Buscar

APOL 02 100 ÉTICA E ENG. ECONOMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A partir de uma pesquisa feita com crianças Jean Piaget, observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Uma dessas etapas é descrita em sequência.   É a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor.  Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de formação da consciência moral dos indevidos descrita acima.
	
	A
	ANOMIA.
	
	B
	HETERONOMIA.
	
	C
	SOCIONOMIA.
	
	D
	AUTONOMIA.
Questão 2/5
ENGENHARIA ECONÔMICA
É de suma importância que você saiba avaliar os relatórios que demonstram a situação financeira da empresa. O Patrimônio Líquido originado dos lucros obtidos (que são calculados pela Demonstração do Resultado do Exercício – DRE), sendo proteções contra contingências futuras, para doações, garantir o capital de giro. Essa categoria pode ser dividida em sete itens. Um desses itens é definido como: “Que corresponde a uma parcela utilizada para possíveis situações emergenciais”. Marque a alternativa CORRETA que representa o ativo descrito acima:
	
	A
	Reserva de lucros para contingências.
	
	B
	Reserva de lucros a realizar.
	
	C
	Reserva de lucros para expansão.
	
	D
	Reserva de lucros estatutárias.
Questão 3/5
As éticas que visam às consequências das nossas atitudes estão em sintonia com um tipo de racionalidade que caracteriza as atuais sociedades industriais capitalistas. Trata-se da orientação das ações humanas sempre de forma racional com o objetivo de se atingir certos fins pretendidos. Um importante sociólogo, Max Weber, ao estudar as motivações para a vida nas modernas sociedades industriais capitalistas, teria identificado esse modo de agir baseado no cálculo, na adequação de meios e fins, na lógica do mínimo de perda e da maximização dos resultados. Dessa forma, quem age inspirado por esse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance.   Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética discutida no parágrafo anterior.
	
	A
	ÉTICA DAS VIRTUDES.
	
	B
	ÉTICA RELIGIOSA.
	
	C
	ÉTICA DA RESPONSABILIDADE.
	
	D
	ÉTICA DO DEVER.
Questão 4/5
ENGENHARIA ECONÔMICA
Em geral, o capital de giro deve ser suficiente para que o processo consiga funcionar em torno de 30 dias sem que sejam feitas vendas. No entanto, esse prazo pode ser diferente conforme o ramo de atividade da empresa. Em geral, algo em torno de _______a _______ do capital fixo. Assinale a alternativa CORRETA que indica a porcentagem deste capital de giro:
	
	A
	1% a 5%
	
	B
	5% a 10%
	
	C
	8% a 15%
	
	D
	10% a 20%
Questão 5/5
ENGENHARIA ECONÔMICA
A legislação brasileira exige alguns relatórios demonstrativos. Um destes está na importância do elo entre o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o BP (Balanço Patrimonial), tendo em vista que o lucro líquido do exercício que é obtido pela DRE pode ser diferente dos lucros acumulados apresentados no patrimônio líquido. Assinale a alternativa CORRETA que representa ao tipo de demonstração citada no texto acima.
	
	A
	Demonstração de Despesas Financeiras (DDF).
	
	B
	Demonstração de Mutação de Patrimônio Líquido (DMPL).
	
	C
	Demonstração de Balanço de Imposto de Renda (DBIR).
	
	D
	Demonstração de Despesas por Depreciação (DDD).

Outros materiais