Buscar

RESENHA EMOÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha PPB-II - EMOÇÕES
Professor: Luciano H. Pinto
Aluna: Mariana Collazzo da Silva
	
A emoção, para cientistas psicológicos, se refere a sentimentos que envolvem a subjetividade, processos fisiológicos e crenças cognitivas. As emoções são muito importantes, tendo em vista que nos avisam quando há perigo, ou quando algo nos faz bem, trazendo alegria. No entanto, quando essas emoções forem sentidas aos extremos, ao ponto de não se conseguir manter o controle, há que se considerar a existência de um problema. 
	Em relação ao vídeo que assistimos na aula, um dos pontos que chamou a atenção foi a regulação emocional, ou seja, como podemos modificar as nossas emoções. São processos de autocontrole, controle das emoções. É direcionar as emoções da forma como queremos. Ruminação: pensar várias vezes no que nos deixou com raiva, lembrando dos detalhes. Reavaliação: pensar sob outra ótica (com neutralidade). James Gross, por meio de experiência, chegou a conclusão que quando acontece a ruminação, o coração acelerava, e quando acontecia a reavaliação o corpo ficava mais calmo e a raiva diminuía. O pensamento influencia nas emoções, ou seja, se mudar o modo de pensar, pode mudar as emoções também. 
	Ressaltou-se a importância da terapia psicodinâmica de Freud, pois nem sempre se sabe a causa de nossas ações ou emoções. Alguns psicólogos consideram que ao invés de descobrir a causa oculta do problema, é mais eficaz saber lidar com ele, o que ajudaria a resolver o problema do medo, que é uma das emoções primitivas.
	Não temos nada a temer além do próprio medo? A Terapia Cognitivo-Comportamental ajuda bastante na melhora dos casos de fobia, procurando identificar e corrigir. Ditado da TCC: “Não acredite em tudo o que pensa”. Para lidar com o medo, deve-se trazer os pensamentos assustadores à mente e reavaliá-los. Podemos mudar nossos sentimentos mudando os pensamentos que os produzem, aceitar as emoções e conviver com elas ou se distanciar delas. 
	 No Transtorno de Estresse Pós-Traumático as pessoas continuam sentindo as mesmas sensações ruins que sentiram anos atrás, com total clareza. Qualquer trauma pode gerar TEPT, mas em caso de participantes de guerras militares, o índice é bem mais alto. Os eventos emocionais marcam de forma duradoura a nossa memória, assim as lembranças se tornam claras e persistentes. Ex: ataque de 11 de setembro. Os hormônios cortisol e adrenalina são liberados quando vivemos fortes emoções, assim eles ajudam na gravação da lembrança. A terapia é enfrentar os medos.
	Em se tratando de depressão, seu oposto é a vitalidade. Pessoas negativas têm maior respostas biológicas quando em uma situação de estresse. A redução do hipocampo está ligada à depressão. Depressão é a soma de experiências (divórcio, morte de um filho) com a biologia.

Outros materiais