Buscar

APOL 1 DIREITO INTERNACIONAL E HISTÓRIA MODERNA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido por tantas mudanças na Europa ocidental. O sistema político, econômico e social em vigor já não era mais capaz de suportar as transformações que se impunham, como o surgimento de uma nova classe social e de um novo modo de acumulação de capital. A organização territorial também passou por várias mudanças. Conflitos e disputas redesenharam o mapa europeu e deram vida a um novo ator: o Estado. Em 1648, as bases de compreensão do que seriam os Estados foram tratadas na Paz de Vestfália, marcando o início da Idade Moderna para as relações de poder em um cenário interestatal.
Na Baixa Idade Média o comércio cresceu e afetou a estrutura social, política e econômica do período. Sobre principais consequências deste crescimento assinale a alternativa correta.
	
	A
	O modo de produção feudal, baseado na relação servo e senhor, foi extinguido imediatamente, dando fim à nobreza.
	
	B
	O surgimento de novos centros urbanos e comerciais contribuíram para a redução do êxodo rural.
	
	C
	O renascimento comercial trouxe também o crescimento das cidades e a ascensão de uma nova classe social.
Você acertou!
Vamos entender porque a alternativa C é a correta. A alternativa “A” traz dois equívocos: primeiro em relação a afirmação que o modo de produção feudal foi extinguido imediatamente. Como vimos ao longo da aula toda a transição da Idade Média para Idade Moderna foi gradual, isso inclui também as relações econômicas e comerciais. O segundo equivoco é em relação à nobreza, que não chegou ao seu fim, mesmo perdendo força e espaço. A alternativa “B” afirma o contrário do que realmente aconteceu, uma vez que houve uma grande migração dos feudos paras cidades. A alternativa “C” é a correta e traz dois fatores importantes do período que estão interligados: crescimento urbano e ascensão de uma nova classe social. A alternativa “D” é incorreta porque naquele período a força de trabalho foi muito importante para o crescimento urbano e econômico, tendo um papel de destaque na nova sociedade que começa a se formar. Por fim, a alternativa “E” está errada por dois motivos, o primeiro é por dizer que os indivíduos reafirmavam uma liberdade, quando na verdade os indivíduos afirmavam e também por dizer que a liberdade era encontrada no sistema feudal, quando não era.
	
	D
	O novo sistema econômico extinguiu a força de trabalho, que passou a não ter importância na sociedade.
	
	E
	Neste período também surgia o Renascimento, movimento em que novas ideias também passaram a tomar conta do dia a dia dos indivíduos que reafirmavam uma liberdade antes encontrada no sistema feudal
Neste período também surgia o Renascimento, movimento em que novas ideias também passaram a tomar conta do dia a dia dos indivíduos que reafirmavam uma liberdade antes encontrada no sistema feudal.
Questão 2/5
O período conhecido como Renascimento trouxe uma nova perspectiva social, política, econômica e cultural para a Europa.
Sobre as principais mudanças ocorridas neste período assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os valores da nova classe social (a burguesia) iam contra a perspectiva teocentrista, vigente na Europa durante a Idade Média.
Você acertou!
Vamos entender porque a alternativa “A” é a correta. A alternativa “A” traz um ponto muito importante do período: a burguesia. Essa nova classe social era essencialmente materialista, ocupando seu espaço pelos seus esforços, indo contra a visão teocentrica de que o desejo divino defini o lugar do homem na sociedade. A alternativa “B” esta incorreta uma vez que reduz a esfera de atuação do humanismo à cultura, sendo que ele foi importante dentro do ambito acadêmico, na literatura, na ciência, entre outros. A alternativa “C” apresenta que os territórios tinham o controle de várias dinastias, o que é incorreto, uma vez que vários territórios e povos distintos estavam sob uma única dinastia no período. A alternativa “D” é incorreta porque até o cristianismo ganhou uma nova interpretação no Renascimento, incluindo novas obras no estudo da religião. E, por fim, a alternativa “E” está errada por dois motivos, o primeiro é por dizer que os indivíduos reafirmavam uma liberdade, quando na verdade os indivíduos afirmavam e também por dizer que a liberdade era encontrada no sistema feudal, quando não era.
	
	B
	O humanismo foi um movimento que limitou-se à esfera cultural, principalmente na pintura e escultura, trazendo uma nova perspectiva estética para as obras do período.
	
	C
	Para as relações internacionais o Renascimento trouxe uma nova reconfiguração das fronteira nacionais, com a fragmentação de territórios e o controle de várias dinastias.
	
	D
	Apesar da Igreja Católica ter sido afetada pelo Renascimento, a sua interpretação do cristianismo não sofreu modificações.
	
	E
	O Renascimento foi o movimento em que novas ideias também passaram a tomar conta do dia a dia dos indivíduos que reafirmavam uma liberdade antes encontrada no sistema feudal.
Questão 3/5
A Guerra de Trinta Anos (1618-1648) foi um conjunto de conflitos na Europa que teve início a partir de 1618, especialmente nos territórios da atual Alemanha, com o conflito entre o Sacro Império Romano-Germânico, dominado pela casa – dinastia – dos Habsburgos, e várias cidades e principados alemães de religião protestante, os quais contavam com apoio da Suécia, dos Países Baixos e, posteriormente, da França católica, que mantinha antigas rivalidades com os Habsburgos.
A Guerra dos Tinta Anos (1618-1648) ocorreu em um período que não havia separação entre política e religião. A seu respeito é correto afirmar:
	
	A
	O conflito levou a expansão territorial do reino da Dinamarca.
	
	B
	O Período Francês, o qual durou de 1635 até 1648 e ficou marcado pelo declínio dos assuntos religiosos no conflito.
Vamos entender porque a alternativa B é a correta. O conflito que iniciou com base em disputas religiosas evoluiu para outros temas como disputas territoriais e comerciais, que ganharam cada vez mais espaço com o decorrer da guerra. A alternativa “A” é incorreta uma vez que o reino da Dinamarca perdeu território com a sua derrota para os Habsburgos. A alternativa “C” descreve acontecimentos posteriores ao estopim do conflito, sendo que o mesmo teve início com episódio da Defenestração de Praga em 1918. A alternativa “D” está incorreta, uma vez que apesar de França e Suécia serem aliados, a última entrou na guerra com o objetivo de conseguir o controle da região do Báltico. E por fim, a alternativa “E” traz o equívoco de afirmar que a Paz de Praga foi assinada no período Dinamarquês, quando na verdade foi no período Sueco.
	
	C
	O conflito iniciou-se com o desentendimento entre os nobres calvinistas e os demais nobres protestantes, após Frederico V assumir o governo da Boêmia.
	
	D
	A Suécia entrou no conflito com o objetivo de apoiar a França, seu principal aliado na Europa.
	
	E
	No Período Dinamarquês foi assinado o tratado conhecido como a Paz de Praga em 1635.
Questão 4/5
Em 1648 foram firmados uma séria de tratados que encerraram a Guerra dos Trinta Anos, esse episódio ficou conhecido como Paz de Vestfália ou como os Tratados de Munster e Osnabruck, fazendo referencia as cidades onde foram realizadas as negociaões de paz. Mesmo com o fim da guerra de cunho religioso, entre católicos e protestantes, foram necessárias duas localidades, pois Católicos e Protestantes recusavam a reunir-se no mesmo local.
O conjunto de tratados firmados a partir de 1648, conhecidos como Paz de Vestfália, marcaram o fim da Guerra dos Trinta Anos. Entre os principais efeitos destes tratados, pode-se citar:
	
	A
	A unificação territorial da Alemanha, dando origem ao Estado-nação alemão.
	
	B
	A imposição do catolicismo como religião oficial no Sacro Império Romano-Germânico.
	
	C
	Independência dos Países Baixos em relação à Espanha.
Vamos entender porque a alternativa C é a correta.Um dos principais resultados da Paz de Vestfália foi a independência dos Países Baixos, que haviam pertencido a Espanha. A alternativa “A” é incorreta uma vez que o território alemão ficou ainda mais fragmentado após 1648 e a sua unificação só ocorreu no final do século XIX. A alternativa “B” descreve a intenção dos Habsburgos com a Guerra dos Trinta Anos, mas não o que ocorreu de fato. Os governantes voltaram a determinar a religião oficial de seus territórios, sejam católicos ou protestantes. A alternativa “D” é incorreta, uma vez que foi nesse evento que surgiu a noção de soberania e não-intervenção. E por fim, a alternativa “E” é incorreta, já que a perda de poder dos Habsburgos de Viena fez com que seus interesses se chocassem com os interesses do Império Otomano.
	
	D
	Nova configuração do sistema internacional com estabelecimento do direito de intervenção em terceiros Estados.
	
	E
	A perda de poder dos Habsburgos de Viena na Europa, fez com que estes se aliassem ao Império Otomano a fim de garantir seus interesses.
Questão 5/5
"Ao longo dos últimos cinco séculos a natureza e o alcance da sociedade internacional tem sido condicionados por uma série de instrumentos jurídicos internacionais que têm definido a natureza da condição de Estado legítimo, o escopo da autoridade soberana e os limites da ação do Estado de direito, internacional e doméstico."
(Rota de Aprendizagem 1 de Direito Internacional)Assinale a alternativa que contém alguns dos mais importantes instrumentos legais internacionais:
	
	A
	Tratados de Vestefália, de 1648
Você acertou!
Conforme Rota de Aprendizagem 1 de Direito Internacional, página 10, podems er elencados:
Tratados De Vestefália, de 1648
Tratados de Utrecht, de 1713
Tratado de Paris, de 181
Tratado de Versalhes, de 1919
Carta das Nações Unidas, de 1945
	
	B
	Carta Alemã de Weimar, de 1798
	
	C
	Declaração do Bom Povo da Virgínia, de 1988
	
	D
	Carta da União Pan-Americana, de 1776
	
	E
	Carta Constitucional Francesa, de 1648.

Outros materiais