Buscar

Fundamentos da Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundamentos da Educação Especial
Metodologia do Ensino de Educação Física
Questão 1/5
O trecho abaixo refere-se ao artigo: “Inclusão de alunos com deficiência nas representações sociais de suas professoras” ( ALBUQUERQUE, E.R; MACHADO, L.B., s/d). Leia o depoimento da professora ao contar a de sua experiência no processo de inclusão de alunos com deficiência:
[...] eu olho assim e digo: meu Deus do céu eu vou conseguir? Vou desistir. Eu não vou querer entrar mais nesse barco furado não. Cadê a ajuda? Cadê o direcionamento?[...] Assim é tá indo muito bem, mas foi muito difícil. Eu esperei que chegasse alguém pra me orientar. Eu tava a deriva. Aí eu disse: eu não vou ficar esperando não. Ai apareceu um curso de extensão em educação especial, ai eu fui fazer. (P2EFPG)
(www.fundaj.gov.br/geral/inclusaoednealaeda.pdf)
De acordo com o depoimento acima, Fernandez (2011) também aponta quatro dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Quais são eles?
Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas.
Insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares: aproximação, comunicação
Ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos.
Resposta referente à página: 196
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entendemos que a Educação Física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginastica, as lutas, a dança, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Práticas Pedagógicas da Educação Física nos tempos e espaços escolares: a corporalidade como termo ausente? In: BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Coord). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003. 
 
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Nesse contexto, fale sobre método francês.
O método francês caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo (p. 16)
 
Questão 3/5
Leia um trecho do depoimento abaixo:
MINHA VIDA ESCOLAR
(Débora Araújo Seabra de Moura – Professora da Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte.
(...) Como gostei de trabalhar com crianças resolvi fazer o curso de magistério. Bem, eu comecei a fazer esse curso na Escola Estadual Luís Antônio e no começo foi difícil porque não eram todas as pessoas que compreendiam a inclusão. Precisei até fazer uma carta para os professores dizendo isso no fim do primeiro ano. Tive muitas dificuldades com professores e com algumas colegas. Tinha gente preconceituosa e gente que tentou me explorar. Foi difícil. Mas em 2003, na 3a série, tudo começou a mudar e foi muito bom para mim com meus colegas da sala. Nesse ano, eu fiz o pré-estagio no NEI - Núcleo Educacional Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Depois, em 2004 fiz o estágio final na Escola Municipal Emília Ramos. Gostei muito desses trabalhos e aprendi com as crianças e professoras que foram legais comigo. Sempre me dou bem com as crianças e adorei trabalhar junto com professoras e as outras estagiárias aprendendo como fazer com os meus alunos na sala de aula.
Em 2004 terminei o curso e me formei. Foi uma luta muito grande, mas consegui.
Depois consegui fazer um estágio na Creche área de Saúde na UNICAMP, em Campinas, São Paulo. Eu fui convidada pela Professora Maria Teresa Mantoan e outra pessoa, a professora Magali Arnais, que foram maravilhosas comigo. Esse estágio durou de 14 a 18 de fevereiro daquele ano e eu adorei porque aproveitei muito e aprendi mais coisas sobre como trabalhar com alunos pequenos.
Sonho trabalhar com meus alunos na sala de aula. Como auxiliar de professora.
(Fonte: INCLUSÃO - Revista da Educação Especial - Out/2005, p.53-54)
Ao conhecer a trajetória, de formação da professora Débora, segundo Fernandez (2011) a maior parte do tempo de sua formação caracteriza-se por uma formação inicial ou continuada? Argumente.
Formação Inicial
“Em 2004 terminei o curso e me formei... Depois consegui fazer um estágio na Creche área de Saúde na UNICAMP, em Campinas, São Paulo. Eu fui convidada pela Professora Maria Teresa Mantoan e outra pessoa, a professora Magali Arnais, que foram maravilhosas comigo. Esse estágio durou de 14 a 18 de fevereiro daquele ano.” ( trecho do texto acima)
É importante ressaltar que o estágio após a sua formação inicial durou apenas quatro dias.
Formação inicial: “...refere-se àquela oferecida a estudantes que não são professores e ainda não atuam na docência em escolas ou instituições educacionais. É do tipo de formação realizada por universidades, faculdades, cursos de magistério etc. que confere a certificação legal para docência na educação básica.”
Resposta referente à página: 198.
Questão 4/5
Leia a seguinte citação: 
“Há pelo menos duas décadas, a educação física tem ocupado, nos currículos escolares, um lugar desprivilegiado em relação a outras disciplinas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV, V e SHIGUNOV Neto, A. (org) Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Fale Sobre o método desportivo generalizado. 
O método desportivo generalizado possibilitava alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo. O método desportivo generalizado possibilitava aos alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo, levando – os a adquirir ótima performance física e técnica. Nesse método os exercícios feitos antes por obrigação, eram substituídos pelos exercícios executados por prazer, pois no jogo a alegria e o gosto em pratica-lo estavam presentes (p. 16 -17)
Questão 5/5
Leia com atenção o depoimento:
“Hoje a escola é a sua casa", conta Regina Graner, professora da 4ª série da EMEF Professor Taufic Dumit, em Piracicaba, a 160 quilômetros de São Paulo. "Ele conversa, participa das aulas e troca idéias com os colegas. "Para Henrique Michel da Silva, é uma grande conquista. Aos 10 anos, está aprendendo a comandar a própria vida, que antes era dominada pela deficiência mental. Além de ter dificuldade para falar e se fazer entender, ele não conseguia comer nem se vestir sozinho. Sua mãe achava isso um impedimento insuperável."Ele sempre foi mais lento para aprender as coisas", justificava a dona-de-casa Elisângela de Fátima Oliveira da Silva quando era indagada pela professora do filho.”
( NOVA ESCOLA, Outubro, 2006. Título original: O tempo de cada um).
Ao conhecer as conquistas de Henrique em relação à sua aprendizagem e desenvolvimento, segundo Fernandes (2011) quais os recursos de acessibilidade devem ser disponibilizados para alunos com deficiência intelectual tendo como base a política de educação inclusiva com relação ao atendimento educacional especializado?
Desenvolvimento dos processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos. (p. 147).

Outros materiais