Buscar

Prova discursiva Marilia Fundamentos Socioculturais e Filosóficos da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARÍLIA 
Nota: 78
PROTOCOLO: 20160729705767A76327
Disciplina(s):
Antropologia e Sociologia da Educação
Filosofia da Educação
	Data de início:
	29/07/2016 09:10
	Prazo máximo entrega:
	29/07/2016 10:25
	Data de entrega:
	29/07/2016 09:49
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
 
As noções de pedagogia crítica e instrução popular de Gramsci, foram teorizadas e praticadas décadas mais tarde por Paulo Freire no Brasil. Gramsci desacreditava de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, para a conquista da cidadania, seria a escola.
 
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/antonio-gramsci.htm -
Acesso em 18/01/2016
 
 
O pensador marxista Antônio Gramsci  desenvolveu importantes conceitos que contribuíram para  a educação. Conforme o livro-base da disciplina, explique  o trabalho como princípio educativo, segundo Gramsci.
Nota: 16.0
	Partindo da ideia de totalidade, Gramsci busca construir uma explicação da sociedade de modo a relacionar suas esferas produtivas, políticas e culturais (o que inclui a escola). Nesse processo, Gramsci explica que o capitalismo organiza a escola de modo a vincular a forma como trabalho pedagógico se desenvolve com a esfera produtiva da sociedade. Num primeiro momento, a escola tradicional submete e aliena os trabalhadores “educando-os” para aceitarem a ordem estabelecida. No entanto, para Gramsci, a escola também o potencial de ser revolucionária na medida em que contribui para que os trabalhadores passem, do senso comum ao senso crítico em relação as causas de suas condições. (p. 193-196).
Resposta:Intelectual orgânico é um intelectual em sintonia com a classe social determinada, procurando torná-la coesa, fomentando uma consciência de classe. Desse modo devemos estar atento aqueles profissionais que atuam junto as classes mais baixas, como a figura do professor que pode ser um mero transmissor da ideologia dominante ou um verdadeiro intelectual orgânico. Dai a importância da escola como instância possível de formação da consciência critica do educando. O trabalho também contribui para a educação, pois parte da premissa que o homem através da execução das atividades está se socializando, cumprindo regras, trabalhando em equipe. Tudo isso é um processo educativo.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
Em primeira instância, hegemonia significa simplesmente liderança, derivada diretamente de seu sentido etimológico. O termo ganhou um segundo significado, mais preciso, desenvolvido por Gramsci para designar um tipo particular de dominação. Nessa acepção hegemonia é dominação consentida, especialmente de uma classe social ou nação sobre seus pares.
 
Disponível em: http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/hegemon/index.html  -
 
Acesso em 18/01/2016
 
 
 
Considerando o texto,  os conteúdos abordados nas aulas e  no livro-base, sobre as contribuições de Gramsci para a educação, explique porque a construção de uma contra-hegemonia burguesa é um processo pedagógico.
Nota: 16.0
	No processo de elaboração de uma contra-hegemonia, e, portanto, da construção de uma sociedade socialista, as instituições culturais, como a imprensa, o teatro e as escolas tem um papel muito importante. Em relação à escola, aplicar o trabalho como princípio  educativo, significa para Gramsci, que os intelectuais orgânicos das classes trabalhadoras, isto é todos aqueles que possuem alguma liderança, o que inclui os professores, precisam contribuir para elevação moral e cultural das massas. Nesse processo de passagem de um senso comum para um senso filosófico, são colocadas as condições para lutar pelo poder e fazer as reformas em direção a sociedade socialista, mais justa e igualitária. (p. 194-196).
Gramsci entende que a escola tem o potencial para formar uma consciência crítica e revolucionaria entre os trabalhadores.
Promover uma educação emancipadora que ajude as massas a lutarem por direitos, espaço e reconhecimento. Formação de uma cultura crítica, social e politica mais participativa. São todas ideias relacionados a questão da contra hegemonia de que fala Gramsci. (p. 194-196).
Resposta:A burguesia tinha o domínio. A contribuição de Gramsci para a educação foi muito importante, pois ele se preocupava com a instrução popular. O fato de fazer liderança contra a classe burguesa já era um processo pedagógico, pois estava estimulando o pensamento crítico, tomadas de decisão, espírito de luta e mudança de mentalidade.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Com a virada do séc. XIX para o séc. XX, diversas técnicas de produção foram incentivadas para atender ao consumo demandado pelas populações globais. Consumo em massa representou atrativo crucial para que Henry Ford implantasse a produção fordista e conquistasse o mercado ocidental em pouco espaço de tempo, não somente pelo veículo vendido, como também, por apresentar modelo ideal de produção, estimulando as criações de novos empreendimentos que atuam no mesmo formato produtivo. No oriente os japoneses laçaram o toytismo, cuja característica produtiva era diferente da dos fordistas.
 
Disponível em: http://economia.culturamix.com/mercado/fordismo-e-toyotismo-
Acesso em 18/01/2016
 
 
 Considerando  os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, explique  duas  diferenças entre o modelo produtivo fordista/taylorista e o modelo toyotista.
Nota: 16.0
	No paradigma fordista/taylorista a produção em massa, existe o parcelamento das tarefas dentro da fábrica, as mesmas são repetitivas e cadenciadas. Todo o processo ocorre na lógica de padronizar a produção e os produtos. O trabalho parcializado e repetitivo conduz a desqualificação dos trabalhadores.
Outros elementos: papel dos sindicatos, papel do Estado, melhora na remuneração.
No toyotismo, um modelo de gestão e produção oriundo do Japão, tem-se a exigência de uma flexibilidade em toda a cadeia produtiva. O perfil flexível de trabalhador precisa ser multifuncional e polivalente, capaz de desenvolver diferentes funções dentro de  uma fábrica, trabalhar em equipe. Exige-se maior intelectualização dos trabalhadores, domínio de habilidades e competências no uso e manejo de novas tecnologias. (p. 196-211).
Resposta:Taylorista: baseava no estudo de tempos e movimentos dos trabalhadores( planejamento,execução e controle) Fordista: aperfeiçoou os princípios taylorista e implantou a produtividade através da implantação da esteira, levando o trabalhador até ela. Automatização das fábricas Toyotista: consiste na formação dos trabalhadores com atributos flexíveis, multifuncionais e polivalentes.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A tese spenceriana de que os conhecimentos a ser adquiridos devem ser avaliados a partir de sua possibilidade de contribuição para a “vida completa” do homem, permite formular um critério para a seleção desses conhecimentos. No entanto, essa avaliação exige, ainda, o reconhecimento prévio de que a vida humana é composta de diferentes gêneros de atividades, ordenadas por ordem de prioridade, da mais para a menos importante. [...]
 
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, responda: quais as disciplinas escolares Spencer considera imprescindíveis? E por quais motivos são imprescindíveis?
Nota: 20.0
	Desse modo, segundo o autor, disciplinas escolares como Matemática, Química, Física e Biologia são imprescindíveis, pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que, por sua vez, permite o avanço da ciência e consequentemente o progresso da humanidade. [...] (p. 78)
Resposta:Matemática, química, física e biologia pois fornece um conhecimento sobre a natureza que por sua vez permite o avanço da ciência e consequente o progresso da humanidade.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
No prefácio da segunda edição de seulivro As regras do método sociológico, Durkheim (1995) reconhece como sua principal contribuição metodológica uma maior acuidade no tratamento dos Fatos Sociais.
 
MARQUES, R. Contracultura, tradição e oralidade. São Paulo: Annablume, 2004. (p. 48)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, de que forma os fatos sociais devem ser estudados, na perspectiva de Durkheim?
Nota: 10.0
	Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia. (p. 79)
Resposta:Na perspectiva de Durkheim os fatos sociais devem ser estudados pois fato social é toda maneira de ação social que é exterior ao indivíduo, de caráter objetivo e transmitido pela educação.

Outros materiais